CIM do Ave e Municípios garantem transporte gratuito

À semelhança do que acontece na CIM do Cávado, também os municípios da CIM do Ave, onde se inclui o concelho de Famalicão, estão a ser servidos com uma rede provisória e gratuita de transportes públicos.

A rede, em vigor desde 14 de abril, é constituída por 18 linhas de transporte, com 121 circulações diárias e um total de 2830 km diários. Face ao período atual de desconfinamento social, esta rede de transporte público no território da CIM do Ave poderá ser ajustada semanalmente. O objetivo será sempre garantir os serviços essenciais de transporte de passageiros.

Este plano de transportes foi desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Ave, enquanto Autoridade de Transporte, em articulação com os oito municípios que a constituem – Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Estão a ser respeitadas as regras de saúde e segurança. Assim, a lotação do veículo está reduzida a 2/3; é obrigatório o uso de máscara ou viseira; a limpeza e desinfeção foram reforçadas.

No que diz respeito ao financiamento, a CIM do Ave e dos municípios, com base nas verbas provenientes do Fundo Ambiental, asseguram os custos associados.

CP fecha estação de comboios da Trofa devido a inundação

A estação de comboios da Trofa encontra-se encerrada devido a uma inundação.

De acordo com as informações disponíveis, a decisão prende-se com uma inundação, ocorrida na sequência dos mais recentes episódios de chuva forte.

Não há, para já, nenhuma informação sobre a reabertura do espaço.

Aluno da Escola Profissional OFICINA conquista primeiro lugar em competição internacional

Daniel Silva, do 12.º ano do Curso Programador/a de Informática da Escola Profissional OFICINA, participou num Creative Jam, em Nantes, onde teve a oportunidade de desenvolver projetos e estabelecer contactos com jovens de vários países, tudo dentro de um ambiente criativo e desafiante.

No âmbito desta participação e competindo com estudantes do ensino superior, Daniel Silva alcançou o primeiro lugar com o projeto “FAROL”, um website e uma aplicação móvel direcionados para a pesca artesanal.
A solução permite consultar condições atmosféricas, identificar zonas com maior concentração de espécies piscícolas e avaliar a viabilidade económica da atividade, contribuindo para uma prática mais eficiente e informada.
Pensada para pescadores com menor familiaridade com tecnologias digitais, a aplicação apresenta informação de forma simples e acessível, reduzindo a complexidade associada a dados técnicos e científicos. Entre as suas funcionalidades, destaca-se a possibilidade de funcionamento em modo online e offline, bem como a consulta de dados como salinidade da água, localização de bancos de algas e seleção de espécies a capturar.
Este projeto de Daniel Silva encontra-se em fase de desenvolvimento, prevendo a sua expansão para outras linhas costeiras internacionais, com vista à sua futura disponibilização no mercado.

A Creative Jam, que decorreu na cidade francesa de Nantes, reuniu jovens empreendedores e inovadores, bem como decisores políticos, representantes de universidades, organizações empresariais, instituições públicas e especialistas nas áreas da sustentabilidade, economia azul e inovação rural. Ao longo da iniciativa, o aluno da OFICINA participou noutras atividades, todas numa perspetiva de economia azul. O programa incluiu, ainda, a apresentação de iniciativas-piloto e casos de sucesso na região atlântica.

Mais de 450 condutores apanhados sem carta

A condução sem carta voltou a aumentar no distrito de Braga em 2025, de acordo com dados divulgados pela GNR. Ao todo, foram registadas 457 infrações, refletindo a tendência de subida verificada a nível nacional.

Face a 2024, Braga está entre os distritos onde este tipo de crime mais cresceu, com um aumento de 13,14%, correspondente a mais 289 ocorrências. Um cenário que coloca o distrito entre os que mais contribuíram para a subida global destes casos.

Segundo a GNR, a maioria das situações ocorre em arruamentos e estradas nacionais, sendo mais comum entre pessoas com idades entre os 25 e os 40 anos.

 

A força de segurança alerta para o impacto desta prática na segurança rodoviária, lembrando que conduzir sem carta é crime e está muitas vezes associado a outras infrações, aumentando o risco de acidentes.

Famalicão: Vários detidos por condução sob efeito do álcool

Durante o fim de semana, a PSP deteve oito pessoas, entre os 19 e os 54 anos por condução com taxa de álcool superior à permitida por lei, tendo acusado taxas entre 1,21 e 2,24 g/l no sangue.

Os detidos nas cidades de Famalicão, Braga e Barcelos foram notificados a comparecer nos respetivos Tribunais.

Trofa vai inaugurar novo Centro de Recolha Oficial de Animais

Na próxima quinta-feira, a Câmara Municipal da Trofa vai inaugurar, pelas 14h00, o novo CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais. Um equipamento que representa um investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros que vem reforçar as condições de acolhimento e tratamento de animais no concelho.

Localizado na Rua do Termo, na União de Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago), o novo CROA da Trofa vai substituir o antigo Canil Municipal, dando lugar a uma infraestrutura moderna, mais funcional e preparada para dar resposta ao bem-estar animal.

Com capacidade para cerca de 100 cães e 30 gatos, o CROA vai permitir concentrar num único espaço os serviços técnicos, médico-veterinários (consultório, enfermarias, sala de cirurgia, maternidades, sala de recobro e espaços de higienização) e administrativos.

Para Sérgio Araújo, presidente da Câmara Municipal, este projeto “há muito ambicionado vem dar uma resposta mais eficaz e digna às necessidades do concelho em matéria de bem-estar animal. Mais do que garantir a recolha de animais, estamos a assegurar melhores condições de acolhimento e de trabalho”.

Carro de famalicense furtado em Guimarães: “Entraram em casa e levaram-no”

Um famalicense foi vítima de furto automóvel durante a madrugada deste domingo, em Brito, no concelho de Guimarães. O caso terá ocorrido entre as 01h30 e as 02h00.

O veículo, um BMW Série 1 cinzento-prateado com jantes pretas e matrícula 36-TH-58, estava estacionado dentro da propriedade da família da vítima quando foi levado por desconhecidos, em circunstâncias que ainda estão por apurar.

Segundo o proprietário, registaram-se ainda outras tentativas de assalto na mesma rua e em zonas próximas da freguesia, o que tem causado preocupação entre os moradores.

O caso já foi reportado às autoridades.