Cientistas portugueses descobrem três medicamentos que podem fragilizar o SARS-CoV-2

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa descobriu três fármacos que podem combater o SARS CoV-2. Dois dos medicamentos são usados para tratar outras condições, no entanto, os fármacos podem ser aplicados no tratamento da infeção causada pelo SARS CoV-2, de modo a que os doentes consigam controlar a doença Covid-19 em casa.

De acordo com o Diário de Notícias, a descoberta está a ser patenteada e deve entrar na fase de ensaios clínicos brevemente. O instituto crê que em menos de um ano os medicamentos vão ser receitados para combater a Covid-19.

Famalicão: “Dê Troco a Quem Precisa” de medicamentos em quatro farmácias

Está de volta a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. Decorre desde esta segunda-feira, dia 9, até 20 de dezembro, período em que qualquer cidadão vai poder doar o troco das suas compras em farmácias para ajudar quem mais precisa a aceder aos seus medicamentos. Há cerca de 500 farmácias aderentes ao Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. O município de Famalicão também faz parte da rede Abem, de apoio aos mais carenciados.

Entre as farmácias aderentes há quatro famalicenses: Farmácia Arnoso, Farmácia Martins Ventura, Farmácia Riba D`Ave e Farmácia de Ribeirão. Quem não puder ir a estas farmácias pode fazer um donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

Desde o início do Programa Abem, em 2016, já foram dispensadas 397.528 embalagens de medicamentos apenas no distrito de Braga.

Os beneficiários do Programa abem são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país.

Por outro lado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.

Famalicão já apoiou mais de 1300 munícipes na aquisição de medicamentos

No âmbito do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento, a Câmara Municipal de Famalicão já auxiliou 1307 munícipes, com fracos recursos económicos, na aquisição de medicamentos. O apoio já existe desde 2020 e, no total, o esforço financeiro atingiu os 176 mil euros.

Este é um apoio para continuar em 2024. A renovação do acordo de cooperação entre a autarquia e a Associação Dignitude (IPSS), promotora do programa, foi aprovada pelo executivo municipal no dia 21 de dezembro. O protocolo prevê que, este ano, o montante global do apoio comparticipado pelo município seja de 135 mil euros.

Os beneficiários são sinalizados pelos serviços de Ação Social da Autarquia e cada pessoa pode receber da autarquia famalicense até 135 euros anuais; no caso de existir valor em falta, o mesmo é assegurado pela associação Dignitude.

Com este protocolo, a autarquia famalicense pretende continuar a dar resposta às necessidades coletivas no domínio da saúde e da ação social.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento abrange todos os agregados familiares cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), mais concretamente 254,63 euros, sendo a comparticipação dada a 100% na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde e sujeitos a receita médica. Excluem-se, deste âmbito, todos os indivíduos institucionalizados.

 

 

Famalicão: Sessão de esclarecimento sobre vacinação em Ribeirão

A “Importância e Benefícios da Vacinação” é o tema de mais uma sessão de esclarecimento do “Haja Saúde”, que vai decorrer esta quarta-feira, na sede da Junta de Freguesia de Ribeirão. Com início marcado para as 21 horas e de entrada livre, a sessão conta com a presença de Maria do Carmo Ferreira, enfermeira responsável pela vacinação contra a gripe e COVID-19 do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave (ACES), bem como de Paula Gomes, enfermeira do ACES.

Promover a literacia e educação em Saúde é o grande objetivo deste projeto, através do qual já foram abordados temas como “Quando ir às urgências?”, “Automedicação e Uso Abusivo de Antibióticos”, “Alimentação Saudável no Verão”, e “A Ansiedade e a Escola”.

O “Haja Saúde” é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com o Centro Hospitalar do Médio Ave, o ACES AVE – Famalicão e o Hospital Narciso Ferreira.

 

Famalicão: Gonçalo Maia Marques vence Prémio de História Alberto Sampaio 2023

Gonçalo Maia Marques é o vencedor do Prémio de História Alberto Sampaio 2023.

A cerimónia de entrega do Prémio está agendada para dia 1 de dezembro, dia de nascimento do patrono do prémio que terá lugar em Guimarães, às 15h30, no Museu Alberto Sampaio.

O trabalho vencedor será publicado na Revista Guimarães, conforme o Regulamento.

O júri constituído sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa atribuiu o prémio ao investigador Gonçalo Maia Marques que apresentou um trabalho intitulado “Do vinho de Deus ao vinho dos Homens: o vinho, os mosteiros e o Entre Douro e Minho”.

No entender do júri, o trabalho “dá-nos a conhecer práticas e técnicas de Viticultura, castas e tipos de vinhedos, estruturas vinícolas de produção e armazenamento, circuitos comerciais, consumos e gostos dos beneditinos de vinho verde e vinho maduro” e afirma-se como “uma contribuição valiosa para a sociedade, fundamentando o património material e imaterial que é o vinho verde na região de Entre Douro Minho”.

O Prémio de História Alberto Sampaio destina-se a homenagear e manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio através do desenvolvimento de estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica.

Farmácias já começaram a vacinar contra a gripe e a Covid-19

Arrancou esta sexta-feira, a campanha de vacinação contra a gripe e a Covid-19 que acontece pela primeira vez em farmácias.

A campanha de vacinação abrange pessoas com mais de 60 anos ou com doenças de risco, profissionais de saúde e trabalhadores em lares.

Mais de 2 300 farmácias portuguesas vão participar na campanha e o grande objetivo é vacinar 2 milhões e meio de pessoas.

A campanha vai decorrer nas próximas semanas de acordo com a chegada das vacinas a Portugal.

O agendamento da vacinação pode ser feito de forma presencial, diretamente nas farmácias ou online, através da plataforma criada para o efeito (aceder aqui), sem qualquer custo associado.

Famalicão: “Dê Troco a quem precisa” começa segunda-feira

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca segunda-feira, nas farmácias aderentes. Em Vila Nova de Famalicão, pode contribuir na Farmácia da Estação, em Nine, e na Farmácia de São Cosme.

A iniciativa, que decorre até 21 de dezembro, convida os portugueses a doarem o troco das compras realizadas na farmácia ao Fundo Solidário abem:

O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para pessoas carenciadas apoiadas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento permite o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Os beneficiários são referenciados por entidades parceiras locais, como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias. Já foram ajudas pelo abem: mais de 30 mil pessoas.

Em 2021 a campanha rendeu mais de 15 mil euros.