Chuva, vento forte e queda de neve no fim de semana de Páscoa

Em comunicado enviado esta quinta-feira, às redações, a Autoridade Nacional de Proteção Civil prevê para as próximas 48 horas um agravamento da agitação marítima, com ondulação de noroeste de 4 a 5 metros na costa ocidental até às 12h00 de sábado. A Norte do Cabo Raso, prevê-se uma ondulação de 5 a 7 metros de altura, podendo atingir os 10 metros de altura máxima, com início às 15 horas de sexta-feira até às 06h00 de sábado.

Conte ainda com períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões Norte e Centro na sexta-feira, 30 de março, existindo a possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo.

O vento irá soprar moderado a forte, com rajadas entre os 50 km/h e os 90 km/h.

Irá ainda nevar acima dos 600/800 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para os 1200 metros nos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Guarda, Braga, Castelo Branco e Viseu, até às 06h00 de sábado, 31 de março.

Face a estas previsões, a Proteção Civil alerta para o piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, gelo e neve; para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, de inundações em zonas vulneráveis, ou para eventuais dados em estruturas montadas ou suspensas. De referir ainda a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude do vento forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Para evitar minimizar eventuais danos humanos e materiais, a Proteção Civil recomenda:

– A desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais;

– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;

– Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas;

– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards;

– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis;

– Não praticar atividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;

Vídeo: Famalicense Maria Gil do The Voice canta para Simone de Oliveira e deixa-a emocionada

A famalicense que venceu a mais recente edição do programa “The Voice Kids”, Maria Gil, participou este domingo na primeira gala do “The Voice Gerações”.

A jovem, de apenas 14 anos, protagonizou, em conjunto com outros colegas, um dos pontos altos do programa, ao interpretar ” Sol de Inverno” de Simone de Oliveira.

A cantora e atriz de 84 anos, que agora é jurada deste talent show, emocionou-se com a homenagem que lhe foi feita.

Veja o momento:

Famalicão: Acidente condiciona o trânsito na N206 em Outiz

Um acidente de viação, ocorrido cerca das 10h30 desta segunda-feira, está a condicionar a normal circulação automóvel na N206, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro deu-se em plena Avenida Dom Afonso III, na entrada da freguesia de Outiz.

Conforme é visível na imagem enviada à Cidade Hoje, há um veículo que se encontra parado na faixa do sentido inverso.

Não há informação da existência de feridos.

Famalicão: Hoje há festa de verão e da cerveja em Sezures

Na tarde deste domingo, realiza-se a festa de verão e da cerveja, na Capela de S.Vicente em Sezures, Famalicão.

A iniciativa arranca às 15h com muita animação musical, a começar com grupos de concertinas e a prosseguir com DJ.

Simultaneamente, no mesmo recinto, decorre o primeiro encontro de concertinas.

 

 

 

FC Famalicão perde troféu Teresa Herrera nas grandes penalidades

A equipa do FC Famalicão perdeu, este sábado, o troféu Teresa Herrera, prestigiada competição que, no plano feminino, vai na décima edição.

A equipa famalicense esteve a vencer o RC Deportivo de La Coruña por 2-0, mas a equipa espanhola logrou chegar ao empate que prevaleceu até ao final do tempo regulamentar.

A decisão foi para as grandes penalidades e o Desportivo foi mais certeiro, com vitória 5-3 sobre as famalicenses.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.