Centro de vacinação de Famalicão na Didáxis de S. Cosme

O Centro de Vacinação de Famalicão, instalado nas antigas instalações da Didáxis em Vale S. Cosme, começa a funcionar no início da próxima semana. O espaço foi cedido pela Câmara Municipal e aprovado pelas entidades de saúde após visita técnica que confirmou as condições do mesmo.

A nova fase de vacinação contra a Covid-19 abrange idosos com 80 ou mais anos e pessoas entre os 50 e os 79 anos com patologias de insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração. Prevê-se nesta fase a vacinação de mais de 6 mil utentes registados nas unidades de saúde do concelho

Para além de ceder o espaço, a Câmara Municipal assegura o pessoal para a segurança e vigilância, para higienização dos espaços e acolhimento aos utentes, assim como computadores, Wi Fi e linhas telefónicas.

O Agrupamento de Centros de Saúde é a entidade técnica responsável por toda a operação, alocando os necessários recursos médicos e enfermeiros, material e equipamentos médicos e fármacos de urgência.

Está, ainda, a ser trabalhada uma solução de transporte gratuito de autocarro a partir das unidades de saúde locais e da Central de Camionagem, conforme as marcações efetuadas pelo ACeS.