COVID-19: Centro de Rastreio móvel começa a funcionar segunda-feira no Parque da Devesa

O centro de diagnóstico móvel Covid 19 de Vila Nova de Famalicão vai entrar em funcionamento segunda-feira, dia 6 de abril, a partir das 14 horas, no parque de estacionamento do Parque da Devesa, junto ao Citeve.

O centro de rastreio, criado em parceria com a ARS Norte e a UNILABS, funcionará no registo drive-trough, atrav´s do qual as pessoas não precisam de sair do carro para efetuar o teste.

Os testes, gratuitos, serão apenas realizados a quem tiver prescrição médica passada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) . Depois de receberem a prescrição, os cidadãos deverão fazer a sua marcação obrigatória pelo 220125001.

O centro funcionará de segunda-feira a sábado, das 9h-18h e, numa fase inicial, terá a capacidade para realizar 50 testes por dia.

Refira-se que a criação deste centro de rastreio à Covid 19 foi uma das medidas anunciadas pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esta terça-feira. Com esta medida “queremos aumentar a capacidade de realização de testes, diminuindo a afluência ao hospital e aos centros de saúde e aumentando a capacidade do INEM”.

Famalicão: João Nascimento será o sucessor de Nuno Melo na Assembleia Municipal

Na próxima Assembleia Municipal, que terá lugar na noite do dia 26 de abril, será eleita uma nova Mesa. A situação decorre da suspensão de funções de Nuno Melo, que assumiu o cargo de Ministro da Defesa.

Neste sentido, o CDS/PP vai propor como candidato à presidência do órgão deliberativo João Nascimento, que é deputado na Assembleia. Ao PSD caberá a nomeação de dois secretários.

Recorde-se que os dois partidos foram coligados a eleições – no projeto Mais Ação, Mais Famalicão – e conforme acordo, o cargo de presidente da Assembleia Municipal terá de ser ocupado por um eleito do CDS/PP.

Combustíveis mais caros a partir de segunda-feira

Os combustíveis vão voltar a ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira.

Segundo a imprensa especializada, a subida pode ir até aos 2 cêntimos por litro no caso do gasóleo. Na gasolina o aumento deverá rondar 1 cêntimo por litro.

 

Famalicão: Recolha de bens alimentares no E. Leclerc

A Loja Social do Município de Vila Nova de Famalicão realiza, este fim de semana, uma recolha de bens alimentares no supermercado E. Leclerc.
Esta ação de solidariedade conta com a colaboração dos voluntários do Banco Local de Voluntariado e os bens angariados são para famílias do concelho que se encontram em situação de vulnerabilidade económica.

Famalicão: Acidente de trabalho deixa homem em estado grave

Um homem, que estaria a efetuar trabalhos num camião, ficou em estado grave, na manhã desta sexta-feira, em Cruz, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a vítima estaria a realizar trabalhos no camião, com a cabine levantada, quando, por razões ainda desconhecidas, esta terá cedido.

O trabalhador foi assistido no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e pela VMER de Famalicão, tendo sido transportado de urgência para o hospital de Braga.

 

 

Famalicão: Falha de energia deixa parte do centro da cidade às escuras

Parte do centro da cidade de Vila Nova de Famalicão está, nesta noite de quinta-feira, sem luz.

A falha está a afetar a rede doméstica e pública, concentrando-se na zona envolvente à Câmara Municipal.

O corte deu-se cerca das 21h00 e a situação já terá sido reportada à E-Redes.

Desconhece-se o que terá estado na origem da falha, no entanto, as primeiras previsões apontam para que o problema esteja ultrapassado cerca das 23h30.

Famalicão: Jovens discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Esta quarta-feira, a casa da Juventude foi palco do “Meeting Democrático” entre duas dezenas de alunos do 12º ano de escolas famalicenses e Mário Passos, atual Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos últimos três autarcas do concelho – Paulo Cunha, Armindo Costa e Agostinho Fernandes.

A conversa em torno da importância da democracia, dos valores trazidos pela Revolução, dos direitos e deveres do pós-25 de abril… aconteceu ao longo da tarde, numa iniciativa inserida no programa municipal das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Mário Passos afirma que “é sempre interessante partilhar a nossa experiência, enquanto autarcas, especialmente com os jovens e num ano tão importante como este. É uma forma de os aproximar à vida política e ao poder local, ao mesmo tempo absorvendo a sua visão sobre a política nacional e o impacto do 25 de Abril no nosso país”.