CeNTI em projeto europeu de oito milhões para acelerar digitalização das empresas

O CeNTI é a única entidade portuguesa que faz parte de um projeto europeu que tem oito milhões de euros para acelerar a digitalização das empresas. E são já 46 as empresas com acesso direto a um conjunto alargado de serviços de valor acrescentado, desde a testagem e manufatura de produtos eletrónicos, suporte ao desenvolvimento até à formação.

O projeto está em funcionamento desde 2020 até final de 2022. Numa próxima fase, as empresas vão ter acesso a uma rede europeia de colaboração, constituída por várias empresas, start-ups e investigadores, que criam um ecossistema de inovação para conjugar esforços.

Suportando-se na eletrónica flexível, o projeto pretende fomentar o desenvolvimento de produtos tão inovadores como têxteis que permitem aliviar a dor, vestuário que monitoriza a postura corporal e equipamentos que emitem luz que os torna visíveis no escuro.

Durante a primeira fase do projeto, as empresas podiam concorrer a oportunidades financiadas para usufruir destes serviços, de que estão a beneficiar. Posteriormente, empresas poderão recorrer ao markeplace para acederem a estes serviços a um preço justo.

A par do Centro de Nanotecnologia, que tem instalações em VN Famalicão, fazem parte do consórcio diversas empresas, centros de investigação e inovação e organizações focadas na eletrónica flexível, eletrónica orgânica, nanotecnologia e tecnologias digitais. Recorde-se que a eletrónica flexível está hoje presente em vários setores – automóvel, saúde e bem-estar, têxtil, eletrónica de consumo, energia, embalagens – e permite tornar os objetos inteligentes, conferindo-lhes propriedades e funcionalidades únicas e garantindo a partilha de informação entre os objetos e o utilizador. A sua aplicação traz, por isso, ganhos acrescidos para as empresas, que podem, assim, responder às atuais tendências digitais com soluções tecnológicas disruptivas, úteis e com elevado valor para o mercado.

Famalicão: Homem fica em estado grave depois de despiste em Oliveira S.Mateus

Um homem ficou, esta sexta-feira, em estado grave, depois do despiste da viatura que conduzia, em Oliveira São Mateus.

O acidente aconteceu em plena EN310, cerca das 18h00.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave e a VMER.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Brufe já exibe árvore enfeitada com crochê

Ao final da tarde desta sexta-feira foi inaugurada em Brufe uma árvore gigante feita de crochê. O desafio foi lançado à comunidade e o bonito resultado pode ser visto na Praceta dos Combatentes.

Na inauguração, com a presença de centenas de pessoas e cânticos de Natal, o autarca local, Carlos Gomes, enalteceu o espírito comunitário que permitiu concretizar este objetivo, assinalando que o projeto que é agora uma realidade faz prova da solidariedade e amizade, fazendo votos que esta quadra natalícia seja intensamente vivida por todos.

Famalicão: Alunos da EB de Delães exploram a Casa do Território

Os alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram a Casa do Território, no Parque da Devesa, no dia 28 de novembro. As crianças tinham como objetivo conhecer melhor o território, as suas personalidades e principais atividades.

Num só espaço ficaram a conhecer Bernardino Machado, Alberto Sampaio, Camilo Castelo Branco e Soledade Malvar. Para além das personalidades, também perceberam que existem museus importantes, com um significativo espólio.

A visita só terminou depois de os alunos conhecerem as indústrias que levam o nome de Vila Nova de Famalicão a todo o mundo, como é o caso de Vieira de Castro, Riopele, Louropel, Continental Mabor e Leica.

Rafael Azevedo, Lara Sampaio e outros meninos, intitulados “Somos os Exploradores”, ficaram encantados com as surpresas deste espaço e, no final, demonstraram os conhecimentos adquiridos.

 

Famalicão: Gala do Centenário da AF Braga premeia desporto famalicense

A Associação de Futebol de Braga reuniu, esta quarta-feira, cerca de 300 pessoas num jantar comemorativo, que assinalou o culminar do centenário da associação.
O jantar decorreu no Altice Fórum e o Município de Famalicão, clubes, atletas e árbitros do concelho foram homenageados.
A Câmara Municipal, representada pelo vereador do Desporto, Pedro Oliveira, recebeu o prémio Reconhecimento e Gratidão e o FC Famalicão, nas competições profissionais, foi distinguido pela subida à Primeira Liga (futebol seniores masculino) e pela participação na final da Taça de Portugal (seniores femininos)
Ana Azevedo, jogadora de futsal, foi alvo do Prémio Mérito Desportivo, enquanto que o Prémio Reconhecimento e Resiliência foi atribuído ao Núcleo de Árbitros. Ainda no setor da arbitragem, João Pinheiro viu ser-lhe reconhecido o Mérito e Carreira.
Todos os clubes do concelho filiados na AF Braga foram alvo do Prémio Reconhecimento e Gratidão pelo mérito e resiliência.

A gala contou com várias personalidades ligadas ao futebol masculino e feminino, futebol de praia e futsal masculino e feminino. José Couceiro representou a Federação Portuguesa de Futebol e Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, também marcou presença.

Famalicão: Quarenta e uma escolas são Amigas da Criança

A distinção promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais, pela editora LeYa Educação e pelo psicólogo Eduardo Sá premiou 41 escolas e jardins de infância e mais de 170 os projetos de Vila Nova de Famalicão com o Selo Escola Amiga da Criança.

Esta iniciativa de âmbito nacional, visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuam para o desenvolvimento da criança no espaço escolar e, essencialmente, partilhem essas boas práticas.

Os objetivos desta ação passam por envolver a comunidade educativa em projetos que promovam a satisfação dos alunos, dar a conhecer as ideias promovidas pelos estabelecimentos de ensino e proporcionem às crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.

Famalicão joga domingo em Braga para a Liga BPI

A oitava jornada da Liga BPI, campeonato nacional de futebol feminino, joga-se este fim de semana, com o FC Famalicão a ter uma curta deslocação a Braga.

A equipa treinada por Marco Ramos joga no domingo, às 15 horas, com o SC Braga, no Estádio 1.º de Maio.

As bracarenses são, atualmente, segundas classificadas, com 18 pontos, enquanto que o Famalicão é quinto, com 12 pontos.
Na jornada passada as famalicenses empataram, a um golo, com o Sporting, enquanto que o Braga perdeu, 3-0, com o Benfica, líder isolado com 21 pontos.

Foto arquivo