Celebrações da Semana Santa na cidade de Famalicão

Apesar da pandemia, algumas celebrações da Semana Santa vão ser realizadas com presença de público, mas no cumprimento das regras da Direção Geral da Saúde, nomeadamente o uso de máscaras, afastamento social, não partilha de elementos.

Esta quinta-feira, dia 1 de abril, é celebrada, na matriz nova, às 21 horas, a eucaristia da Ceia do Senhor; no dia 2, Sexta-Feira Santa, oração de laudes às 10 horas na antiga matriz; e celebração da Paixão do Senhor às 15 horas na matriz nova. No sábado há a vigília pascal às 21 horas, na matriz nova. No domingo de Páscoa não há compassos, mas celebram-se eucaristias às 8h30, às 11h15 e às 19h15.

Esta quarta-feira, dia 31, tem lugar uma conferência online sobre o tema: “Curados por um Deus ferido”, proferida pelo p.e Pedro Sousa e transmitida através do facebook da paróquia, às 21h30.

Além disso, há vários sinais na cidade que lembram o período pascal. É o caso dos painéis alusivos à via-sacra colocados ao longo da Avenida 15 de Abril e da Avenida Narciso Ferreira. As imagens são acompanhadas por frases que explicam a paixão e morte de Cristo.