Casa ao Lado avança para a internacionalização e começa em Nova Iorque

Cerca de 150 emigrantes e lusodescendentes a residir no bairro nova-iorquino do Soho vão, no próximo domingo, 2 de junho, prestar um tributo ao azulejo português em plena Sullivan Street, onde sob a orientação do centro artístico famalicense A CASA AO LADO vão criar um vitral baseado nos padrões da azulejaria portuguesa.

Integrada no ‘Portugal in Soho’, evento anual organizado pelo Arte Institute e que tem como objetivo reavivar a herança cultural portuguesa em Manhattan, esta intervenção artística comunitária será realizada a partir de placas acrílicas com o tamanho tradicional do típico azulejo português (15cm x 15cm), nas quais os padrões dos azulejos serão desenhados com recurso a uma técnica peculiar e pouco comum que envolve uma reação química provocada por lixívia.

O resultado final, refere Joana Brito, diretora artística d’A CASA AO LADO, “será uma peça única formada pela reunião do conjunto de cerca de 150 pequenas peças, com os padrões desenhados por cada um dos participantes. Com o sol e a luz do dia, as transparências resultantes da aplicação da lixívia vão projetar sombras no chão, replicando no piso da Sullivan Street os padrões gráficos desenhados”.

A realização deste projeto em Nova Iorque assinala também o arranque do processo de internacionalização d’A CASA AO LADO, centro artístico fundado em 2005, em Vila Nova de Famalicão, por Joana Brito e Ricardo Miranda, e que desde outubro de 2018 integra a rede de Clubes UNESCO no campo da intervenção e criação artística.

Vocacionada para procurar o envolvimento em projetos que, partindo de uma educação/formação artística de base, permitam assegurar o cunho artístico interventivo nas comunidades, consagrando a sua marca e primando pela autenticidade, A CASA AO LADO tem já asseguradas, para 2020, intervenções artísticas a realizar em conjunto com as comunidades portuguesas a residir em Cabo Verde, na cidade da Praia, e no Brasil, em Brasília, ao abrigo de uma parceria com o Movimento Internacional Lusófono (MIL).

Ainda em 2020, o centro artístico famalicense vai deslocar-se a Malaca, na Malásia, para criar uma marca representativa do Bairro Português em Malaca, em colaboração com a associação Coração de Malaca.

Recorde-se que, no passado mês de abril, A CASA AO LADO inaugurou, em Famalicão, o projeto Labirinto das Artes, um centro interpretativo do grafismo que constitui um espaço único no país, onde a evolução da história do grafismo a nível mundial, desde a Arte Rupestre até à Arte do século XXI, é apresentada num percurso criativo que se assume como espaço de aprendizagem.

O processo de internacionalização d’A CASA AO LADO surge, precisamente, numa lógica de aplicação prática e de interação com as comunidades locais a partir das dinâmicas artísticas promovidas pelo Labirinto das Artes.

Famalicão: Revisão do PDM em discussão pública a partir de segunda-feira

Esta semana, a 2.ª revisão do Plano Diretor Municipal está em fase de esclarecimento, com quatro sessões. A partir de segunda-feira, dia 29 de julho, entra em discussão pública por um período de 40 dias, ou seja, até 23 de setembro.

Recorde-se que a primeira sessão de esclarecimento decorreu esta segunda-feira à noite com um lotado auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Seguem-se as vilas: esta terça em Ribeirão, quarta-feira em Joane e quinta em Riba de Ave, todas às 21h00, nas respetivas sedes das Juntas de Freguesia.

Todos os documentos necessários para o período de discussão pública e todas as peças do Plano estarão, em breve, disponíveis para consulta online em www.famalicao.pt e para consulta presencial, no Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística.

Os interessados poderão apresentar as suas sugestões, reclamações e observações preferencialmente online, através da plataforma B-Smart Famalicão, facilmente acessível no portal www.famalicao.pt; por Correio, via carta registada; ou presencialmente, no Departamento de Urbanismo, num posto de atendimento criado para o efeito em funcionamento de segunda a quinta-feira, entre as 09h30 e as 17h30 (encerrado entre as 13h00 e as 14h00) e às sextas-feiras, entre as 09h30 e as 11h30.

Esta é uma revisão simplificada, motivada sobretudo pela necessidade de adequar o PDM às alterações verificadas no quadro legislativo do ordenamento do território, com a publicação da Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo e do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT).

Comparativamente com o anterior documento, datado de 2015, este novo PDM prevê, ao nível dos solos rústicos, um aumento dos espaços agrícolas, dos espaços de exploração de recursos energéticos e dos espaços florestais de proteção. Já ao nível dos solos urbanos, o novo PDM contempla também um aumento da capacidade construtiva para os espaços habitacionais e centrais na ordem dos 0.2%, dos espaços de equipamentos e espaços verdes públicos. O novo PDM abre também portas para o crescimento das Áreas de Atividades Económicas, para fazer face à procura.

De referir que a presente revisão foi acompanhada por uma Comissão Consultiva (CC) de natureza colegial, coordenada e presidida pela CCDR-N, constituída por 30 entidades que representam a administração direta ou indireta do Estado e os concelhos vizinhos.

Famalicão: Autarcas reunidos em convívio

O convívio de verão entre autarcas decorreu, mais uma vez, em ambiente descontraído. O Dia do Autarca aconteceu, no passado sábado, 20 de julho, em Bairro, juntando os membros do executivo e os presidentes de Junta.

Recorde-se que a iniciativa arrancou em 2015, organizada pela Câmara Municipal. Mário Passos recordou que os encontros ao longo do ano são sobretudo para falar de trabalho, por isso, «como todas as pessoas, também nós precisamos de retemperar energias para conseguirmos dar o nosso melhor no dia a dia», disse.

No final deste encontro, o edil deixou ainda a garantia de que o foco da família autárquica mantém-se inalterado desde o dia em que assumiram funções para este novo mandato. «Estamos todos muito empenhados naquela que é a nossa principal missão: ajudar o concelho a crescer e promover mais e melhor qualidade de vida para os famalicenses», acrescentou.

Além deste encontro, os autarcas de Famalicão reúnem-se também ao longo do ano noutros dois momentos: em setembro, no regresso ao trabalho e com a Feira de Artesanato como enquadramento, e em janeiro, no arranque do novo ano, numa espécie de Ceia de Reis.

Famalicão: ADC Arnoso Stª Eulália celebra 49.º aniversário em festa

A Associação Desportiva e Cultural de Arnoso Santa Eulália celebra no próximo sábado, dia 27, o seu 49.º aniversário, com um concerto musical, que vai decorrer na sua sede.

Começa às 21h30, com atuação do Grupo Folk 5; pelas 23h45, vão cantar os parabéns; 24 horas, surpresa preparada pela organização.

Famalicão: Conta do Facebook do presidente da Junta de Joane foi pirateada

A conta do Facebook António José Oliveira, presidente da Junta de Joane, foi hackeada e roubada. O autarca deixou de ter acesso à mesma e pede que os utilizadores não atendam aos seus conteúdos.

Dado que a conta é usada em termos autárquicos, António Oliveira já denunciou a situação às autoridades competentes a quem dará toda a informação para que se possa chegar ao autor do roubo.

Na sua conta pessoal (António Oliveira) avisa que nenhuma publicação, a partir desta terça-feira, colocada em António José Oliveira é da sua autoria ou vontade.

Famalicão: Ribeirão e Ninense começam a jogar fora e Oliveirense em casa

O principal campeonato de futebol da AF Braga – Pró Nacional – arranca no dia 25 de agosto e da prova fazem parte três formações famalicenses. Segundo o sorteio, o Ribeirão FC SAD começa a jogar fora, em Prado, tal como a AD Ninense que visita o Selho.

A AD Oliveirense joga a primeira jornada em casa tendo por adversário o Forjães. O primeiro dérbi famalicense acontece na sexta jornada, com o Ninense a receber a Oliveirense. Na jornada seguinte, a formação de Nine volta a jogar em casa, desta feita com o Ribeirão que, na jornada seguinte, recebe a equipa de Oliveira Santa Maria.

Famalicão: GD Joane joga a Supertaça no campo do Santa Eulália

Antes de entrar na competição do Campeonato de Portugal, o GD Joane ainda tem um troféu distrital para disputar. A equipa de Duarte Nuno joga na tarde do dia 11 de agosto, às 17 horas, a Supertaça da AF Braga, com o Vieira SC. A partida terá lugar no Campo de Jogos do Santa Eulália, em Vizela.

O jogo coloca frente a frente o vencedor da Pró Nacional – a formação joanense, e o vencedor da Taça – a equipa de Vieira do Minho.