Carro envolvido em grave atropelamento de jovem famalicense no domingo era roubado

O carro envolvido no atropelamento que deixou um jovem famalicense em estado grave, este fim de semana, em Laundos, na Póvoa de Varzim, era roubado.

O veículo, um Opel Astra branco, já foi localizado pelas autoridades. Estava numa zona de mato a uma curta distância do local do acidente.

As autoridades tentam encontrar vestígios no automóvel que possam levar ao condutor que, relembramos, atropelou o jovem de 24 anos e fugiu do local sem prestar auxílio.

A vítima encontra-se com prognóstico reservado, no hospital de S.João, no Porto.

Famalicão: Lixo espalhado junto ao ecoponto da Rua Fontes Pereira de Melo

O local onde estão instalados os ecopontos na Rua Fontes Pereira de Melo, no Covelo, freguesia de Calendário, está transformado numa autêntica lixeira que preocupa os moradores da zona.

Segundo alerta um morador, os ecopontos estão sistematicamente cheios, com acumulação de lixo que se espalha pela via pública e origina a proliferação de ratos e ratazanas.

Também é recorrente o depósito indevido de resíduos que não são recicláveis nem apropriados para este tipo de contentores, como pneus, sofás, colchões e outros objetos volumosos. O resultado é uma extensa área coberta de lixo, «com evidentes riscos para a saúde pública e impacto negativo na qualidade de vida dos residentes», descreve.

A situação já foi reportada às autoridades autárquicas no sentido de obstar a esta situação, sugerindo a reavaliação da localização dos ecopontos, o reforço da fiscalização e a penalização dos infratores.

Famalicão: 20 casais de Calendário celebraram bodas matrimoniais

No passado domingo, Dia da Sagrada Família, a comunidade paroquial de Calendário celebrou, na eucaristia das 11 horas, as bodas matrimoniais de 20 casais.

No centro paroquial, a cerimónia contou com 5 casais de um ano, 5 de 25 anos e 10 de 50 anos de casamento.

Famalicão: Junta de Pedome volta a alertar para a colocação incorreta do lixo

A Junta de Freguesia de Pedome alertou, através de uma publicação nas redes sociais, para a deposição incorreta de lixo no espaço público, uma situação que considera prejudicial para a imagem e bem-estar da freguesia.

Na mensagem, o executivo recorda que a freguesia é um espaço comum a todos os habitantes e reforça a importância da correta utilização dos ecopontos e do respeito pelas regras de limpeza urbana. Segundo a Junta, pequenos gestos diários contribuem para uma comunidade mais organizada e saudável.

A Junta de Freguesia sublinha ainda que cuidar do espaço público é um dever cívico e apela à colaboração da população para evitar comportamentos que colocam em causa a qualidade de vida em Pedome.

Madrugada violenta no centro de Famalicão: Destroem montra de loja e fogem

A montra da loja For You, na rua de Santo António, no centro de Famalicão, foi destruída por um grupo de pessoas que, com recurso a ferramentas, provocou várias perfurações.

O episódio de vandalismo ocorreu durante a madrugada, cerca das 03h00. As primeiras informações davam conta que os estragos teriam sido provocados por armas de fogo, no entanto, após o visionamento das imagens da vídeo vigilância, concluiu-se que, afinal, foram utilizadas ferramentas perfurantes (martelos/picaretas).

Por apurar estão as motivações que levaram à situação. A Cidade Hoje solicitou informações à PSP sobre esta ocorrência que remeteu esclarecimentos para mais tarde.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

Famalicão: Crianças e seniores cantam os Reis na Casa das Artes e no pavilhão das Lameiras

Entre os dias 5 e 6 de janeiro, centenas de crianças e seniores revivem a tradição do cantar dos Reis. As interpretações, levadas a cabo por escolas e instituições, vão decorrer entre a Casa das Artes e o Pavilhão Municipal das Lameiras.

Na segunda-feira do ano, dia 5, o protagonismo será entregue aos mais novos. O grande auditório da Casa das Artes será palco das atuações de 730 crianças, de nove instituições educativas do concelho — EB Conde S. Cosme, EB Senador Sousa Fernandes, Colégio Talvaizinho, Casa do Pessoal do Hospital, Creche Lapa, Creche Mãe, ACB, Casa do Povo de Nine e Associação das Lameiras. Serão divididas em duas sessões: uma durante o período da manhã, pelas 10h00, e outra à tarde, pelas 14h00.

Terça-feira, dia 6 de janeiro, entre as 14h00 e as 17h00, o Pavilhão Municipal das Lameiras recebe os seniores famalicenses, no âmbito do programa municipal “Mais e Melhores Anos”. O encontro, que visa promover o envelhecimento ativo e a socialização, contará com a presença de 20 instituições, 12 das quais subirão ao palco para cantar os reis.

A entrada é gratuita para todas as atuações, estando apenas condicionada à lotação dos espaços.

Famalicão: Hugo Oliveira tem baixa importante para Alverca

O treinador do FC Famalicão vai mexer no onze habitual para o jogo com o Alverca. Gil Dias viu, no encontro com o Estrela da Amadora, o quinto cartão amarelo e falha a partida do próximo domingo, a última da primeira volta.

O extremo foi titular em 15 dos 18 jogos e tem sido importante a sua ação na equipa, quer no plano atacante, quer também quando é “obrigado” a trabalhos defensivos. Já conta com dois golos e cinco assistências.

Esta ausência obriga Hugo Oliveira a ir ao banco onde estão, por exemplo, Roméo Beney, suplente utilizado nos últimos jogos, depois de recuperar de lesão, ou Antoine Joujou, já com 15 participações na equipa.