Capotamento na A7 deixa ferida sexagenária

Um mulher com 60 anos ficou ferida, na sequência de um capotamento ao quilómetro 15 da A7.

O acidente aconteceu esta segunda-feira por volta das 16h00 no sentido Famalicão – Vila do Conde. A vítima foi transportada com ferimentos ligeiros para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Famalicão: Rashid é reforço do Sport Clube Vianense

O extremo, de 25 anos, chega proveniente do Rebordosa, onde, na época passada, somou 1788 minutos de utilização em 33 jogos, tendo registado uma assistência.

Natural de Vila Nova de Famalicão, o jogador abraça um novo desafio numa equipa que, na próxima época, irá competir na Liga 3 pela segunda vez na história do clube de Viana do Castelo.

Rashid realizou a sua formação na EF Francisco Vital, prosseguiu no Ruivanense, tendo concluído o percurso formativo no GD Joane.

Na sua carreira sénior, representou até ao momento o GD Joane, o AR São Martinho, o Dumiense/CPJ II, o Pevidém SC e o Rebordosa AC, antes de se juntar ao Sport Clube Vianense.

O Vianense apresenta, assim, o seu primeiro reforço para a época 2026/2027.

Tiago Torres

 

 

Famalicão: Partidos propõem medidas para mais segurança pública

Na Sessão Especial da Assembleia Municipal sobre segurança pública, tema sugerido pelo Chega, que decorreu na noite da passada segunda-feira, os partidos apresentaram algumas propostas para aumentar a segurança no concelho.

Chega e Iniciativa Liberal consideram a taxa de criminalidade preocupante e defendem a tomada de medidas urgentes; PSD, CDS, PS e CDU analisaram os números e veem um concelho seguro, sem desvalorizar os problemas.

O Chega propõe que a Câmara pressione para a implementação da videovigilância; estabeleça coordenação entre as forças policiais; reforce a iluminação de parques e ruas mais problemáticas; mais ação da proteção civil e coordenação de estratégias junto das escolas.

A Iniciativa Liberal apresentou uma proposta de recomendação, que acabou rejeitada (só contou com o voto favorável do deputado Miguel Fidalgo), e que sugere mais iluminação; gestão de terrenos baldios; limpeza e desobstrução de espaços públicos; e recuperação ou vedação de estruturas degradadas. Miguel Fidalgo sugeriu que a Câmara elabore, no prazo de 90 dias, um diagnóstico georreferenciado das ocorrências comunicadas e, em 30 dias, corrija a iluminação nas ruas onde ocorreram assaltos recentes.

O Partido Socialista, por intermédio dos deputados Rui Carvalho, Jorge Costa e Manuel Carvalho, apresentou algumas propostas, com destaque para a criação de um polo operacional da Polícia Municipal na vila de Ribeirão, para garantir policiamento de proximidade e mais efetivos da PSP e da GNR na rua.

A CDU recusa «alarmismo» sem «desvalorizar problemas reais das populações», afirmou Tânia Silva. Sugeriu reforço do policiamento de proximidade com mais efetivos, melhores condições de trabalho para os profissionais, entre outras propostas.

Jorge Paulo Oliveira, do PSD, recorreu aos dados apresentados pelo diretor nacional da PSP, para indicar que o índice de criminalidade em Famalicão está abaixo da média nacional e do distrito de Braga.

Do CDS, Ricardo Mendes pediu mais respeito pelas forças policiais e que a segurança seja encarada por todos como uma área importante e não uma bandeira deste ou daquele partido.

Da parte da Câmara, Pedro Oliveira, que substituiu Mário Passos, enumerou alguns investimentos do município na área da segurança. O vereador com o pelouro da Segurança Pública, Hélder Pereira, revelou que, desde o dia 15 de maio, a Polícia Municipal tem um chefe coordenador da PSP, para ajudar no comando operacional.

Sobre esta Sessão Especial, que foi saudada pelos partidos como positiva, o presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento, referiu-se a ela como «um debate intenso, exigente e construtivo, mas elevado».

Famalicão: Seleção nacional sub-20 joga no Pavilhão Municipal

Esta quarta e quinta-feira, a seleção nacional sub-20 masculina tem dois jogos particulares que vão decorrer no Pavilhão Municipal de Famalicão. As duas partidas, com a Suécia, disputam-se a partir das 20h15 e são de entrada livre.

Estes encontros são de preparação para o Europeu de categoria, Divisão B, que se disputa a partir de 10 de julho, em Bratislava (Eslováquia).

Famalicão: Associação Nascer do Sol (Mogege) inaugura obras na sede

A Associação Nascer do Sol, de Mogege, inaugurou na segunda-feira, 15 de junho, a obra de requalificação da sede. A intervenção representou um investimento global de cerca de 150 mil euros, valor que engloba a aquisição de novo mobiliário. A comparticipação do município foi na ordem dos 62 mil euros.

O projeto incidiu na remodelação interna desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 24 de fevereiro de 1999, nomeadamente requalificação de pavimentos, paredes, tetos e instalações sanitárias e substituição de equipamentos e materiais elétricos.

A instituição desempenha um papel no apoio social aos mais idosos de Mogege e freguesias limítrofes, prestando assistência direta a 36 utentes: 16 integram a valência de Centro de Dia e 20 beneficiam do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Com esta modernização, a Associação Nascer do Sol passa a usufruir de instalações mais acolhedoras, práticas e funcionais, melhorando de forma significativa a acessibilidade, a qualidade de vida dos utentes e as condições de trabalho dos colaboradores.

O presidente da Câmara, Mário Passos, sublinhou o «compromisso do município em apoiar as instituições e reforçar a rede de solidariedade social do concelho». O edil acrescentou, ainda, que investimentos como este são cruciais para «assegurar que as respostas sociais ganham maior proximidade e eficiência, garantindo que os seniores dispõem de espaços dignos, com toda a segurança e a máxima comodidade que merecem».

Famalicão: Conselho Municipal de Segurança mostra diminuição do índice de criminalidade

Esta segunda-feira, dia 15, o Conselho Municipal de Segurança de Famalicão reuniu, no Salão Nobre da Câmara Municipal, para analisar a evolução dos indicadores de segurança no concelho.

Os responsáveis da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana, da Proteção Civil e da Polícia Municipal apresentaram números que indicam que o concelho famalicense regista níveis de criminalidade inferiores às médias nacional e distrital; os dados apontam, também, para uma redução global da criminalidade na ordem dos 11% face a 2024.

Apesar da evolução positiva, as autoridades alertaram para o crescimento das burlas, sobretudo através de plataformas digitais, redes sociais, mensagens de telemóvel e outros meios online.

Pese embora os números favoráveis, os responsáveis reconheceram que continua a existir uma perceção de aumento da criminalidade entre a população, nem sempre acompanhada pelos dados estatísticos.

«São indicadores que nos tranquilizam, mas que não nos acomodam, pelo que iremos continuar a trabalhar por um concelho cada vez mais seguro», realçou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que realçou o reforço recente da iluminação no campo da feira e a comparticipação em obras na esquadra da PSP de Famalicão e no posto da GNR.

Face ao crescimento do concelho, quer do ponto de vista demográfico, quer económico, Mário Passos fez saber que tem discutido com o Ministério da Administração Interna a necessidade de aumento dos meios disponíveis no território, bem como a criação de um Destacamento da GNR e de uma Divisão da PSP no concelho.

No âmbito da Proteção Civil, o autarca reforçou ainda a vontade do município de avançar com uma Central Municipal de Operações de Socorro, integrando as três corporações de bombeiros do concelho, com o objetivo de garantir uma resposta ainda mais eficaz às populações.

Investigadora de Famalicão envolvida em testes inovadores para combater o cancro

A famalicense Cláudia Vieira, investigadora e oncologista no IPO do Porto, integra a equipa médica que está a desenvolver uma inovadora injeção com potencial para eliminar tumores na região da cabeça e pescoço. Os resultados alcançados nas fases iniciais dos ensaios clínicos têm gerado expectativa na comunidade científica, abrindo caminho para uma nova abordagem no combate a este tipo de cancro.

A terceira fase dos ensaios clínicos deverá arrancar em breve e poderá incluir doentes portugueses. A participação dos pacientes será determinada através de um processo de seleção internacional, realizado por sorteio entre os candidatos elegíveis.

Em Portugal, cinco unidades hospitalares vão integrar esta etapa do estudo, contribuindo para avaliar a eficácia e segurança do tratamento num maior número de pessoas. Caso os resultados sejam positivos, esta investigação poderá representar um avanço significativo no tratamento do cancro da cabeça e pescoço.