Candidaturas às bolsas de estudo ao ensino superior decorrem entre 15 de outubro e 15 de novembro

Decorre entre 15 de outubro e 15 de novembro o período de candidaturas para a concessão de bolsas de estudo do munícipio de Vila Nova de Famalicão aos alunos famalicenses que frequentam o ensino superior (licenciatura e mestrado), público ou privado.

Há mais de dez anos que a autarquia famalicense, através do Pelouro da Juventude, atribui anualmente bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam as universidades.

Refira-se que em 2019/2020, a autarquia atribuiu no total 311 bolsas de estudo, num investimento total de 196 mil euros, tendo em conta que para além do período normal de candidaturas a autarquia abriu ainda um regime excecional devido à pandemia da Covid 19.

As candidaturas devem ser formalizadas através da plataforma http://bolsas.famalicao.pt/ que estará disponível entre 15 de outubro e 15 de novembro, no site da Juventude de Famalicão, em www.juventudefamalicao.org, onde está também disponível o regulamento para a atribuição das bolsas de estudo. Para mais informações os jovens famalicenses devem contactar a Casa da Juventude através do e-mail bolsasestudo@famalicao.pt ou do contacto 252314582.

Esta medida do município é encarada como mais uma aposta estratégica fundamental nos jovens famalicenses através da criação de condições de igualdade no acesso ao ensino e da criação de motivos para o fortalecimento do sentimento de pertença ao concelho.

Histórico edifício de Famalicão ganha nova vida: Bar do grupo Classe abre nas próximas semanas

O emblemático edifício da Praça D. Maria II, que durante décadas acolheu o principal balcão da Caixa Geral de Depósitos em Vila Nova de Famalicão, vai ganhar uma nova vida nas próximas semanas. O imóvel, que esteve devoluto durante décadas, está a ser transformado num bar do grupo Classe, com um conceito descontraído e que promete ser o ponto de encontro dos famalicenses no período do final da tarde / início da noite.

O novo espaço vai funcionar no rés do chão do edifício de arquitetura moderna, construído em meados do século XX e situado na esquina com a Rua de Santo António.

A abertura está prevista para muito breve, entre o final de 2025 e o início de 2026, após a conclusão das obras de adaptação.

Famalicão: Equipa feminina está nos quartos de final da Taça de Portugal

O FC Famalicão venceu, na tarde deste sábado, o CF Benfica e segue para os quartos de final da Taça de Portugal.

Em casa do adversário, as famalicenses levaram a melhor, por 1-2, após prolongamento. Na primeira parte, a equipa da casa adiantou -se no marcador e antes do intervalo o Famalicão empatou. Na segunda metade do encontro não houve golos. No prolongamento, logo nos primeiros minutos, Meriva colocou o Famalicão em vantagem que se manteve até ao apito final.

As duas equipas são do mesmo escalão – segunda divisão – estando ambas apuradas para a fase de campeão nacional.

Famalicão: Condutor foge depois de atropelar jovem em passadeira

Uma jovem de 18 anos foi atropelada na tarde desta sexta-feira, cerca das 18h40, enquanto atravessava uma passadeira na Avenida do Mosteiro, em Oliveira Santa Maria, Famalicão.

O condutor envolvido colocou-se em fuga após o acidente. A vítima recebeu assistência no local pelos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave e foi posteriormente transportada para o Hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência e está a recolher informações sobre o veículo, descrito como um ligeiro de mercadorias de cor cinzenta. As autoridades apelam a quem possa ter testemunhado o atropelamento que contacte de imediato a GNR.

Famalicão: Associação pede esclarecimentos sobre desmatamento na Mata da Boa Reguladora

A Associação Famalicão em Transição veio a público pedir esclarecimentos à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão sobre o desmatamento em corte raso realizado, em novembro de 2025, na área da Mata da Boa Reguladora.

Segundo o presidente da associação, Gil Pereira, a situação gera “profunda preocupação”, uma vez que grande parte da mata foi destruída “sem que estivesse concluído o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)”.

A associação recorda que a 2.ª revisão do PDM propõe reclassificar o terreno como solo urbanizável. Contudo, foi apresentada uma proposta alternativa que defende a preservação do espaço como área verde florestal e agrícola, integrada na Estrutura Ecológica Municipal, de forma a travar a urbanização e a degradação ambiental.

Para Gil Pereira, esta operação “segue em contramão com as orientações de combate às alterações climáticas”, alertando para o papel essencial das zonas arborizadas na regulação da temperatura, no controlo das águas pluviais e na mitigação de cheias.

A Associação lamenta ainda a ausência de resposta do município às propostas apresentadas em sede de consulta pública.

Famalicão: Receção ao Estoril é para «regressar às vitórias» (c/vídeo)

Depois do desaire com o Braga, na jornada anterior, a receção ao Estoril é «um jogo importante para regressar às vitórias». É assim que Sorriso olha para o jogo contra os “canarinhos”, equipa que o FC Famalicão defrontou e eliminou, recentemente, na Taça de Portugal. Entre um e outro jogo a grande diferença «é que jogamos em casa», nota o extremo brasileiro.

A semana correu bem «e estamos preparados para fazer um bom jogo» na tarde deste domingo, às 15h30, no Estádio Municipal.

Sorriso diz-se bem adaptado ao clube e ao treinador que «nos apresenta as propostas para o jogo, explica-nos com clareza e deixa-nos leves para fazermos bons jogos».

Sobre os companheiros que compõe um plantel «muito jovem», Sorriso diz que são «muito competitivos e isso só eleva o nível».

Confira as declarações de Sorriso que, esta época, esteve em 15 jogos, sendo autor de dois golos e duas assistências. Números que quer melhorar, mas o importante «é ajudar o grupo».

Famalicão: Exposição Camiliana já recebeu milhares de visitas em Braga

A exposição «Livro Aberto – Camillo: Rotas do Escritor» que integra o projeto «Rotas de Camilo» já foi visitada por milhares de pessoas no Largo de São João do Souto, em Braga, onde permanece até ao dia 4 de janeiro.

Painéis ilustrados, excertos literários e referências à rota camiliana celebram a memória de Camilo Castelo Branco, num projeto coordenado pelo Município de Famalicão que conta com a colaboração de várias entidades parceiras.

Este evento cultural integra a programação do Festival Literário Utopia e conta com o financiamento do Programa NORTE 2030.