Candidaturas às bolsas de estudo ao ensino superior decorrem entre 15 de outubro e 15 de novembro

Decorre entre 15 de outubro e 15 de novembro o período de candidaturas para a concessão de bolsas de estudo do munícipio de Vila Nova de Famalicão aos alunos famalicenses que frequentam o ensino superior (licenciatura e mestrado), público ou privado.

Há mais de dez anos que a autarquia famalicense, através do Pelouro da Juventude, atribui anualmente bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam as universidades.

Refira-se que em 2019/2020, a autarquia atribuiu no total 311 bolsas de estudo, num investimento total de 196 mil euros, tendo em conta que para além do período normal de candidaturas a autarquia abriu ainda um regime excecional devido à pandemia da Covid 19.

As candidaturas devem ser formalizadas através da plataforma http://bolsas.famalicao.pt/ que estará disponível entre 15 de outubro e 15 de novembro, no site da Juventude de Famalicão, em www.juventudefamalicao.org, onde está também disponível o regulamento para a atribuição das bolsas de estudo. Para mais informações os jovens famalicenses devem contactar a Casa da Juventude através do e-mail bolsasestudo@famalicao.pt ou do contacto 252314582.

Esta medida do município é encarada como mais uma aposta estratégica fundamental nos jovens famalicenses através da criação de condições de igualdade no acesso ao ensino e da criação de motivos para o fortalecimento do sentimento de pertença ao concelho.

Famalicão: Concertos, gastronomia, mercados e atrações n´O Lugar do Natal

A programação natalícia em Famalicão prossegue com vários concertos nas igrejas da cidade, momentos gastronómicos na Praça – Mercado Municipal e propostas culturais que incluem teatro, iniciativas comunitárias e performances natalícias.

O concerto “Cantar o Natal” é esta sexta-feira; as receitas de filhoses no sábado; o espetáculo “Caminhos de Neve” no dia domingo; e uma série de concertos para os dias 19, 20 e 21, que incluem atuações da Camerata Portuguesa, do Coral-Sinfónico e o espetáculo “Merry Christmas”. A animação estende-se ainda ao comércio local com o “Fora d’horas”, no dia 20, e ao desporto com a 9.ª edição da São Silvestre, marcada para a noite 23 de dezembro.

Paralelamente, a cidade continua a oferecer diversos divertimentos distribuídos pelas principais praças, como o comboio de natal, a Aldeia de Natal, o circo de papel, o espetáculo multimédia e o tradicional mercado. A estes juntam-se a pista de gelo, a roda gigante, a praça dos sonhos e o carrossel, que garantem animação diária para todos.

A programação completa está disponível em https://olugardonatal.famalicao.pt/programacao.html

Famalicão: Gustavo Sá continua a receber distinções

O jovem médio do FC Famalicão soma e segue. Depois de ter sido considerado o segundo melhor médio de novembro da I Liga, agora é distinguido como o segundo melhor jovem do mesmo mês. O prémio WTF Jovem do Mês da Liga Portugal Betclic, referente a novembro, foi atribuído a Geovany Quenda, do Sporting CP, com 21,95% dos votos dos principais técnicos da competição. Durante o mês em avaliação, o camisola 7 dos leões levou a melhor sobre Gustavo Sá (FC Famalicão) e Pablo (Gil Vicente FC), que totalizaram 19,51% e 18,70% dos votos, respetivamente.

Luís tem 71 anos e está desaparecido: Família desespera por informações

A família de Luís Carvalho, residente em Lama, Santo Tiso, está a pedir ajuda para encontrar o homem, desaparecido desde esta quarta-fei. Sem qualquer contacto desde então, os familiares vivem momentos de grande angústia e recorreram às redes sociais para divulgar o alerta.

Segundo a família, Luís Carvalho foi visto pela última vez vestido com calças de malha azul, um polar comprido às riscas verdes e chinelos castanhos. A filha deixou um apelo público pedindo que qualquer pessoa que o tenha visto ou que tenha informação relevante contacte de imediato.

“Estamos desesperadas”, escreveu, disponibilizando o contacto 919 083 146 para qualquer informação que possa ajudar nas buscas.

Famalicão: Greve fecha USF de Ribeirão por falta de pessoal

A adesão à greve desta quinta-feira está a provocar impactos visíveis no setor da saúde em Vila Nova de Famalicão. A situação mais significativa regista-se na Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão, que permanece encerrada por falta de pessoal clínico, impossibilitando a realização de consultas e atendimentos programados.

Segundo informação recolhida, este é, para já, o maior constrangimento registado em serviços de saúde do concelho devido à paralisação. Os outros centros de saúde ou unidades hospitalares continuam a funcionar dentro da normalidade possível para um dia de greve.

Famalicão: 40 escolas fechadas e quatro a funcionar parcialmente

A adesão à greve nos diversos serviços do município de Famalicão não afeta, segundo informações recolhidas, o normal funcionamento dos mesmos, exceção para o atendimento no departamento de Ambiente com uma diminuição da sua capacidade.
Ao nível das escolas, de um total de 78 estabelecimentos de ensino, 40 estão fechados e 4 funcionam parcialmente.
Na saúde, a USF de Ribeirão está encerrada por falta de pessoal clínico.

Famalicão: Novos sensores de estacionamento em lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada

Vila Nova de Famalicão passa a contar com três novos sensores de estacionamento em lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada, instalados nos postos da GNR de Famalicão e Joane e na Autoridade para as Condições do Trabalho.

A iniciativa integra a “Plataforma + Acesso”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e resulta de um protocolo entre o Município e o Instituto Nacional para a Reabilitação. O objetivo é monitorizar, em tempo real, a ocupação das vagas e melhorar o acesso aos serviços públicos através de tecnologia inteligente. A ferramenta inclui sistemas de orientação por GPS no interior de grandes equipamentos, adaptados às diferentes necessidades associadas às várias áreas da deficiência.

Os lugares podem ser consultados através da aplicação “Acessibilidade 360”, disponível para dispositivos Android e iOS, permitindo aos utilizadores localizar facilmente as vagas reservadas e verificar a sua disponibilidade.