Camilo Castelo Branco vence Euroscola

A escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Famalicão, foi a vencedora do concurso Euroscola a nível do distrito de Braga, que decorreu esta terça feira no IPDJ.

Depois de um dia de debate na sessão do Parlamento dos Jovens, as escolas apresentaram oralmente os seus projetos. Para além da vencedora, Camilo Castelo Branco, participaram na fase final o Colégio do Ave, a Escola Henrique Medina, a Escola Alberto Sampaio e a Escola de Fafe.

A par do texto escrito, as boas propostas, a facilidade e destreza de comunicação demonstradas por Carolina Pereira e Francisca Silva, a diversidade de material utilizado na apresentação do trabalho foram alguns dos argumentos que convenceram o júri a atribuir o primeiro lugar à Escola Camilo Castelo Branco.

Entretanto, o projeto da Escola Carlos Amarante foi o mais votado a nível distrital, sendo, por isso, aquele que o Circulo de Braga vai levar para a sessão nacional na Assembleia da República.

Braga escolheu as seguintes quatro escolas para defender o seu projeto: Externato Delfim Ferreira, Secundária de Barcelos, Secundária de Barcelinhos e Camilo Castelo Branco.

A eutanásia foi o tema mais votado pelos alunos de Braga para a próxima edição.

Festa da Flor e Batalha das Flores motivam cortes de trânsito no centro da cidade

A realização da Festa da Flor e da tradicional Batalha das Flores vai implicar alterações ao trânsito e ao estacionamento no centro de Famalicão, especialmente, na tarde deste domingo.

De acordo com a autarquia, entre as 13h00 e as 19h00, vai ser proibida a circulação nas seguintes artérias: Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Alameda D. Maria II, Rua D. Pedro V, Rua José Gomes de Matos, Rotunda D. Sancho e Avenida José Manuel Marques.

Torres de iluminação do Campo da Feira entram em funcionamento ainda este mês

As novas torres de iluminação do Campo da Feira, em Vila Nova de Famalicão, deverão entrar em funcionamento já durante este mês de maio. A informação foi confirmada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante uma visita ao local.

A instalação das torres representa uma nova etapa da intervenção iniciada em janeiro e insere-se num projeto de melhoria das condições de segurança e visibilidade do recinto, com um investimento municipal de cerca de 166 mil euros.

Além da iluminação, estão também a ser criados novos pontos de eletricidade, destinados a apoiar os feirantes no uso de equipamentos essenciais à sua atividade, como balanças e utensílios elétricos.

Trânsito condicionado este domingo de manhã entre Famalicão e Joane

Este domingo, 11 de maio, o trânsito vai sofrer algumas alterações devido à realização da XXV edição da prova desportiva Famalicão-Joane.

A Câmara Municipal informa que, a partir das 09h00, o trânsito estará proibido na Avenida de Santa Maria de Vermoim, na Estrada Nacional 206 (entre Vermoim e Joane) e na Rua da Ribeira, em Joane, devido à caminhada Vermoim/Joane.

Já a corrida Famalicão-Joane vai implicar o corte de trânsito, a partir das 09h30, na Avenida Marechal Humberto Delgado até à Rotunda Bernardino Machado, na Estrada Nacional 206 (sentido Famalicão/Guimarães) até Joane (rotunda da VIM Joane-Vizela) e também na Rua da Ribeira.

Hoje há Batalha das Flores em Famalicão

Este domingo, 11 de maio, Famalicão recebe um dos momentos mais aguardados da Festa da Flor: a tradicional Batalha das Flores. O desfile começa às 15h30 e vai percorrer várias ruas da cidade, colorindo o centro urbano com flores, música e muita animação.

A iniciativa conta com a participação de dezenas de associações e coletividades do concelho, desde grupos culturais e recreativos a instituições seniores, bandas de música e grupos de teatro e folclore.

Famalicão: Despiste obriga ao fecho do túnel da Av. Carlos Bacelar

A madrugada deste domingo fica marcada por um despiste automóvel, no túnel da Avenida Carlos Bacelar, em Famalicão.

O acidente aconteceu depois da 01h00 e, para o socorro, foram acionados os bombeiros e autoridades.

Desconhece-se, até ao momento, a existência de feridos.