Câmara Municipal de Barcelos apresenta serviço de autocarros com duas linhas

O serviço vai arrancar, em formato experimental, na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, da parte da manhã, sendo gratuito durante toda a semana, até dia 22 de setembro.

É composto por duas linhas, a amarela, com cerca de 10 quilómetros, garante uma frequência de passagem em cada paragem de 40 minutos e ligará Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pelo acesso pedonal do IPCA e pela Estação da CP.

A linha vermelha, com cerca de 13 quilómetros, garante uma frequência de passagem de 1 hora e liga o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, passando, ainda, pelas principais escolas.

As duas linhas cruzam-se no centro da cidade, no campo da feira.

O bilhete tem um custo de 1€, existindo ainda opções de meio-bilhete, passe de estudante, sénior e social.

 

Famalicão: Jovem de 25 anos atropelada na N14 em Gavião

Uma jovem de 25 anos foi, ao final da tarde desta segunda-feira, atropelada por um veículo ligeiro, na N14, em Gavião, Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 19h00, em plena Avenida Santiago de Gavião.

A vítima foi socorrida pelos B.V.Famalicenses, apoiados pela VMER local.

A jovem, com ferimentos considerados ligeiros, foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Caminhada a favor da Academia Sénior de Ribeirão

Na manhã de 21 de dezembro, a partir das 10 horas, há uma caminhada solidária de Natal a favor da Academia Sénior de Ribeirão. A partir da Junta de Freguesia, com um custo de 2 euros por pessoa, que reverte para as atividades da Academia, os participantes são desafiados a participar nesta ação solidária.

A Academia Sénior de Ribeirão foi inaugurada em setembro deste ano, sendo a décima nona a fazer parte da rede municipal de Academias Seniores. Já conta com cerca de 40 elementos e está sediada no antigo Jardim de Infância de Santa Ana.

Este projeto de apoio aos seniores tem como propósito promover, através de atividades e programas diversos, o envelhecimento ativo e combater a exclusão social e o isolamento.

PSP de Famalicão já atende nas renovadas instalações

A esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão reabriu oficialmente o atendimento ao público nas renovadas instalações, após uma intervenção profunda que modernizou por completo o edifício com mais de 30 anos. As obras de requalificação, que representaram um investimento superior a um milhão de euros, incluíram melhorias estruturais e a reorganização de vários espaços internos.

Entre as mudanças mais visíveis está a nova entrada principal, agora localizada na Avenida 25 de Abril, mesmo em frente à Polícia Municipal e ao Centro de Saúde. Esta alteração resolve uma limitação antiga da esquadra: o acesso anterior implicava descer uma escadaria íngreme, dificultando a entrada de pessoas com mobilidade reduzida, utilizadores de cadeira de rodas ou quem se deslocasse com carrinhos de bebé.

Com o novo acesso totalmente nivelado e livre de barreiras, os cidadãos passam a dispor de melhores condições de conforto e segurança ao recorrer aos serviços da PSP.

A modernização das áreas de atendimento permite agora um funcionamento mais eficaz e adequado às necessidades atuais, reforçando a proximidade da polícia com a comunidade famalicense.

A requalificação deverá ficar totalmente concluída nas próximas semanas, mas a PSP confirma que os serviços de atendimento ao público estão já plenamente operacionais no novo espaço.

Famalicão: Equipa sub-23 perde em casa em jogo com três grandes penalidades

Na tarde desta segunda-feira, o FC Famalicão perdeu, 1-2, com o Braga na décima segunda jornada da Liga Revelação. Com este desaire, os famalicenses mantêm o quarto lugar (acesso à luta pelo título nacional), com 17 pontos, mas podem ser ultrapassados pelo Gil Vicente (15 pontos) que só joga esta terça-feira. Depois desta jornada ficam a faltar duas jornadas para o final da primeira fase.

A primeira parte terminou empatada a um golo, ambos marcados de grande penalidade. Primeiro o Braga e, mais tarde, aos 40 minutos, o Famalicão, por Rodrigo Ribeiro. No restante dos primeiros 45 minutos não houve grandes oportunidades de golo, com as duas formações cientes da importância do jogo para as contas finais da primeira fase do nacional da Liga Revelação.

O FC Famalicão entrou muito bem na segunda parte, a pressionar e a criar a perigo junto da baliza contrária de que foi exemplo o remate ao poste de Martim Almeida, aos 50 minutos. A esta entrada famalicense os bracarenses foram respondendo, sem criar perigo, mas atirando o jogo para lá da sua linha defensiva. Aos 68 minutos beneficia de nova grande penalidade que Luís Pinto, tal como na primeira, concretizou.

A equipa sub-23 famalicense foi em busca do empate, mas o Braga foi fechando caminhos, mantendo a equipa o mais compacta possível, impedindo que as investidas contrárias surtissem efeito. Mesmo a acabar o encontro, o Famalicão viu-lhe negado o golo com uma boa intervenção do guarda-redes contrário.

Depois desta jornada, que será concluída esta terça-feira, ficam a faltar duas para o final da primeira fase. No dia 16 de dezembro, a equipa sub-23 do Famalicão visita o atual líder, o Académico de Viseu. Na última jornada recebe o Marítimo.

Famalicão: FAC alcança segunda vitória consecutiva

Na nona jornada do nacional da 2.ª divisão de hóquei em patins, o FAC venceu, 3-1, em casa do HA Cambra. Juan López, que bisou no encontro, e João Coelho foram os marcadores de serviço. Foi a segunda vitória consecutiva do Famalicense que passa a somar 12 pontos e está no sétimo lugar.

Na próxima jornada, marcada para sábado, recebe o Termas OC que tem 9 pontos e ocupa o décimo lugar.

GNR surpreende carros que faziam perícias em Ribeirão: Todos “abandonaram rapidamente o local”

A GNR colocou termo, na noite de domingo, a manobras perigosas que estavam a ser feitas na vila de Ribeirão, Famalicão. De acordo com O Minho, as imagens mostram um carro a queimar pneus e a levantar fumo perante várias pessoas que observavam.

Um segundo veículo estava prestes a repetir a façanha quando surgiu uma patrulha da GNR, cuja chegada bastou para travar a continuação das perícias.

O mesmo jornal adianta que, de acordo com fonte próxima às autoridades, todos os presentes abandonaram rapidamente o local, levando à dispersão total da concentração.

Não foram registadas contraordenações nem detenções.