Câmara Municipal de Barcelos apresenta serviço de autocarros com duas linhas

O serviço vai arrancar, em formato experimental, na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, da parte da manhã, sendo gratuito durante toda a semana, até dia 22 de setembro.

É composto por duas linhas, a amarela, com cerca de 10 quilómetros, garante uma frequência de passagem em cada paragem de 40 minutos e ligará Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pelo acesso pedonal do IPCA e pela Estação da CP.

A linha vermelha, com cerca de 13 quilómetros, garante uma frequência de passagem de 1 hora e liga o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, passando, ainda, pelas principais escolas.

As duas linhas cruzam-se no centro da cidade, no campo da feira.

O bilhete tem um custo de 1€, existindo ainda opções de meio-bilhete, passe de estudante, sénior e social.

 

Famalicão: Colheita de sangue em Requião

No próximo domingo, entre as 9 e as 12h30, há uma dádiva de sangue no pavilhão multiusos de Requião. Pode doar sangue qualquer pessoa entre os 18 e 65 anos, com peso igual ou superior a 50kg e estilos e hábitos de vida saudáveis.

Esta ação solidária é realizada pela Associação de Dadores de Sangue, com a recolha a cargo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e o apoio da Junta de Freguesia.

Famalicão: Equipa feminina do GD Natação garante manutenção na 2.ª divisão com subida de dois lugares

No passado fim de semana, a equipa feminina do GD Natação garantiu a manutenção na 2.ª divisão de clubes ao conquistar o nono lugar, melhorando o resultado do ano passado onde foi décima primeira.

Patenteando um elevado espírito de união, consistência competitiva e várias performances de realce, as famalicenses somaram 256 pontos, consolidando o GDN Famalicão como uma das equipas mais competitivas entre as 24 formações presentes. Os bons resultados individuais e coletivos permitiram não só a manutenção como também a subida de dois lugares no ranking nacional.

O nono lugar alcançado num campeonato extremamente competitivo, «reflete o trabalho contínuo da secção de natação do clube, o empenho das atletas e o acompanhamento técnico que tem permitido ao GDN manter-se de forma consistente entre as melhores equipas nacionais», elogia a direção que felicita todas as nadadoras «pelo esforço e pelo orgulho que continuam a dar a Famalicão e à natação famalicense».

 

Famalicão: PS propõe acesso a documentos municipais com maior antecedência

O Partido Socialista apresentou uma proposta para «reforçar a qualidade da governação local». A medida propõe o alargamento do prazo de distribuição da Ordem do Dia para sete dias antes de cada reunião ordinária, «garantindo aos vereadores o tempo adequado para análise dos temas, bem como a disponibilização dos respetivos documentos em suporte digital, pela Divisão Administrativa e Financeira (DAF), em simultâneo».

O partido sugere que a documentação seja disponibilizada pelo DAF «em local apropriado para consulta em suporte físico, quando diga respeito a processos disciplinares, documentos com dados pessoais legalmente protegidos e documentos que identifiquem pessoas ou localizações, cuja reserva seja considerada de interesse municipal».

A proposta vai, ainda, no sentido de que a deliberação sobre matérias como Planos Municipais de Ordenamento do Território (Plano Diretor Municipal, Plano de Urbanização e Plano de Pormenor) ou Orçamento do Município, a documentação seja distribuída com uma antecedência de 15 dias a todos os membros do órgão. As medidas contemplam, ainda, o acompanhamento contínuo de todas as matérias e estudos decisivos para a formação do conteúdo final do Plano Municipal de Ordenamento do Território e a distribuição de propostas para aprovação de Instrumentos de Prestação de Contas do Município aos vereadores com a antecedência mínima de dez dias.

Para as propostas que versem sobre Regulamentos Municipais, o PS pede a sua distribuição com a antecedência mínima de quinze dias, quando esteja em causa a aprovação de novos regulamentos, ou dez dias, no caso de alterações a documentos em vigor.

Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS e vereador, diz que com estas medidas, «zelamos pela transparência, dando tempo de trabalho aos vereadores de oposição para analisar os dossiês e poderem também acrescentar sugestões para os melhorar».

Famalicão: AC Vermoim vota contas e plano de atividades para o próximo ano

A Associação Cultural de Vermoim reúne em Assembleia Geral, na manhã do dia 28 de dezembro, na Casa Associativa da freguesia. A reunião começa às 10 horas e os sócios são chamados a analisar e votar as contas de 2024, bem como o plano de atividades para o próximo ano.

Se à hora marcada não estiver presente a maioria dos associados, a Assembleia realiza-se trinta minutos depois com os sócios presentes.

Famalicão: 365 Running Project destaca-se na S. Silvestre de Castelões e no Trail das Andorinhas

Atletas da equipa 365 Running Project participaram na São Silvestre de Castelões e no Trail das Andorinhas, na Póvoa de Lanhoso, realizadas no sábado e no domingo passados. Em Castelões, ao final da tarde do passado sábado, nos exigentes 10 km da competição, Marko Santos e Sérgio Peixoto dominaram e conquistaram os dois primeiros lugares da classificação geral e vencendo igualmente os respetivos escalões, em apenas 00:31:23 e 00:32:29, respetivamente.

No domingo, no Trail das Andorinhas, disputado na Póvoa de Lanhoso, seis atletas somaram um total de sete pódios. Integrado no Circuito Regional, o Trail Sprint, com a distância de 16 kms, voltou a demonstrar a competitividade da equipa, que conquistou o segundo lugar coletivo.

Marko Santos foi quarto da geral e venceu o escalão M35; Erick Araújo foi sexto e segundo do escalão sénior; Renato Oliveira foi décimo primeiro da geral e terceiro do escalão M40; e Pedro Silva foi décimo terceiro da geral e terceiro em seniores.

No Trail Longo, de 28 kms de trilhos, André Castro foi terceiro do escalão M50 e 39ª da geral; Angélica Rocha terminou a distância no quinto lugar e venceu no escalão F40.

Famalicão: Constituído arguido por assalto a residência em Sezures

Um homem de 42 anos, foi constituído arguido por furto em residência, na freguesia de Sezures, concelho de Vila Nova de Famalicão. No âmbito de um furto em residência, na freguesia de Esporões, no concelho de Braga, militares da GNR realizaram diligências policiais que permitiram identificar o suspeito e que culminaram no cumprimento de uma busca domiciliária e de uma busca em viatura.

No decorrer da ação policial, foi apreendido e recuperado diverso material proveniente do furto, designadamente relógios e peças em ouro e prata.

O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.