Câmara Municipal associa gastronomia a eventos culturais e desportivos

Câmara Municipal associa gastronomia a eventos culturais e desportivos

O município de Famalicão lançou um projeto de promoção da gastronomia, intitulado “Dias à Mesa”. O objetivo é dar a conhecer os sabores e saberes e, com isso, atrair turistas.

A iniciativa, que vai decorrer ao longo de todo o ano, conjuga-se com a agenda cultural e desportiva do município.

Para o presidente da Câmara, a iniciativa pretende «consolidar a gastronomia como uma referência turística do concelho, conjugando-a com o nosso programa anual de eventos, tirando partido da animação e atraindo ainda mais visitantes».

Nos “Dias à Mesa” participam três dezenas de restaurantes e alguns produtores e fornecedores locais.

E os primeiros “Dias à Mesa” decorrem já entre 28 de fevereiro e 3 de março com o Cozido à Portuguesa, associado ao Carnaval. Paralelamente, decorrerá o mercado dos fornecedores, com a apresentação da indústria da carne regional e os produtores de fumeiros e enchidos.

Em maio, por altura da Festa da Flor, serão os rojões a comandar as cozinhas famalicenses. Durante a Feira Medieval e Viking, em julho, é o bacalhau e os petiscos que sobem à mesa. O mês de setembro divide-se em francesinhas, para acompanhar com o Beer Fest e Street Food, e em cozinha vegetariana com o melhor dos produtos regionais biológicos, a complementar a Feira Grande de S. Miguel. Em outubro, celebra-se a cozinha internacional, com o International Week. A castanha é rainha em novembro, acompanhando as festas em honra de S. Martinho. Ainda em novembro há massas, que se conjugará com mais uma edição da Meia Maratona de Famalicão.

Most Popular Topics

Editor Picks