Câmara de Famalicão estreita relações com Universidade Aberta e Universidade de Lisboa

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão selou esta terça-feira, um acordo de cooperação com a Universidade Aberta, através da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, e com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo em vista o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação, bem como a promoção de seminários, ações de formação e eventos culturais, artísticos e científicos.

A Universidade Aberta (UAb) é a universidade pública portuguesa de educação à distância e em rede. Fundada em 1988, a UAb é a universidade pública portuguesa mais jovem, constituindo-se como uma universidade diferente das outras e especialmente vocacionada para liderar processos de mudança no campo do ensino superior e da ciência em Portugal. Através da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH) a UAb constitui-se como polo de uma rede aberta a outras universidades, centros de investigação e instituições cujas atividades sejam complementares.

Por sua vez, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), criado por Jacinto Prado Coelho em 1974, com o nome abrangente de Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa, é hoje um dos maiores centros de investigação em Portugal e o que possui o maior número de jovens investigadores com projetos e cargos de responsabilidade.

Neste âmbito, Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão considerou a constituição deste protocolo “um passo muito importante para o percurso educativo do concelho” e agradeceu “a confiança” depositada no município famalicense por estas instituições.

O autarca lembrou ainda que “a Câmara Municipal tem como uma das suas maiores prioridades a aposta na educação”, reconhecendo o seu papel essencial para o desenvolvimento do município.

Por sua vez, o vice-reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, assumiu que esta parceria “é mais um desafio para a Universidade no que diz respeito à qualificação da população”. “Nestes 30 anos de existência da Universidade temos desenvolvido projetos inovadores no que diz respeito à qualificação da população, nomeadamente através da educação à distância, e este protocolo representa mais um passo relevante nesta caminhada”.

 

Famalicão: Acidente condiciona o trânsito na N206 em Outiz

Um acidente de viação, ocorrido cerca das 10h30 desta segunda-feira, está a condicionar a normal circulação automóvel na N206, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro deu-se em plena Avenida Dom Afonso III, na entrada da freguesia de Outiz.

Conforme é visível na imagem enviada à Cidade Hoje, há um veículo que se encontra parado na faixa do sentido inverso.

Não há informação da existência de feridos.

Famalicão: Hoje há festa de verão e da cerveja em Sezures

Na tarde deste domingo, realiza-se a festa de verão e da cerveja, na Capela de S.Vicente em Sezures, Famalicão.

A iniciativa arranca às 15h com muita animação musical, a começar com grupos de concertinas e a prosseguir com DJ.

Simultaneamente, no mesmo recinto, decorre o primeiro encontro de concertinas.

 

 

 

FC Famalicão perde troféu Teresa Herrera nas grandes penalidades

A equipa do FC Famalicão perdeu, este sábado, o troféu Teresa Herrera, prestigiada competição que, no plano feminino, vai na décima edição.

A equipa famalicense esteve a vencer o RC Deportivo de La Coruña por 2-0, mas a equipa espanhola logrou chegar ao empate que prevaleceu até ao final do tempo regulamentar.

A decisão foi para as grandes penalidades e o Desportivo foi mais certeiro, com vitória 5-3 sobre as famalicenses.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.