Câmara de Famalicão entrega 183 mil euros em bolsas de estudo

“A bolsa de estudo é um apoio fundamental na hora de decidir o prosseguimento dos estudos no ensino superior”. Ana Rute Cardoso, que frequenta o 3.º ano do curso de Comunicação e Multimédia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro não tem dúvidas em afirmar que “estudar é essencial para a construção de um futuro melhor, no entanto, quando isso implica mudar de cidade, arranjar casa e gastar muito dinheiro em transportes, a dúvida instala-se e são apoios como estes que nos ajudam a prosseguir”. A jovem universitária recebeu esta tarde, pela segunda vez, uma bolsa de estudo. A cerimónia de entrega dos cheques decorreu na Casa das Artes e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Numa intervenção desafiante, Paulo Cunha falou essencialmente de sonhos concretizados e de felicidade e deixou um apelo aos jovens: “Nunca se resignem e nunca deixem de ser ambiciosos. Sabemos que muitas vezes o mérito por si só não é o suficiente, mas nessas alturas a Câmara Municipal está aqui para ajudar e criar condições para que os sonhos sejam concretizados”.

“Queremos que os famalicenses sejam bem sucedidos nas suas escolhas e queremos um futuro com qualidade para Vila Nova de Famalicão. Precisamos de recursos humanos qualificados para dar resposta ao nosso mercado de trabalho e por isso estamos disponíveis para contribuir através destas bolsas de estudo e outros apoios importantes”, adiantou o autarca, salientando que se trata principalmente de “assegurar o direito de cada um alcançar a felicidade”.

Refira-se que a Câmara Municipal de Famalicão reforçou, este ano, o investimento na atribuição das bolsas de estudo ao ensino superior, passando dos 178 mil euros em 2018 para cerca de 183 mil euros, beneficiando 283 estudantes, mais dez do que no ano passado. Os apoios atribuídos oscilam entre os 1100 euros e os 500 euros.

“Ano após ano estamos disponíveis para perceber se é ou não necessário ir mais longe na atribuição dos apoios”, referiu ainda o presidente da Câmara Municipal, , realçando que “hoje em dia apoiamos mais jovens, porque eles estão melhor informados acerca dos apoios existentes, muito graças ao trabalho desenvolvido pelo município, através da divulgação das iniciativas, que tem levado a informação até todos, o que é ótimo, pois não queremos que ninguém fique de fora dos apoios por falta de informação”.

Por outro lado, segundo o autarca “atualmente, estamos a chegar cada vez mais longe, estamos a apoiar também os novos cursos Técnicos Superiores Profissionais, alargando assim a área de ação dos apoios”.

Desde 2013, o investimento municipal concedido às bolsas de estudo para o ensino superior já aumentou em mais de 50 por cento, sendo que a verba municipal passou de 120 mil euros, em 2013, para cerca de 183 mil euros, em 2019. Também no que diz respeito aos alunos beneficiados se regista um aumento significativo, tendo passado de 145 alunos, em 2013, para 283, em 2019.

Tempo quente continua: Sábado com 30 graus previstos

O tempo quente vai continuar nos próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no concelho de Famalicão os termómetros podem ir até aos 30 graus.

Essa máxima está prevista para esta quinta-feira e sábado.

Pode seguir a previsão ao detalhe aqui

Informação Útil: Recolha de Lixo mantém-se no feriado desta quarta-feira

Neste feriado de 5 de outubro (quarta-feira) o serviço de recolha de lixo irá operar dentro dos horários e rotas habituais, informa a autarquia famalicense.

A população do concelho de Vila Nova de Famalicão pode, por isso, colocar o lixo nos locais para a respetiva recolha.

Famalicão: Mulher com cerca de 60 anos ferida em despiste de carro na N206

Uma mulher, com cerca de 60 anos, ficou ferida na sequência de um despiste automóvel, na N206, em Joane.

O sinistro aconteceu cerca das 06h40, na Avenida da Riopele.

A vítima foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses que asseguraram o transporte para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave está a comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A celebração começou esta terça-feira e prossegue até quinta-feira.

Estão programadas algumas atividades para ajudar e esclarecer eventuais dúvidas a grávidas e puérperas, bem como uma aula de Yoga e massagem para bebés nascidos no CHMA (esta quarta-feira, às 15 horas, na Clínica da Mulher e da Criança), com o objetivo de promover uma maior conexão entre mãe e filho.

«Decidi amamentar, mas não está a correr como esperava» é o tema de uma sessão que decorre na quinta-feira, a partir das 15 horas, na sala de reuniões.

Inscrições através de preenchimento de formulário disponível na página do Facebook Aqui Geramos Sorrisos CHMA

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

FC Famalicão entra na Taça a jogar na Trofa

O FC Famalicão já conhece o adversário da terceira eliminatória da Taça de Portugal. No sorteio realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, e já com as equipas da Liga Bwin, a equipa de João Pedro Sousa vai defrontar o vizinho Trofense, equipa da segunda Liga.

Os jogos ditados pelo sorteio disputam-se no fim de semana de 15 e 16 de outubro.