Cabazes solidários para famílias de alunos do Agrupamento D. Maria II

O Agrupamento de Escolas D. Maria II atribuiu cabazes de alimentos a famílias carenciadas de estudantes do Agrupamento, já sinalizadas. Já foram entregues dez cabazes e até final de maio serão entregues mais trinta.

Na ajuda à composição destes cabazes esteve o projeto coordenado pela professora Maria Manuela Azevedo, designado “Miúdos Eco-Solidários”, que trabalhou conteúdos no âmbito da educação ambiental e solidariedade.

Para levar a cabo a ação em foco, a coordenadora do projeto referido contou, também, com a colaboração dos professores Ângela Carvalho, Elisa Saraiva, Celestino Ferreira e Jorge Araújo e, ainda, com o contributo do hipermercado E. Leclerc, que se associou à iniciativa oferecendo 10 cabazes solidários.

Famalicão: Bombeiro parte a perna no combate ao fogo na Seraical

A noite desta segunda-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, nas instalações da Seraical, em Vilarinho das Cambas.

Para além dos danos provocados pela chamas, há a registar pelo menos um ferido. Trata-se de um bombeiro dos B.V.Famalicão que, segundo o Jornal de Notícias, que avança com a informação, terá partido a perna durante o combate às chamas.

De acordo com a mesma fonte, o operacional foi retirado do local pelos colegas e levado para o hospital local.

Famalicão: Incêndio de grandes dimensões na Seraical em Vilarinho das Cambas

A noite desta segunda-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões, na Seraical, em Vilarinho das Cambas.

O alerta para o fogo no centro de reciclagem foi dado pouco depois das 21h00, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicão, Famalicenses, Riba d’Ave e Trofa.

Numa primeira fase, os soldados da paz estarão a tentar conter as chamas, que deflagram numa parte exterior, junto de um armazém, para evitar a propagação do fogo à zona de floresta e habitações vizinhas.

Famalicão: Agressões e insultos obrigam à chamada da GNR a espaço comercial na Lagoa

Uma patrulha da GNR foi acionada, ao final da tarde desta segunda-feira, ao Atlantic Park, na freguesia da Lagoa, em Famalicão.

Na origem da situação terão estado desavenças familiares que resultaram em agressões e insultos entre várias pessoas, no interior de uma das lojas daquele retail e, posteriormente, no espaço exterior, junto ao estacionamento.

Apesar de tudo, não houve necessidade da intervenção dos bombeiros, a GNR registou a ocorrência que, agora, deverá seguir os trâmites legais.

 

Famalicão: Rio Ave renova com João Marques

O treinador famalicense, depois de ter conduzido a equipa feminina do Rio Ave à histórica subida à Liga BPI, a primeira presença de sempre na principal divisão do futebol nacional, viu o seu contrato renovado por mais um ano.

Com uma carreira de sucesso no futebol feminino nacional, João Marques exibe nove títulos e várias subidas de divisão. Foi, por exemplo, campeão da 2.ª Divisão e vencedor da Taça de Portugal pelo SL Benfica; conquistou por duas vezes a Taça da Liga ao serviço do SC Braga, e no Racing Power foi campeão da 2.ª Divisão, assegurando a subida à Liga, além de ter chegado à final da Taça de Portugal e à Final Four da Taça da Liga em 2024. Entre 2019 e 2021, treinou o FC Famalicão, onde também garantiu uma subida de divisão.

No conjunto vilacondense, João Marques prepara-se para liderar a equipa na sua estreia na elite do futebol feminino nacional.

Famalicão: PSP persegue homens que assaltaram casa, um deles tentou fugir a pé mas foi apanhado

Um homem foi detido pela PSP, depois de ter tentado uma fuga apeada, na sequência de um assalto a uma residência, em Famalicão

O detido, revela a autoridade, atuou com um outro homem no arrombamento de uma porta e posterior furto à moradia. Quando abandonaram o local foram intercetados pela PSP e, ao serem abordados pelos agentes, os criminosos abandonaram a viatura e tentaram fugir a pé.

No carro ficaram para trás vários bens furtados, entre eles peças em ouro, relógios e 4.050 euros em dinheiro.

Eduardo Oliveira entrega listas do PS em Famalicão

O candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal, Eduardo Oliveira, entregou esta manhã no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão as listas para a Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. Ao todo, são mais de mil candidatos distribuídos pelas diferentes estruturas autárquicas.

A lista à Vereação é composta por 19 elementos, maioritariamente mulheres, com forte presença de independentes e uma média de idades nos 40 anos. Já a lista para a Assembleia Municipal é liderada por Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, ex-deputada e figura reconhecida na área da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

“A entrega das listas no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão foi um momento simbólico mas profundamente significativo e que marca formalmente uma caminhada que temos vindo a construir com seriedade, dedicação e proximidade junto dos famalicenses”, afirmou Eduardo Oliveira.

O candidato destacou ainda: “São mais de mil mulheres e homens preparados, ligados às suas comunidades, determinados a fazer diferente e melhor. Estamos prontos para a Mudança que o nosso concelho precisa. E estamos prontos para fazê-la com todos e para todos.”

Com esta entrega formal, o PS de Famalicão apresenta-se às eleições autárquicas com o lema “A Mudança”, defendendo políticas para habitação acessível, criação de um Centro Municipal Geriátrico, reforço da cooperação com IPSS, mais vagas em creches e melhorias na saúde, transportes e apoio ao comércio local.