BV Famalicenses ainda combatem incêndio que deflagrou ao início da tarde em Telhado

Desde o início da tarde desta terça-feira, os Bombeiros Voluntários Famalicenses estão a combater um incêndio que lavra numa zona rural da freguesia de Telhado, em locais de difícil acesso.

No local, a corporação tem atualmente 18 voluntários, com o apoio de seis veículos.

O alerta foi dado pelas 14h45 e, desde então, os voluntários Famalicenses combatem este incêndio.

Famalicão: Tiago Reis vence última prova do nacional de todo-o-terreno

Tiago Reis venceu, no passado fim de semana, a Baja de Lagos, última prova do campeonato de Portugal de todo-o-terreno, que consagrou Gonçalo Guerreiro (Polaris Rzr) como novo campeão nacional da modalidade. O famalicense, navegado por Paulo Fiúza, bateu Daniel Silva/Gonçalo Magalhães (Taurus T3 Max) por 1.36,6 minutos.

Tiago Reis impôs-se ao longo dos dois setores seletivos, repetidos sábado e domingo, após um prólogo muito disputado cujo triunfo sorriu a Guerreiro que precisava apenas de somar cinco pontos para assegurar a conquista do campeonato. Se por um lado Guerreiro adotou uma estratégia segura, evitando riscos desnecessários, o famalicense, por seu lado, assinou uma vitória sólida na Baja TT Lagos, demonstrando uma rápida adaptação ao MMP.

O vencedor da prova, Tiago Reis, ficou feliz com o triunfo. «Apesar de esta semana não ter estado a 100% fisicamente, estive bastante doente, conseguimos chegar ao Algarve e vencer a corrida o que nos deixa muito satisfeitos. Parabéns a toda a equipa e à MMP pelo excelente trabalho».

 

Famalicão: “Ficção e realidade” encerra o ciclo de tertúlias dedicado a Camilo Castelo Branco

No ano do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, a CCDR NORTE promove, no dia 26 de novembro, quarta-feira, pelas 21h, na Fundação Cupertino de Miranda, a 5.ª e última tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco, sob o tema “Ficção / Realidade”.

A sessão contará com as intervenções de Abel Barros Baptista, ensaísta e professor universitário; João Paulo Braga, investigador e conhecedor da obra camiliana; Tânia Furtado Moreira, doutorada em Camilo Castelo Branco e consultora científica do bicentenário do escritor. A moderação estará a cargo de Célia Machado, da Fundação Cupertino Miranda.

O ciclo de tertúlias, integrado na programação “Camilo 200 a Norte”, celebra o prazer da leitura e propõe uma redescoberta contemporânea da sensibilidade camiliana, marcada por inquietação, intensidade e uma profunda ligação ao território.

Com curadoria de Jorge Sobrado, as tertúlias camilianas percorreram diferentes cidades da Região Norte, evocando o legado literário e cultural de Camilo Castelo Branco e promovendo o diálogo entre especialistas, leitores e comunidades locais.

A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia online: https://forms.office.com/e/XmsuHsJ7xk

Famalicão: PS lamenta chumbo de propostas

O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão lamenta o chumbo da proposta para apoiar pessoas e empresas afetadas pelo mau tempo da depressão Cláudia, com um fundo de emergência no valor de um milhão de euros. O PS propunha apoios imediatos até 2.000 euros por agregado familiar e até 3.000 euros para pequenas empresas, garantindo maior agilidade na reposição de bens essenciais e na recuperação de danos.

A proposta foi levada a reunião de Câmara na passada quinta-feira e foi rejeitada pela maioria PSD/CDS-PP.

Na mesma reunião, foi também rejeitada a proposta do PS sobre a eliminação da Taxa de Ocupação do Subsolo. O PS diz que a taxa é considera ilegal desde 2017 pelo Supremo Tribunal Administrativo e que já foi eliminada em vários municípios. A taxa é cobrada às operadoras de gás natural, que o PS entende penalizam também os consumidores.

Como já foi referido (ver outra peça), a proposta do PS para a redução do IMI para a taxa legal de 0,3% também foi rejeitada.

Para Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS de Vila Nova de Famalicão, estas decisões revelam «uma falta de sensibilidade social e de visão estratégica por parte da maioria que governa o município. É incompreensível que a coligação PSD/CDS tenha optado por ignorar as necessidades reais das pessoas do nosso concelho ao chumbar propostas claras, justas e responsáveis. Exigimos justiça, responsabilidade e respeito pelos famalicenses».

Famalicão: João Romano entre os dez melhores nacionais de semirrápidas

João Romano classificou-se no 10.º lugar no 44.º Campeonato Nacional Absoluto de Semirrápidas, que decorreu no dia 22 de novembro, no Seixal. O atleta do Clube de Xadrez A2D ficou a apenas meio ponto do apuramento para o Campeonato da Europa Absoluto (reservado aos cinco primeiros classificados). Terminou com 7 vitórias, 2 derrotas e um ganho de 31 pontos de Elo FIDE.

Organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), o evento contou com 321 jogadores, superando os 303 inscritos no campeonato realizado há dois anos, em Felgueiras.

O Clube de Xadrez A2Didáxis marcou presença com uma delegação de seis atletas: Carlos Novais (sénior); Gil Costa (sub-20); Artur Lemos (veterano), Vasco Machado (sénior) e Duarte Abreu (sub–20).

A vitória foi para o mestre internacional André Sousa, campeão nacional absoluto, que volta a somar mais um título. O atleta do Vitória SC terminou com 7 vitórias e 2 empates.

Famalicão: Mónica Pinto da Silva apresenta livro infantil

Na tarde do dia 13 de dezembro, a partir das 16 horas, Mónica Pinto da Silva apresenta, na biblioteca de Ribeirão, o seu mais recente livro. “Nico e a pulga Pulguedo” conta a história de um gato vaidoso que tem uma boa vida. Um certo dia, conhece Tom, o novo gato da casa, que passa a vida a coçar-se. Não gostando de partilhar a sua cama com um gato pulguento, envolvem-se numa luta. Quando são separados e vão dormir, Nico conhece uma amiga especial de Tom: a pulga Pulguedo. Quando ela lhe conta a história de vida de Tom, Nico muda a sua atitude.

Mónica Pinto da Silva é natural de Ribeirão, sendo Licenciada em Assessoria e Tradução, com Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas.

“Reencontrar”; “Até à Eternidade”; e “Anjo de Natal” são obras já publicadas por esta professora.

Famalicão: Novo Rumo celebrou o 14º aniversário

Mais de uma centena de pessoas participaram na celebração do 14.º aniversário da Novo Rumo – Associação de Professores de V. N. de Famalicão, que teve lugar no Centro Pastoral de Santo Adrião, no dia 11 de novembro.

Para além dos associados, familiares e amigos, a celebração contou com a presença de Sandra Campos, coordenadora da Rede de Academias Seniores famalicenses, e de Pedro Oliveira, vice-presidente e vereador do Município de Famalicão, que manifestou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido pela Novo Rumo. O autarca deixou palavras de incentivo e garantiu o apoio necessário do Município para que a associação possa continuar a sua missão.

Esta associação, por onde já passaram quatro centenas de pessoas, envolve atualmente cerca de 130 utentes, em diversas atividades: duas turmas de Inglês, Bordados, Pintura, Chi Kung, Grupo Coral, Tuna Musical e o mais recente grupo de cordas, denominado Tuca.

Ao longo deste ano, para além de várias atuações em eventos, realizaram-se passeios e visitas, nomeadamente a Resende e a Chaves; no estrangeiro, os participantes deslocaram-se a Verín (Espanha), à Croácia e fizeram um cruzeiro “MSC” que passou pela Grécia, Turquia e Itália. No passado dia 22 de novembro, o grupo esteve no Coliseu de Lisboa para assistir ao espetáculo Lago dos Cisnes; nos dias 2 e 3 de dezembro regressa à capital para visitar os Mercados de Natal e assistir a uma noite de fado na Adega Machado. O almoço de Natal está agendado para o dia 16, na Quinta dos Casais, em Bente.

Laura Araújo, presidente da direção da Novo Rumo, trabalha em conjunto com Maria José Lopes, Conceição Azevedo, António Carvalho e José Pereira.

No dia do aniversário, a presidente afirmou que a direção continuará focada em promover o equilíbrio emocional, o bem-estar e o entusiasmo na caminhada de cada um: “Aqui, nem tudo depende do tempo… mas sim da tua energia!” ManSanches