BV Famalicenses ainda combatem incêndio que deflagrou ao início da tarde em Telhado

Desde o início da tarde desta terça-feira, os Bombeiros Voluntários Famalicenses estão a combater um incêndio que lavra numa zona rural da freguesia de Telhado, em locais de difícil acesso.

No local, a corporação tem atualmente 18 voluntários, com o apoio de seis veículos.

O alerta foi dado pelas 14h45 e, desde então, os voluntários Famalicenses combatem este incêndio.

Famalicão: Município apoia a única mulher do país a jogar ténis em cadeira de rodas

A Câmara Municipal de Famalicão concedeu um apoio de cinco mil euros a atleta do Ténis Clube de Famalicão, Manuela Oliveira, para a aquisição de uma cadeira de rodas adaptada à competição.

«É um equipamento fundamental para competir ao mais alto nível e para conseguir dar o salto que tenho vindo a trabalhar. Com estas condições, posso focar-me totalmente no treino, na progressão e nos resultados», reagiu a atleta.

A atleta, a única mulher do país a competir na modalidade de ténis em cadeira de rodas, foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia, Mário Passos, para um encontro simbólico.

A cadeira foi feita à sua medida, é «mais ágil e mais leve», num «modelo topo de gama da modalidade» que terá um «impacto gigante e marcará um grande passo» na sua carreira, reconhece a atleta.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, reforçou o compromisso de Famalicão com o desporto para todos. Para o autarca, o apoio «é mais uma demonstração do investimento contínuo na superação, no talento famalicense e na promoção da igualdade de oportunidades».

O edil garante que o município vai «continuar a criar condições para que os nossos atletas tenham os meios necessários para atingir a excelência e a Manuela é um desses exemplos que muito nos orgulha», referiu.

Famalicão: Mercado de Natal em Cavalões

Este fim de semana, Cavalões abre o Mercado de Natal. Vai ser instalado no Parque de S. Gonçalo, aberto à participação de todos, com comida, bebida, artesanato e animação alusiva à época natalícia.

No sábado, abre às 18, com inauguração das luzes na Junta de Freguesia; seguida da chegada do Pai Natal; 18h15, atuação dos bombos Com Vida; 19 horas, atuação de Maria João Barbosa.

Domingo, 30 de novembro, às 10h15, aquecimento com o professor Cristiano Oliveira; 10h45, caminhada; 15 horas, passeio de Pais Natal em bicicleta, pelo Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões; 16 horas, atuação de concertinas.

FC Famalicão é o terceiro clube nacional que melhor contrata e vende

Segundo o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), publicado esta quarta-feira, o FC Famalicão é o terceiro clube nacional com o melhor registo entre o balanço financeiro de futebolistas profissionais contratados desde janeiro de 2021 e depois negociados em definitivo para outros clubes.

No plano nacional, o Benfica é o líder, seguido do Sporting e, depois, vem o FC Famalicão como o terceiro clube com melhor desempenho financeiro nesta análise, com um lucro de 53 milhões de euros. Segundo o estudo do CIES, a SAD liderada por Miguel Ribeiro registou despesas no valor de 13 milhões de euros e receitas de 66 milhões. Nos últimos anos, o clube tem beneficiado de alguns impactantes negócios, por exemplo com o FC Porto, com as vendas de Iván Jaime, Otávio e Francisco Moura, mas também com o Sporting, com Ugarte, ou os espanhóis do Villarreal, a quem vendeu o guarda-redes Luiz Júnior.

Famalicão: Colisão em Pousada de Saramagos faz um ferido

Na manhã desta quinta-feira, uma colisão entre dois veículos ligeiros deixou uma mulher ferida, na Avenida da Riopele, em Pousada de Saramagos.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, uma das viaturas envolvidas no acidente foi um carro da VMER, sendo que os ocupantes não sofreram ferimentos.

O alerta foi dado por volta das 09h33 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses, que transportaram vítima, com ferimentos ligeiros para o hospital local.

Famalicão: 69 empresas famalicenses distinguidas com o estatuto PME Excelência

Sessenta e nove empresas famalicenses, de vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2024, atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal.

Em termos nacionais, 3 925 empresas foram distinguidas com este estatuto, sendo que no conjunto são responsáveis por 125 729 postos de trabalho.

No que concerne à distribuição setorial, o comércio e a indústria continuam a ser as atividades com maior representatividade no universo PME Excelência 2024, com 961 empresas (24,5%) e 841 empresas (21,4%), respetivamente. Logo a seguir, destacam-se o Turismo (20,1%), com 787 empresas, os Serviços (14%), com 549 empresas e o setor da Construção e Imobiliário (13,8%), com 543 empresas.

A maioria das PME Excelência são empresas de pequena dimensão. Das distinguidas, 72,3% (2 839) são de pequena dimensão, 21,2% (833) de média dimensão e as restantes 6,4% (253) representam as microempresas.

O distrito de Braga é o terceiro, atrás de Lisboa e Porto, que apresenta a maior concentração de empresas PME Excelência, com um total de 364.

Famalicão: Riba d´Ave regressa a Tomar e perde para o campeonato

Na noite desta quarta-feira, a contar para a sétima jornada do nacional de hóquei em patins, o Riba d´Ave voltou a Tomar e perdeu, por 5-1. A equipa ribadavense, que no fim de semana tinha empatado (2-2) em Tomar, eliminando esta equipa da WSE Cup, saiu para o intervalo a perder, 2-0, foi capaz de reduzir o marcador, por Guilherme Azevedo, mas depois a equipa da casa “disparou” no marcador.

Com este desaire, a formação de Jorge Ferreira desceu ao décimo lugar, com 6 pontos. O campeonato regressa no dia 6 de dezembro, com a visita do Sporting a Riba de Ave.