Bilhetes para Famalicão x Porto à venda a partir de quarta-feira

O FC Famalicão defronta o FC Porto no próximo domingo, dia 15 de agosto, numa partida a contar para a segunda jornada da Liga Bwin. O jogo decorre pelas 18h00 no Estádio Municipal de Famalicão. Os bilhetes para o confronto ficam disponíveis a partir de quarta-feira, dia 11 de agosto, para sócios detentores de lugar anual.

A partir de sexta-feira, dia 13 de agosto, a venda de bilhetes é exclusiva a sócios com lugar anual e sócios do FC Famalicão até ao nº 3000 com quota sete regularizada, sendo que a venda está dependente da disponibilidade de ingressos. No sábado, dia 14 de agosto, a venda dos ingressos é exclusiva a sócios com lugar anual e sócios do FC Famalicão, a partir do nº 3000, com quota sete regularizada. Consequentemente, a venda dependente da disponibilidade de ingressos e só está disponível para sócios inscritos até 15 de julho. Os bilhetes de sócio podem ser adquiridos por oito euros.

No dia da partida, o público deve apresentar bilhete e deve cumprir os requisitos e recomendações emanados pela Direção-Geral de Saúde para a entrada no recinto desportivo. As pessoas têm de apresentar o Certificado Digital Covid-19 válido ou o Certificado de Recuperação, ou têm de apresentar teste PCR com resultado negativo realizado até 72 horas antes do jogo ou teste antigénio com resultado negativo realizado até 48 horas antes do confronto.

Famalicão: Rui Jorge Araújo anuncia as suas propostas para S. Cosme, Telhado e Portela

O candidato do Chega à União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela promete «colocar as pessoas em primeiro lugar e fazer das freguesias um espaço mais organizado, justo e com futuro».

Rui Jorge Araújo avança convicto que com «uma boa gestão, transparência e proximidade, é possível transformar esta união de freguesias num território mais justo, limpo, participativo e com oportunidades para todos».

O seu plano de ação assenta na transparência nas contas e nas decisões; apoio às famílias e aos mais vulneráveis; valorização do comércio local; cuidado com o espaço público; aposta na juventude, na cultura e no ambiente.

Licenciado em Gestão, o candidato compromete-se, caso seja eleito, liderar uma Junta de Freguesia «mais eficiente, que sabe onde investe cada euro, que ouve antes de decidir e que atua com proximidade».

Famalicão: Isabel Fernandes avança com candidatura para «marcar a diferença»

Isabel Fernandes, candidata da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD-CDS/PP) à união de freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, apresenta uma mensagem de renovação e compromisso para estas comunidades.

Empresária no setor têxtil e formadora na mesma área, Isabel Fernandes, 54 anos, assumiu funções de tesoureira na Junta de Freguesia de Mouquim (2009-2013) e vogal da Assembleia da União de Freguesias entre 2013 e 2025.

Na sua apresentação, a 14 de setembro, a candidata afirmou que quer «marcar a diferença». Perante os apoiantes, promete «mais futuro» para esta união de freguesias. «Estou aqui hoje porque acredito nesta terra, acredito nas nossas freguesias e acredito nas nossas pessoas. É por gostar profundamente da nossa comunidade que aceitei este desafio», confessou.

A candidata garantiu que, caso vença, será uma presidente «próxima, justa e disponível» para a comunidade. Sobre quem a acompanha, diz ser «uma equipa competente e dedicada com o objetivo de alcançar os objetivos».

Entre os apoiantes estavam o atual presidente de Junta, Carlos Alberto Fernandes e Mário Passos, candidato o à Câmara pela coligação Mais Ação, Mais Famalicão. Mário Passos reconheceu e agradeceu o trabalho do autarca, destacando a sua «dedicação tremenda» à comunidade. Acerca de Isabel Fernandes, assegurou que «é a pessoa certa para dar continuidade ao trabalho feito e para levar Lemenhe, Mouquim e Jesufrei ainda mais longe». Sublinhou ainda os investimentos realizados na União de Freguesias durante o mandato, num total de 2,2 milhões de euros, e apelou à união em torno da coligação “Mais Ação. Mais Famalicão”.

Município vai instalar 45 equipamentos coletivos de deposição de resíduos no concelho

O Município de Famalicão vai instalar equipamentos coletivos de deposição de resíduos nas áreas habitacionais e de comércio do concelho que não dispõem da designada “casa do lixo”.

No total serão instalados 45 equipamentos em todo o concelho. O primeiro será colocado esta sexta-feira, pelas 17h00, na rua Luís Barroso, no centro da cidade, com a presença do autarca famalicense, Mário Passos, e do vereador do Ambiente, Hélder Pereira.

Desta forma, a autarquia pretende evitar aglomerados de resíduos na rua, situação que tem vindo a repetir-se com frequência.

Famalicão volta a ser o município do país com mais Eco-Escolas

Pelo segundo ano consecutivo, Famalicão volta a ser distinguido como o Município com mais Eco-Escolas do país, com oitenta instituições educativas galardoadas.

A distinção chega através da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que se dedica à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais e abrange não só as escolas públicas do concelho, mas também várias IPSS, escolas profissionais, estabelecimentos de ensino privado e uma instituição de ensino superior.

Todos os agrupamentos de escolas de Famalicão conquistaram ainda o galardão Eco-Agrupamento, que valoriza o trabalho desenvolvido no território a nível ambiental, sustentabilidade e cidadania ativa.

A sessão de entrega do galardão às escolas está agendada para o dia 23 de outubro, no evento nacional “Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas”, que terá lugar no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável que tem como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

Famalicão: PAN propõe medidas para um concelho inclusivo

«Queremos um concelho verdadeiramente inclusivo, e que trabalhe nessa inclusão de forma diária», defende a candidata do PAN à Câmara Municipal, Sandra Pimenta.

Neste sentido, e dentro das linhas programáticas do partido, em que a inclusão das pessoas com deficiência é uma prioridade, o PAN apela à responsabilidade social das empresas. E, para incentivar essa prática, propõe a criação de uma plataforma digital que permita colocar em contacto as empresas e as associações do concelho.

No programa do PAN, está também a eliminação de barreiras arquitetónicas ou de comunicação, e proporcionar oportunidades iguais para todos. «É essencial que a sociedade abandone estereótipos e perceba que as pessoas com deficiências têm igual potencial», afirma a porta-voz do PAN.

Esta observação foi feita depois de uma visita da candidata à APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Neste encontro, o partido recolheu informações sobre as principais dificuldades e preocupações desta Associação, assim como projetos que envolvem os utentes em atividades diárias e lhes permitem desenvolver competências.

Como medidas para a inclusão, o PAN propõe também a criação de um Observatório Municipal para os Direitos Humanos, para recolha de informações que permitam a tomada de decisões, que protejam as pessoas mais vulneráveis. Quer uma bolsa de intérpretes de língua gestual para os serviços públicos; espaços culturais inclusivos; criar um banco municipal de produtos de apoio, por empréstimo; garantir apoios financeiros à adaptação dos imóveis para uma melhor acessibilidade; entre outras propostas.

Famalicão: Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ ao novo contrato para a recolha de lixo no concelho

O contrato, no valor de 36.350.992,20 euros, para a recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana no concelho de VN Famalicão, por cerca de 10 anos, recebeu “luz verde” do Tribunal de Contas.

O serviço passa a ser feito pelo consórcio composto por três empresas: a espanhola FCC Medio Ambiente SA e as portuguesas RRI – Serviços Ambientais SA e FCC Meio Ambiente SA. O contrato, que entra em vigor em dezembro deste ano, abarca uma extensa gama de serviços. Para além da continuidade do serviço porta a porta e da recolha de resíduos indiferenciados, contempla ainda a criação de novos circuitos para a recolha de biorresíduos e dos chamados “monstros” ou monos domésticos e a limpeza, através de varredora mecânica, na periferia do centro urbano e vilas (Joane, Ribeirão e Riba de Ave).

O novo contrato, aprovado em reunião de Câmara em junho deste ano, prevê que a recolha de resíduos decorra exclusivamente durante o período noturno, acabando com o serviço durante o dia. Este procedimento evita constrangimentos rodoviários causados pela circulação dos camiões do lixo e a permanência de resíduos nas ruas ao longo do dia.

Os circuitos de recolha de resíduos domésticos serão os seguintes: na cidade, a recolha de indiferenciados será feita 4 vezes por semana, acrescida de dois dias para a recolha de biorresíduos; nas vilas a recolha de indiferenciados acontece em 3 dias da semana, com uma semanal de biorresíduos complementada com compostagem individual e comunitária.

Nas freguesias a recolha de resíduos indiferenciados acontecerá 3 dias por semana e será complementada com compostagem comunitária e individual numa primeira fase para dar resposta à separação dos biorresíduos.

Quanto aos biorresíduos não domésticos estão previstos 3 circuitos: um para os grandes produtores (empresas com cantinas), outro para o sistema HORECA (hotéis, cafés e restaurantes) e um terceiro para recolha de resíduos verdes dos cemitérios.

Aquando da abertura do concurso, o vereador do Ambiente, Hélder Pereira, deu conta que «o novo contrato tem a vantagem de não ficar fechado», ou seja, «caso se verifique a necessidade de criar novos circuitos ou de alargar os existentes este contrato permite que se faça». Acrescenta que este novo procedimento tem «em consideração as novas orientações estratégicas a nível nacional e a legislação aplicável», pela inclusão de diferentes fluxos de resíduos, com especial enfoque na recolha de biorresíduos e dos vários serviços complementares ao nível da limpeza urbana, como o fornecimento, lavagem, higienização e manutenção de locais de deposição dos resíduos.

O consórcio está obrigado a cumprir rigorosas normas de segurança e saúde, fornecer equipamentos de proteção individual e elaborar planos de prevenção, além de obrigações ambientais para minimizar impactos, como gestão de resíduos, controlo de ruído e emissões. Inclui, também, a lavagem mensal de contentores, fornecimento de 500 novos contentores (200 de 120L e 300 de 800L) e fiscalização de irregularidades.