Bandeira de Autarquia Mais Familiarmente Responsável veio para Famalicão

Vila Nova de Famalicão recebeu ontem a bandeira de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”.

A distinção, referente ao ano de 2019 e atribuída pelo Observatório dos Municípios Familiarmente Responsáveis, acontece pelo oitavo ano, o sétimo consecutivo, e vem mais uma vez reconhecer as boas práticas de apoio às famílias promovidas pelo município liderado por Paulo Cunha.

A cerimónia de entrega da bandeira decorreu esta quarta-feira, em Coimbra, numa cerimónia em que a autarquia famalicense se fez representar pela vereadora da Família, Sofia Fernandes, e que contou com a presença do secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

Orgulhoso com mais uma distinção, Paulo Cunha reiterou a vontade do executivo municipal em “continuar a trabalhar em prol da qualidade de vida das famílias do concelho”.

O mesmo foi salientado ontem, em Coimbra, pela vereadora da Família da autarquia, que enalteceu o impacto e a importância das políticas municipais no dia-a-dia das famílias famalicenses.

Recorde-se que da educação à área social, do desporto à cultura, foram muitos os argumentos elencados na candidatura apresentada pela autarquia famalicense, reconhecida não só pelas suas políticas orientadas para todas as famílias do concelho, mas também pelas ações e iniciativas destinadas a agregados familiares mais desfavorecidos económica e socialmente.

Assim, no domínio da educação recorde-se que a autarquia tem em desenvolvimento perto de uma centena de projetos e ações para garantir que a educação seja o grande fator de coesão social do território, constituindo-se como um verdadeiro elevador social para os cidadãos e como plataforma de junção entre estes e o tecido empresarial e institucional famalicense. Entre as várias medidas promovidas, destaque para a oferta dos livros de atividades para todas as crianças do primeiro ciclo, a gratuitidade dos passes escolares para todos os alunos do concelho, desde o ensino básico até ao 12.º ano, e as bolsas de estudo aos estudantes universitários.

Ainda neste domínio, recorde-se que Vila Nova de Famalicão é Cidade Educadora desde 2010 e, ao longo dos anos, tem realizado um trabalho sistemático na educação não formal dos cidadãos.

Na área social destaca-se o Programa Municipal “Casa Feliz” que ajuda as famílias mais carenciadas do concelho a realizarem obras de renovação das suas habitações e que apoia as famílias que mais precisam no pagamento das rendas, assim como os descontos e isenções nas tarifas de água e saneamento para as famílias numerosas e para as mais necessitadas.

Na saúde, destaque para a recente adesão do município ao programa “Saúde Oral Para Todos”.

Em matéria fiscal, é uma reconhecida mais-valia para as famílias a estabilidade fiscal do município ao longo dos anos, a fixação da taxa do IMI próxima do mínimo legal (0,35%) e a existência de um IMI familiar que atribui um desconto no pagamento do imposto tendo em conta o número de dependentes que integram o agregado familiar.

O acesso das famílias à fruição cultural e à prática desportiva tem também merecido uma atenção especial da autarquia que tem instituído o Cartão Jovem Municipal, o Cartão Sénior Feliz e o Cartão do Voluntário com descontos significativos em diversas atividades e no acesso aos transportes públicos no concelho, para além de outros benefícios.

Recorde-se que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

Ao todo, em 2019 o Observatório distinguiu 77 municípios.

Famalicão: Pastelaria renova instalações mas vê material a ser furtado por clientes

Fronhas, almofadas e outros detalhes de decoração têm desaparecido da Pastelaria Doce D’Antas, em Famalicão. O alerta foi dado pelos proprietários através das redes sociais, onde afirmam que o espaço tem instaladas câmaras de videovigilância e todos os furtos estão registados.

Desta forma, caso a situação volte a repetir-se “as imagens captadas serão entregues às autoridades competentes”.

Na mesma publicação, agradecem a todos os que visitam a pastelaria “com respeito, carinho e bom senso”.

Famalicão: Candidaturas ao apoio à renda terminam esta sexta-feira, 31 de outubro

As candidaturas para o Apoio à Renda para o próximo ano terminam esta sexta-feira, 31 de outubro.

Os interessados devem iniciar o processo de candidatura através do registo na plataforma “Programa Casa Feliz – Apoio à Renda”, https://rendas.famalicao.pt

O apoio destina-se a famílias que se encontrem em situação de carência económica e divide-se em quatro escalões – A, B, C e D – que equivalem a um apoio mensal durante 12 meses, no montante de 125 euros, 95 euros, 65 euros e 50 euros, respetivamente.

 

Famalicão: Luís Machado e Ana Marinho são os padrinhos de S. Silvestre de Castelões

Luís Machado, atleta do SC Braga, que é natural de Castelões, e a joanense Ana Marinho, do S. Salvador do Campo, são os padrinhos da S. Silvestre de Castelões, prova que se realiza no dia 29 de novembro. As inscrições decorrem em www.sinctime.com

Dois jovens talentos do atletismo nacional que “emprestam” o seu nome a esta jornada de atletismo.

A tarde do dia 29 de novembro, começa com a prova para os mais novos, seguindo-se a prova principal com a distância de 9km e, depois a caminhada, de 5km.

Recorde-se que esta prova regressou em 2024, após um par de anos sem se realizar. Esta jornada de atletismo, pioneira ao colocar o foco nas corridas dos escalões de formação, apareceu renovada e com o entusiasmo para recuperar o tempo perdido.

Famalicão: Caminheiros de Castelões vendem velas e arranjos florais

Na tarde de sexta-feira e durante todo o dia de sábado, os caminheiros de Castelões vão estar junto ao cemitério da freguesia a vender velas. No dia 1 de novembro acresce ainda a venda de arranjos florais.

Todos os interessados podem desde já fazer a sua encomenda através do 917 134 138.

Famalicão: Equipa de Hugo Oliveira já venceu tanto como em toda a 1.ª volta da época passada

Com nove jornadas disputadas na edição 2025/2026 da I Liga, o FC Famalicão já igualou o número de vitórias (4) de toda a primeira volta da época passada. No presente campeonato, a equipa de Hugo Oliveira venceu o Santa Clara (3-0), o Tondela e o AFS, ambos por 1-0, e o Vitória SC (2-0).

Nas 10 partidas já realizadas esta época (incluindo o jogo da Taça), a equipa famalicense não sofreu golos em sete e segue no quinto lugar, com 16 pontos, com apenas uma derrota (Sporting, 1-2).

No campeonato apenas sofreu quatro golos, sendo a segunda melhor defesa, a par do Gil Vicente e do Benfica. Sobram, no entanto, os empates, que são quatro, três dos quais por “culpa própria” tal foi o desacerto na finalização, o que também explica os 10 golos marcados.

Depois do regresso às vitórias, no domingo passado, ao cabo de quatro jogos, o FC Famalicão volta a jogar na tarde de sábado, às 15h30, na Choupana, casa do Nacional da Madeira.

 

Famalicão: INAC apresenta “Afetos” este natal, de 29 de novembro a 4 de janeiro

Este ano, de 29 de novembro a 4 de janeiro, o INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo apresenta “Afetos”, um espetáculo de Natal que une poesia, circo contemporâneo e teatro visual, criando um ambiente mágico.

Inspirado no livro de Valter Hugo Mãe “As mais belas coisas do mundo”, o espetáculo foi pensado para encantar crianças, famílias e comunidades, na Tenda Circo de Papel, no Parque 1º de maio, em Vila Nova de Famalicão.

“Afetos: As Mais Belas Coisas do Mundo” conta a história de Flora, uma professora sonhadora que vê no florescer das crianças o sentido mais profundo da vida. Flora acredita que ensinar é cultivar e que o saber, quando regado com carinho, transforma-se nas coisas mais belas do mundo.

O espetáculo do INAC tem como objetivo homenagear os professores, incentivar o público à leitura e sensibilizar para o facto de todos pertencermos à Natureza, ao meio-ambiente, e por consequência o dever de o respeitar, tendo em conta a parceria com a Fundação Loving the Planet.

As sessões vão decorrer de terça-feira a domingo e têm a duração aproximada de 50 minutos. Os ingressos para adultos podem ser adquiridos por 10€, crianças e seniores pagam 7,50€ e menores de três anos têm entrada gratuita.