B.V.Famalicenses: Direção oferece 15º mês a todos que estiveram na linha da frente da luta da Covid-19

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão premiar todos aqueles que, durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, estiveram na linha da frente e asseguraram o bom funcionamento do quartel.

Como forma de reconhecimento pelo importante trabalho que vários homens e mulheres prestaram em prol da comunidade, a direção dos famalicenses decidiu atribuir aos seus operacionais / funcionários o 15ª mês de vencimento.

O pagamento é extensivo aos homens que acabaram por ser afastados do serviço, depois de também eles terem sido infetados pelo novo coronavírus.

Famalicão: Aluna da An-dança selecionada para espetáculo “Marcelino Sambé e Convidados”

Victória Vilaça, da An-dança – Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, foi uma das três alunas portuguesas selecionadas para integrar o espetáculo “Marcelino Sambé e Convidados”, uma produção da Câmara Municipal de Sintra com gestão artística e produção da Dança em Diálogos.

A jovem vai ter a oportunidade de partilhar o palco com Marcelino Sambé, bailarino principal da The Royal Ballet, sediada em Londres, e também com outros colegas de renome como Mayara Magri e Matthew Ball, bem como Rebecca Myles e Emile Gooding.

Em comunicado em imprensa, a An-dança diz acreditar nos sonhos dos seus alunos e trabalhar para os concretizar.

Famalicão: Gonçalo Leal Ferreira é campeão nacional sub-15 de hóquei em patins

O jovem famalicense, de 13 anos, sagrou-se campeão nacional sub-15 de hóquei em patins ao serviço do FC Porto.

Gonçalo Leal Ferreira começou a patinar no Famalicense Atlético Clube (FAC) com 7 anos e, na época 2021/2022, começou a jogar no grupo de escolares como guarda redes. Na temporada 2023/2024 foi para o Óquei de Barcelos e na época seguinte foi campeão regional do Minho. Em 2025/2026, Gonçalo integrou a equipa do Futebol Clube do Porto. Enquanto guarda redes da equipa portista, foi campeão regional e na época que agora terminou sagrou-se campeão nacional sub-15.

Gonçalo reside em Famalicão e estuda na Escola D. Maria II, onde vai frequentar o 9.º ano no próximo ano letivo.

Famalicão: Sessões da Assembleia Municipal vão passar a ter Língua Gestual

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na passada sexta-feira, uma moção de recomendação apresentada pela Juventude Social Democrata, com o objetivo de reforçar a acessibilidade e a inclusão da comunidade surda no concelho.

Intitulada “Pela Integração da Língua Gestual Portuguesa na Assembleia Municipal e nos Eventos Municipais de Vila Nova de Famalicão”, a proposta contou com o apoio de todas as forças políticas representadas, havendo consenso em torno de uma sociedade mais inclusiva.

A recomendação prevê a disponibilização de interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa nas sessões da Assembleia Municipal e nas respetivas transmissões online. Além disso, sugere a extensão deste serviço às principais iniciativas culturais, institucionais e eventos de maior dimensão promovidos pelo Município.

Para a JSD de Vila Nova de Famalicão, esta aprovação representa o compromisso das instituições com a igualdade de oportunidades e a participação plena de todos os cidadãos na vida pública.

Famalicão: Riba d´Ave prepara nova época com várias mudanças no plantel

O clube ribadavense continua a preparar a nova época e já começou a definir o plantel sénior, tendo anunciado nos últimos dias várias alterações, entre renovações, saídas e entradas.

No que toca aos atletas que continuam, são eles: Gonçalo Machado, Guilherme Azevedo, Gustavo Pato, Daniel Pinheiro e o guarda-redes José Silva.

Em termos de saídas, o Riba d´Ave confirmou, nas redes sociais, a despedida de Álvaro Shehda, que deixa o clube após 5 épocas, durante as quais foi uma das peças-chave da equipa, realizando temporadas a grande nível. O espanhol, numa declaração publicada nas redes sociais do clube, agradeceu «a todas as pessoas que estiveram ao meu lado; nunca esquecerei todos os momentos que passámos juntos. Riba, obrigado por seres a minha casa».

O guarda-redes prossegue agora a sua carreira na Juventude Pacense, onde será orientado por Hugo Azevedo, ex-jogador e treinador do Riba d´ Ave.

Foram ainda confirmadas as saídas de Antoine Thebaud, que ruma a La Vendéenne, clube francês orientado pelo português Nuno Domingues. Francisco Matos sai para o Vila Praia. Nanu Castro continua em Portugal e ruma à AD Oliveirense. Dinis Abreu e Gonçalo Santos deixam o clube, mas ainda não é conhecido onde irão prosseguir as suas carreiras.

Em termos de entradas, Jorge Ferreira vê entrar no plantel Filipe Martins, que chega proveniente do Oeiras, e o jovem Tiago Saraiva, vindo do Porto. Regressam ainda ao clube os gémeos Miguel e Pedro Rocha, que voltam a uma casa onde fizeram a sua formação.

A próxima época será a quinta consecutiva do Riba d´Ave na 1.ª divisão. Na temporada passada, o conjunto de Jorge Ferreira garantiu a manutenção na última jornada, terminando no 11. º lugar, com 23 pontos.

Tiago Torres

Famalicão: Maria Rodrigues conquista dois títulos regionais pelo Liberdade FC

A atleta Maria Rodrigues conquistou os títulos de campeã da Zona Norte e Regional nas distâncias de 1.500 e 3.000 metros.

O Liberdade participou, no passado fim de semana, no Campeonato Regional de sub-20, realizado no Estádio Municipal 1. º de Maio, em Braga, que definiu os campeões da Zona Norte e os Campeões Regionais no escalão de juniores.

A equipa de Calendário esteve ainda, no passado sábado, em Santo Tirso, na 22. ª edição da Milha Urbana, competição que reuniu atletas de vários escalões.

A nível individual, estiveram em destaque, no escalão de minis, Eduarda Carvalho, que terminou no 1. º lugar. No escalão de Benjamins B, Beatriz Monteiro venceu a prova, enquanto Martim Sousa alcançou o 2. º lugar. Já no escalão de iniciados, Gabriel Abreu terminou no 1. º lugar.

O Liberdade FC esteve ainda representado por vários atletas noutros escalões, que alcançaram prestações meritórias e contribuíram para a boa representação do clube nesta competição.

Famalicão: Festa de fim de ano do JI de Seide leva crianças numa “volta ao mundo”

Na passada sexta-feira, 19 de junho, o Jardim de Infância de Seide comemorou o final de mais um ano letivo e as famílias uniram-se para proporcionar uma tarde memorável às crianças.

Sob o tema “Eu Sou do Mundo”, os finalistas do Jardim de Infância desfrutaram de uma experiência de descoberta, brincadeira e convívio ao embarcar numa volta ao mundo por cinco continentes – Ásia, África, Europa, América e Oceânia – através de várias atividades realizadas em família, junto da natureza. Cada criança recebeu um passaporte simbólico que foi carimbado ao longo da viagem.

Esta “Volta ao Mundo” prolongou-se pela noite dentro com experiências gastronómicas representativas de cada continente, que contribuíram para reforçar os laços de comunidade, partilha e proximidade entre os participantes.

Mais do que uma festa, a iniciativa celebrou a essência da infância com estímulo da curiosidade, participação e abertura ao mundo.