Autoridades em Ação: Polícia expulsa banhistas que “faziam praia” este sábado em Vila do Conde

A tarde deste sábado convidou a banhos e levou milhares de portugueses às praias.

Em Vila do Conde, os banhos de sol na areia e as tentativas de ir ao mar foram interrompidas pelas autoridades.

A Polícia Marítima andou nos areais a dispersar a população que ainda não se adaptou aos novos tempos. Grande parte das pessoas continua a desconhecer que, nesta altura, ainda não é possível “fazer praia”.

Autorizados estão os passeios à beira mar e a prática de desporto.

Imagens gentilmente cedidas por Célia Ramos

Autocarro em chamas no centro da cidade da Trofa

Na tarde desta terça-feira, um autocarro que circulava pelo centro da cidade da Trofa acabou por incendiar-se nas proximidades da Câmara Municipal, na Avenida de Mosteirô.

O alerta foi dado por volta das 17h30 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários da Trofa que extinguiram o incêndio com o auxílio de duas viaturas.

Não há registo de feridos.

Detidos a conduzir sob o efeito do álcool

Durante o passado fim de semana, nas cidade de Famalicão, Guimarães e Barcelos foram detidos quatro cidadãos, com idades compreendidas entre os 26 e 55 anos, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei. Submetidos ao teste, acusaram uma TAS entre 1,16 e 1,77 g/l no sangue.

Foram notificados para comparecerem junto dos respetivos Tribunais.

Jesuítas de Sto Tirso, Tíbias de Braga e Tortas de Guimarães na lista dos “Piores Doces de Portugal”

O famoso guia gastronómico internacional TasteAtlas divulgou recentemente a lista dos piores doces portugueses, e três especialidades do Norte estão entre os menos apreciados. Segundo o ranking, o jesuíta de Santo Tirso, a tíbia de Braga e as tortas de Guimarães figuram entre os doces tradicionais que menos conquistaram o paladar dos utilizadores da plataforma.

O jesuíta, de Santo Tirso, é um dos ícones da doçaria conventual portuguesa, feito com camadas de massa folhada e um glacê de açúcar no topo. Já a tíbia de Braga é um pastel em forma de meia-lua, recheado com creme de pasteleiro, que há décadas faz parte das vitrines das pastelarias bracarenses. Por fim, as tortas de Guimarães, com recheio de chila e amêndoa envolto em massa fina, são outro símbolo da doçaria minhota, com origem conventual e longa tradição.

Apesar de estarem entre os “piores” segundo as avaliações recolhidas pelo TasteAtlas, estes doces continuam a ser muito procurados e a fazer parte da identidade gastronómica das suas regiões. Afinal, nem todos os paladares são iguais, e no Norte há quem garanta que estes três clássicos continuam a ser… de comer e chorar por mais.

Armindo Araújo dos Bombeiros Famalicenses alcança o 1º lugar nos “Escadórios da Humanidade”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses voltaram a marcar presença na exigente prova “Escadórios da Humanidade”, que decorreu este sábado, em Braga, no emblemático Bom Jesus.

O grande destaque vai para o chefe Armindo Araújo, que, com o dorsal 1537, alcançou a primeira posição no seu escalão (I – Veteranos 6 Masculino), completando a subida dos 566 degraus em 07:53 minutos.

Na classificação geral, o bombeiro famalicense garantiu o 111.º lugar, sendo 110.º no setor masculino.

De sublinhar que os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram a única corporação do concelho de Vila Nova de Famalicão a alcançar um pódio.

IPMA sobe o aviso para a região: Vai chover mais do que inicialmente previsto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou o alerta para o distrito Braga, que passa de amarelo a laranja devido à previsão de chuva mais forte do que o inicialmente esperado.

O aviso laranja vai vigorar entre a meia-noite e as 06:00 de domingo. Até lá, mantém-se o aviso amarelo até às 23:59 deste sábado e novamente entre as 06:00 e as 09:00 de domingo.

O vento também será uma preocupação: o aviso amarelo foi prolongado até às 18:00 de domingo, com rajadas que podem atingir os 90 km/h, sobretudo no litoral e em zonas de maior altitude.

GNR confirma: É no Distrito de Braga onde acontecem mais furtos e roubos a habitações

A GNR deteve, entre janeiro e agosto, 111 suspeitos por furtos em residências e cinco por roubo. Braga está entre os distritos com mais casos, a par de Aveiro, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

No total, foram registados mais de 5.400 crimes em casas, sobretudo com arrombamentos e escalamentos. A GNR alerta ainda para burlas a idosos durante o dia e para assaltos noturnos, muitas vezes violentos e com vítimas sequestradas.

No verão, o programa “Chave Direta 2025” reforçou patrulhamentos e sensibilizações, com quase três mil visitas a residências em todo o país.