Autocarro do Vitória de Setúbal apedrejado em Famalicão

O autocarro onde seguiam apoiantes da equipa do Vitória de Setúbal, que jogou este sábado em casa do Vitória de Guimarães, foi apedrejado esta noite na A7, em Vila Nova de Famalicão.

Estragos no interior do autocarro (Fotografia Cedida ao Jornal Diário do Minho)

Os adeptos foram surpreendidos poucos minutos de abandonar a cidade berço, com uma série de pedras que foram arremessadas contra o autocarro onde seguiam.

Dois elementos ficaram feridos e tiveram de receber assistência. Assim que foram garantidas todas as condições de segurança, o autocarro parou na estação de serviço de Seide e aguardou a chegada da equipa dos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave e Cruz Vermelha de Macieira de Rates que assistiu os dois feridos.

A viagem dos setubalenses foi retomada momentos depois.

Famalicão: Rafael Pereira (AD Pedome) vence prova de 10km em Esposende

Rafael Pereira, da AD Pedome, venceu a prova de 10km, integrada na Meia Maratona do Cávado, que decorreu no passado domingo.

O atleta correu a distância pelas ruas de Esposende em 32.01. Rafael «têm demonstrado, ao longo das últimas épocas, o seu potencial e paixão pela modalidade, bem como pela associação que representa», elogia a secção de atletismo da AD Pedome.

A prova foi uma organização dos Amigos da Montanha, sendo que a Meia Maratona uniu as duas cidades.

Famalicão: Nos dias 15 e 16 de junho, FAC joga a final four da Liga de Clubes de badminton

A equipa de badminton do FAC apurou-se, no passado fim de semana, para a final four da Liga de Clubes. A competição terá lugar nos dias 15 e 16 de junho, nas Caldas da Rainha.

O apuramento aconteceu, também, nas Caldas da Rainha, no decurso da terceira fase regular da Liga. O FAC foi representado por Tiago Carvalheira Araújo, Diogo Marques Barbosa, Simão Oliveira Ferreira, Adriana Gonçalves, Sónia Gonçalves, Catarina Mesquita Martins e Joana Miranda Oliveira. Na partida com o SIMPS, vitória, por 5-0, mas com CDRP da Madeira houve derrota, 1-4. No entanto, no final das três fases de apuramento, a equipa famalicense conseguiu um lugar na derradeira e decisiva fase da competição.

FC Famalicão joga primeira partida do play-off no sábado

No próximo sábado, a equipa feminina do FC Famalicão joga a primeira partida do play-off, tendo como adversário o Vitória SC. O jogo está marcado para as 11 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal.

Trata-se de um momento decisivo no percurso da equipa treinada por Rui Baptista que, esta época, viu-se relegada para esta decisão que vai determinar, ou não, a manutenção na Liga BPI, principal campeonato nacional de futebol feminino.

Este play-off é a duas mãos, com o segundo jogo já marcado para o dia 2 de junho, às 11 horas, em casa do Vitória SC.

Famalicão: Debate sobre “A infância e a felicidade”

“Infância e a felicidade” é tema para debate e reflexão esta quinta-feira, dia 23 de maio, em mais uma sessão do VI Ciclo de Conferências em Educação, com Raquel Corval, psicóloga coordenadora do Eixo Desenvolvimento e Educação. Está marcado para o auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, às 21h00.

A iniciativa tem como ponto de partida o ‘Brincar: criança feliz, adulto feliz’ e o debate é feito em torno da importância do desenvolvimento da criança nos primeiros anos e da valorização dos estímulos a que são expostas para o seu desenvolvimento. Estudos dizem que as crianças precisam de mais tempo livre, mais tempo para brincar, mais contacto com a natureza, uma escola interessante, espaços mais desafiantes, o envolvimento dos pais e a sensibilidade para este tema.

As inscrições podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt

Famalicão: Empresas famalicenses premiadas nos iTechStyle Awards

A iTechStyle Summit, que está a decorrer até esta quinta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, premiou três empresas famalicenses: a têxtil Pafil, a TMG Textiles e a Inovafil.

A edição do iTechStyle, organizada pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, com o apoio do Município de Famalicão, tem por objetivo distinguir os melhores tecidos, produtos e acessórios técnicos e inovadores apresentados nas edições do iTechStyle Showcase, promovidas pelo CITEVE. É também uma oportunidade para promover Famalicão Cidade Têxtil e Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024.

Assim sendo, o blusão de motociclismo desenvolvido pela TMG Textiles, no âmbito do projeto ImpacTEX recebeu a distinção de ‘Best Product’. Na categoria de tecidos, a referência Terramori da Inovafil, que inclui 90% de algodão orgânico e 10% de seda portuguesa usada já com os casulos destruídos, a chamada seda da paz, em que o animal sobrevive ao processo, recebeu a distinção de ‘Best Fabric’ e o exoesqueleto produzido pela Pafil, que apoia as costureiras nas tarefas repetitivas da confeção, recebeu o galardão ‘Smart Textiles’.

Este fórum foi, também, uma oportunidade para debater as questões da digitalização e sustentabilidade, com destaque para tendências atuais, estratégias, oportunidades e desafios.

Famalicão: GD Joane «merece tudo isto que está a passar»

Duarte Nuno Gonçalves é o treinador do momento na Associação de Futebol de Braga. Depois de na época passada ter subido o Santo Estêvão à divisão de honra, desta feita levou o GD Joane aos nacionais de futebol, após a conquista da pró nacional.

Consumado o feito, na tarde do passado sábado, com a vitória, 1-0, sobre o Selho, o treinador de 41 anos, analisou que «uma equipa que só tem uma derrota nesta caminhada, merece tudo isto que está a passar». Cumpridas 33 jornadas (falta uma), a conquista do título distrital «é um sentimento de alívio por todo o trabalho», confidenciou no final do encontro. De resto, assinalou, «o trabalho foi bem conseguido pelos meus atletas e pela direção». Reconheceu, ainda, que o Joane não era, à partida, «o mais forte candidato, mas fomos fazendo o nosso trabalho, jogo a jogo».

Sobre o futuro confessou que gostaria de continuar no clube onde, também, jogou, «mas tudo depende da direção».

De resto, agradeceu «por terem acreditado na minha forma de ser. Sou chato, mas é para bem deles e a recompensa aqui está», afirmou o técnico do Joane que soma dois títulos distritais consecutivos.