Famalicão: Sessões da Assembleia Municipal vão passar a ter Língua Gestual

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na passada sexta-feira, uma moção de recomendação apresentada pela Juventude Social Democrata, com o objetivo de reforçar a acessibilidade e a inclusão da comunidade surda no concelho.

Intitulada “Pela Integração da Língua Gestual Portuguesa na Assembleia Municipal e nos Eventos Municipais de Vila Nova de Famalicão”, a proposta contou com o apoio de todas as forças políticas representadas, havendo consenso em torno de uma sociedade mais inclusiva.

A recomendação prevê a disponibilização de interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa nas sessões da Assembleia Municipal e nas respetivas transmissões online. Além disso, sugere a extensão deste serviço às principais iniciativas culturais, institucionais e eventos de maior dimensão promovidos pelo Município.

Para a JSD de Vila Nova de Famalicão, esta aprovação representa o compromisso das instituições com a igualdade de oportunidades e a participação plena de todos os cidadãos na vida pública.

Famalicão: Riba d´Ave prepara nova época com várias mudanças no plantel

O clube ribadavense continua a preparar a nova época e já começou a definir o plantel sénior, tendo anunciado nos últimos dias várias alterações, entre renovações, saídas e entradas.

No que toca aos atletas que continuam, são eles: Gonçalo Machado, Guilherme Azevedo, Gustavo Pato, Daniel Pinheiro e o guarda-redes José Silva.

Em termos de saídas, o Riba d´Ave confirmou, nas redes sociais, a despedida de Álvaro Shehda, que deixa o clube após 5 épocas, durante as quais foi uma das peças-chave da equipa, realizando temporadas a grande nível. O espanhol, numa declaração publicada nas redes sociais do clube, agradeceu «a todas as pessoas que estiveram ao meu lado; nunca esquecerei todos os momentos que passámos juntos. Riba, obrigado por seres a minha casa».

O guarda-redes prossegue agora a sua carreira na Juventude Pacense, onde será orientado por Hugo Azevedo, ex-jogador e treinador do Riba d´ Ave.

Foram ainda confirmadas as saídas de Antoine Thebaud, que ruma a La Vendéenne, clube francês orientado pelo português Nuno Domingues. Francisco Matos sai para o Vila Praia. Nanu Castro continua em Portugal e ruma à AD Oliveirense. Dinis Abreu e Gonçalo Santos deixam o clube, mas ainda não é conhecido onde irão prosseguir as suas carreiras.

Em termos de entradas, Jorge Ferreira vê entrar no plantel Filipe Martins, que chega proveniente do Oeiras, e o jovem Tiago Saraiva, vindo do Porto. Regressam ainda ao clube os gémeos Miguel e Pedro Rocha, que voltam a uma casa onde fizeram a sua formação.

A próxima época será a quinta consecutiva do Riba d´Ave na 1.ª divisão. Na temporada passada, o conjunto de Jorge Ferreira garantiu a manutenção na última jornada, terminando no 11. º lugar, com 23 pontos.

Tiago Torres

Famalicão: Maria Rodrigues conquista dois títulos regionais pelo Liberdade FC

A atleta Maria Rodrigues conquistou os títulos de campeã da Zona Norte e Regional nas distâncias de 1.500 e 3.000 metros.

O Liberdade participou, no passado fim de semana, no Campeonato Regional de sub-20, realizado no Estádio Municipal 1. º de Maio, em Braga, que definiu os campeões da Zona Norte e os Campeões Regionais no escalão de juniores.

A equipa de Calendário esteve ainda, no passado sábado, em Santo Tirso, na 22. ª edição da Milha Urbana, competição que reuniu atletas de vários escalões.

A nível individual, estiveram em destaque, no escalão de minis, Eduarda Carvalho, que terminou no 1. º lugar. No escalão de Benjamins B, Beatriz Monteiro venceu a prova, enquanto Martim Sousa alcançou o 2. º lugar. Já no escalão de iniciados, Gabriel Abreu terminou no 1. º lugar.

O Liberdade FC esteve ainda representado por vários atletas noutros escalões, que alcançaram prestações meritórias e contribuíram para a boa representação do clube nesta competição.

Famalicão: Festa de fim de ano do JI de Seide leva crianças numa “volta ao mundo”

Na passada sexta-feira, 19 de junho, o Jardim de Infância de Seide comemorou o final de mais um ano letivo e as famílias uniram-se para proporcionar uma tarde memorável às crianças.

Sob o tema “Eu Sou do Mundo”, os finalistas do Jardim de Infância desfrutaram de uma experiência de descoberta, brincadeira e convívio ao embarcar numa volta ao mundo por cinco continentes – Ásia, África, Europa, América e Oceânia – através de várias atividades realizadas em família, junto da natureza. Cada criança recebeu um passaporte simbólico que foi carimbado ao longo da viagem.

Esta “Volta ao Mundo” prolongou-se pela noite dentro com experiências gastronómicas representativas de cada continente, que contribuíram para reforçar os laços de comunidade, partilha e proximidade entre os participantes.

Mais do que uma festa, a iniciativa celebrou a essência da infância com estímulo da curiosidade, participação e abertura ao mundo.

 

 

Famalicão: Paulo Oliveira despede-se do SC Braga após cinco épocas

Em comunicado publicado no site oficial, o emblema arsenalista «agradece a Paulo Oliveira o importante contributo» prestado ao longo de cinco épocas, bem como «a entrega, a liderança e o exemplo que deixou dentro e fora de campo. O Clube deseja-lhe as maiores felicidades pessoais, familiares e profissionais para o futuro».

Também António Salvador, presidente do Braga, deixou uma mensagem de despedida ao central famalicense nas redes sociais «Foi um profissional exemplar, um líder reconhecido e uma referência para todos aqueles que vestem a nossa camisola. A experiência, a exigência e os valores que trouxe foram tão importantes quanto o seu contributo dentro de campo. Serás sempre bem-vindo. Obrigado por tudo, Paulo».

Ao longo das cinco temporadas com a camisola arsenalista, Paulo Oliveira realizou 165 jogos, nos quais apontou cinco golos e registou duas assistências. Durante a sua passagem pelo clube, conquistou uma Taça da Liga, na época 2023/24. Foi ainda um dos capitães da equipa e uma peça importante na última temporada, contribuindo para a caminhada europeia do SC Braga até às meias-finais.

O defesa central fica agora livre no mercado e disponível para assinar por qualquer clube.

Paulo Oliveira começou a sua formação no FC Famalicão, prosseguiu no Vitória SC onde esteve vários anos, jogou no Sporting, nos espanhóis do Eibar e, por último, no Braga.

Tiago Torres
Foto: Reprodução Facebook SC Braga

 

 

Famalicão: Luís Silva é Campeão Nacional Absoluto de Boccia da 2ª divisão

Luís Silva sagrou-se Campeão Nacional Absoluto de Boccia, da 2ª divisão, numa competição realizada em Torres Novas, este fim de semana.

Com esta conquista, o atleta famalicense garante a subida direta à 1ª divisão nacional, regressando ao escalão maior do Boccia português.

O percurso até este título foi marcado pela adversidade. Na época passada, Luís Silva viu-se obrigado a falhar a competição individual devido a um acidente de viação e a ausência na prova ditou a descida à 2ª divisão nacional. Um ano depois, conquista o título nacional e regressa à elite da modalidade.