Ativado em Famalicão Gabinete de Emergência Social

O Gabinete de Emergência Social de Vila Nova de Famalicão vai-se posicionar como um verdadeiro observatório do território que fornecerá ao tecido institucional famalicense um diagnóstico permanente e atualizado sobre as necessidades do concelho e dos impactos das medidas e respostas lançadas para o terreno pelas entidades oficiais do município.

O organismo, que reuniu pela primeira vez na passada segunda-feira, por videoconferência, foi criado no âmbito do Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica, tendo como objetivo analisar e procurar todas as situações no concelho que tenham como causa a pandemia COVID 19. Está, no entanto, desde já assumido que esta é um plataforma com pertinência e a importância para lá do contexto de crise.

Ao todo, mais de 20 entidades sociais integram este gabinete, que é oordenado pelo Presidente de Câmara Municipal, Paulo Cunha. Para além dos responsáveis do município, fazem parte os responsáveis da ACIF, do Centro de Emprego, do Conselho de Administração do CHMA, do Hospital Narciso Ferreira, do ACeS, da Segurança Social, do arciprestado de Famalicão, das instituições sociais do concelho; das Conferências Vicentinas; da CPCJ, do Núcleo Concelhio do CNE, da FECAPAF e ainda dos Agrupamentos de Escolas e das escolas não agrupadas.

“É um verdadeiro observatório da realidade do concelho de Famalicão, com diversos parceiros sociais posicionados sobre as mais diversas áreas do território, para que nada nos escape, nenhum problema fique sem solução e ninguém deixe de ser apoiado”. Isso mesmo ficou claro, por parte de Paulo Cunha durante a primeira reunião do grupo.

Refira-se que compete à Câmara Municipal fornecer ao gabinete todos os meios humanos, logísticos, financeiros e outros que se revelem necessários ao cabal desempenho das funções que presidem à sua implementação.

Centro de Saúde de Ribeirão muda-se temporariamente para Calendário devido a obras

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ribeirão será temporariamente transferida para as antigas instalações da USF São Miguel-o-Anjo, em Calendário, a partir desta quarta-feira, 3 de junho.

A mudança deve-se à realização de obras de requalificação nas atuais instalações da USF de Ribeirão, estando prevista uma duração entre dois e três meses.

Para facilitar o acesso dos utentes ao novo local, estarão disponíveis várias ligações de transporte público. A linha 166 assegura a ligação entre Ribeirão e as antigas instalações da USF São Miguel-o-Anjo, enquanto as linhas 134 e 357 também servem o local. A paragem de destino é Barrimau I, situada em frente ao edifício.

Os horários e percursos podem ser consultados no site da Mobiave ou através da respetiva aplicação móvel.

Famalicão: Escola D. Maria II celebra 35.º aniversário e Dia do Patrono

O Agrupamento de Escolas D. Maria II celebrou, no dia 29, o 35.º aniversário e o Dia do Patrono com atividades que juntaram alunos, famílias, docentes e parceiros.

Sob o tema “Histórias Contadas (à volta de D. Maria II)”, a iniciativa transformou a escola num espaço de encontro, partilha e celebração. Houve exposições de trabalhos dos alunos do Pré-Escolar ao 3.º Ciclo; oficinas de cestaria, macramé e cerâmica; jogos tradicionais, atividades lúdicas; pintura e diversas expressões artísticas. Os diferentes departamentos curriculares associaram-se à organização da iniciativa, proporcionando experiências educativas e culturais para públicos de todas as idades.

Ao longo da tarde e da noite, o palco principal acolheu várias atuações musicais, momentos de dança e dramatizações.

A direção da escola destaca o empenho de todos os que contribuíram para a preparação e concretização do evento, agradecendo a participação das famílias e das instituições parceiras, nomeadamente da Associação de Pais pela decoração e dinamização do espaço de restauração; ao município de Famalicão pela disponibilização dos recursos logísticos. Dirige, ainda, um reconhecimento especial ao Departamento de Expressões Artísticas, responsável pela coordenação global da iniciativa, e aos assistentes operacionais.

 

Famalicão: Lousado inaugurou memorial em homenagem aos antigos combatentes

No passado sábado, a freguesia de Lousado inaugurou um memorial de homenagem aos seus antigos combatentes da Guerra do Ultramar. A cerimónia decorreu no Parque 25 de Abril, situado no Largo Conde da Covilhã.

“Temos um enorme orgulho naqueles que serviram o país e que enfrentaram a dura realidade da guerra e este memorial é uma forma de lhes reconhecer e agradecer esse ato de coragem e de heroísmo”, referiu o presidente da Câmara, Mário Passos.

Já o presidente da Junta de Freguesia, Jorge Ferreira, deu destaque à importância de “agradecer a todos os ex-combatentes lousadenses que serviram Portugal com coragem e dedicação, reconhecendo o seu serviço, a sua coragem e o contributo para a história do nosso país”.

O monumento resulta de um investimento municipal de 14 mil euros.

Famalicão: Paróquia de São Simão de Novais em festa

As Solenidades do Santíssimo Sacramento, em São Simão de Novais, realizam-se esta quarta e quinta-feira.

Hoje, 3 de junho, às 21h00, celebra-se missa vespertina, seguida de procissão de velas, em honra de Nossa Senhora de Fátima; no final sessão de fogo de artifício.

Amanhã, quinta-feira (feriado), às 11h00, celebra-se missa de festa em honra do Santíssimo Sacramento e primeira comunhão, solenizada pelo Grupo Coral de São Simão de Novais, seguida de procissão eucarística. No final há uma sessão fogo de artifício.

As duas procissões são acompanhadas pelo agrupamento de escuteiros da Carreira e Novais.

Famalicão: Matilde Batista dá concerto em Ribeirão

O recinto de Santa Ana, na vila de Ribeirão, vai ser palco, na noite do próximo sábado, para um concerto de Matilde Batista. A jovem cantora ribeirense promete algumas surpresas durante o espetáculo que é de entrada é livre.

A artista famalicense lançou, em março passado, um novo single: “Está Tudo Bem”. O trabalho representa mais um passo importante na carreira de Matilde Batista que, em março de 2025, em Delães, apresentou o seu primeiro álbum de originais – “Palavras Cor-de-Rosa”.

Famalicão: “O Multiverso de D. Maria II” apresentado no Centro de Estudos Camilianos

A Escola D. Maria II, em parceria com a PASEC, apresentou o espetáculo “O Multiverso de D. Maria II” no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide.

O evento de dança e teatro envolvente foi inspirado na vida e morte da rainha D. Maria II cuja trajetória abalou a corte e deixou uma marca na história de Portugal.

Cocriado pelos alunos, o espetáculo integra o Plano Nacional das Artes e Plano Cultural da Escola.