Atenção: Preço da eletricidade e gás natural aumentam a partir de hoje

Eletricidade

Numa nota, publicada em 15 de setembro, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) explicou que a “tarifa de energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso (CUR) nos mercados grossistas, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado”.

De acordo com a ERSE, face ao aumento de preços de energia no Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel), a entidade “atualizou o preço da tarifa de energia do mercado regulado, em cinco euros por MWh, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2021”, salientando que “para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, com potência contratada de 3,45 kVA, a atualização será cerca de 1,05 euros na fatura média mensal”.

Por outro lado, no caso de uma potência contratada de 6,9 kVA, o aumento rondará os 2,86 euros, indicou o regulador. Em julho a entidade já tinha aumentado o preço.

Tendo por base os consumidores-tipo do simulador de preços de energia da ERSE, “o impacte estimado da atualização da tarifa de energia para os consumidores do mercado regulado é de aproximadamente mais 3%, em relação aos preços em vigor, no total da fatura de eletricidade (com IVA)”, estimou a ERSE, sendo que, “atendendo à redução de 0,6% ocorrida em janeiro, com as atualizações de julho e de outubro próximo, a variação tarifária média anual entre 2021 e 2020 será cerca de 1,6%”, detalhou.

A nova tarifa vigorará entre hoje e o final deste ano e abrange os consumidores no mercado regulado (cerca de 5% do consumo total e de 933 mil clientes, em junho de 2021).

O regulador explicou que “as demais tarifas, fixadas a 15 de dezembro de 2020 para vigorarem no ano 2021, mantêm-se”.

 

Gás natural

Em 1 de junho, o regulador da energia anunciou que “apesar da redução da tarifa de acesso às redes, perspetiva-se uma subida no custo de aprovisionamento do gás natural, o que justifica o acréscimo nas tarifas transitórias de venda a clientes finais”.

De acordo com a entidade, “estão sujeitos a estas variações os cerca de 243,5 mil consumidores que permanecem no comercializador de último recurso e que representam cerca de 2% do consumo nacional”, estando a maioria já no mercado livre.

De acordo com os cálculos da ERSE, para um casal sem filhos (consumo tipo 138m3/ano), com uma fatura média mensal de 10,90 euros, o aumento será de 0,04 euros.

Já para um casal com dois filhos (consumo tipo 292m3/ano) e uma fatura média mensal de 20,23 euros a variação será de 0,07 euros por mês.

Estas tarifas irão vigorar entre hoje e 30 de setembro de 2022.

Famalicão: Recolha de lixo mantém-se sem alterações na Páscoa

A Câmara Municipal de Famalicão informa que não estão previstas quaisquer alterações no serviço da recolha de resíduos sólidos. Por isso, a população pode continuar a depositar o lixo nos locais habituais para a respetiva recolha.

Famalicão: Rápida intervenção dos bombeiros evitou o pior na Clorosol em Mouquim

A rápida intervenção dos bombeiros evitou a propagação das chamas para todo o complexo industrial onde funciona a Clorosol, na freguesia de Mouquim, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, junto de fonte do socorro, o fogo terá consumido parcialmente um dos pavilhões da empresa, onde estariam armazenados produtos químicos.

Desta ocorrência não houve registo de feridos, apenas danos materiais, sendo que os trabalhos foram dados como concluídos já depois das 04h00.

No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros Voluntários de Viatodos.

Famalicão: Clorosol atingida por incêndio de grandes dimensões

A Clorosol, localizada na freguesia de Mouquim, em Vila Nova de Famalicão foi, na madrugada desta sexta-feira, atingida por um violento incêndio.

O alerta para o fogo foi dado aos bombeiros cerca das 00h30 e os primeiros relatos que chegaram à Cidade Hoje, provenientes de vizinhos, davam conta de chamas altas e uma densa coluna de fumo.

Graças à rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e Viatodos, foi possível fazer um combate eficaz e evitar a propagação das chamas para a restante unidade industrial que se dedica ao fabrico de embalagens e detergentes.

Desconhece-se o que terá motivado o fogo nem os estragos causados.

Não há informações da existência de feridos.

[notícia atualizada às 01h24 com informação sobre corporações que estiveram envolvidas no combate às chamas e ponto de situação]

FamaBoys ‘invadem’ hotel onde descansa o F.C.Famalicão antes do jogo com o Gil Vicente

Várias dezenas de adeptos invadiram, esta quinta-feira à noite, a zona de estacionamento da unidade hoteleira onde está hospedada a equipa do Futebol Clube de Famalicão, a par da N206, em Gavião.

Com tarjas e elementos pirotécnicos, os FamaBoys gritaram cânticos numa atitude de apoio e motivação para a equipa que, na tarde desta sexta-feira, defronta o Gil Vicente, em Barcelos.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vila Nova 1931 (@vila_nova_1931)

APPACDM fecha em Famalicão depois de penhora que também não permite pagar salários

A direção da APPACDM Braga decidiu encerrar, por tempo indeterminado, os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, localizados nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Verde e Esposende.

Na origem da decisão, está uma penhora ocorrida na última semana, por parte do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, na ordem dos 300 mil euros, que deixou a instituição “esvaziada de suporte financeiro”, pode ler-se num comunicado a que a nossa redação teve acesso.

No mesmo documento, assinado pelo diretor da APPACDM Braga, Bruno Silva, é deixada a informação de que não vai ser processado qualquer pagamento de salário no presente mês de março.

Os atuais responsáveis da APPACDM explicam ainda que a penhora ocorrida recentemente está relacionada com “incumprimentos sucessivos da direção anterior”, não conseguindo, para já, avançar com uma data para a resolução do problema.

A Cidade Hoje sabe que, na sequência destes acontecimentos, a atual direção da APPACDM Braga irá reunir com a Segurança Social. O encontro deverá acontecer no decorrer da próxima semana.

 

 

Famalicão: Procissão do Senhor “Ecce Homo” cancelada devido ao mau tempo

Foi cancelada devido ao mau tempo ao Procissão do Senhor “Ecce Homo” agendada para a noite desta quinta-feira, em Vila Nova de Famalicão.

A informação foi avançada pela organização e confirmada pelo Município de Famalicão.

Apesar de tudo, o momento da Recriação da Última Ceia, foi transferido para o interior da Igreja Matriz Antiga, pela mesma hora.