ATC liga Santiago de Compostela a Fátima

ATC liga Santiago de Compostela a Fátima

A Associação Teatro Construção de Jaone decidiu “juntar” dois dos locais de culto mais emblemáticos da Península Ibérica – a catedral de Santiago de Compostela e o Santuário de Fátima – numa peregrinação que será feita por etapas.

A iniciativa arrancou no passado fim-de-semana e só ficará concluída em maio de 2019, depois de percorridos os cerca de 460 quilómetros que separam Santiago de Compostela, em Espanha, a Fátima, em Leiria.

Desta forma, a ATC tenta responder ao desafio de muitos peregrinos que fizeram os Caminhos de Santiago com a organização da coletividade joanense, iniciando a peregrinação em Santiago de Compostela, percorrendo o Caminho Central Português – um dos percursos mais por peregrinos – até ao Porto, passando depois para o Caminho de Fátima, até chegar ao Santuário mariano, localizado na Cova da Íria.

“Este projeto permite percorrer dois caminhos com enorme significado que podem ser percorridos por etapas, aos fins-de-semana, e que tem como objetivo a chegada a Fátima no mês de maio de 2019”, refere a organização, dando conta de que o pontapé de saída foi dado no último fim-de-semana, envolvendo cerca de 3 dezenas de pessoas, oriundas dos concelhos de Famalicão, Guimarães, Braga, Fafe e Porto.

Tratou-se de uma jornada dupla, onde os participantes tiveram a oportunidade de iniciar o percurso desde Santiago, onde pernoitaram na Hospedaria San Martin Pinario, para no domingo voltar ao caminho para nova etapa. Na totalidade foram calcorreados os primeiros 37 quilómetros desta longa viagem. No primeiro dia a chuva foi presença assídua no percurso até Teo. Já no domingo, o S. Pedro foi mais benevolente com o grupo e apenas refrescou a etapa com uma chuva muito leve, nos 23 quilómetros que foram feitos.

Para além do Caminho Santiago-Fátima, a ATC pretende ainda levar a efeito, durante o ano 2018, mais três caminhos alternativos onde, mais uma vez, a cultura, a espiritualidade, a aventura e o prazer de caminhar seguem de mãos dadas. Assim, está no programa a realização do Caminho Português na semana anterior à Páscoa (26 a 31 Março) e será percorrido entre o Senhor do Socorro, em Ponte de Lima, e Santiago de Compostela, em cinco etapas. Já de 28 de abril a 5 de maio, a ATC leva a efeito o Caminho Primitivo entre Fonsagrada e Santiago, percurso que será feito em seis etapas. Por fim, o Caminho Roma-Florença-Génova, que foi iniciado em 2016 e que teve o ponto de partida na Praça de S. Pedro, em Roma. Para este ano, está previsto o percurso entre Florença e Génova, de 7 a 18 de junho.

A ATC organiza os Caminhos de Santiago desde 2004. Desde então foram já muitas centenas os que partilharam este desafio com a ATC, concretizando o sonho de realizar os Caminhos Santiago. Ao longo deste percurso a ATC já organizou o Caminho Português, o Caminho Francês, o Caminho Inglês, o Caminho Primitivo, o Caminho de S. Salvador, o Caminho Português da Costa, o Caminho de Finisterra, o Caminho da Geira Romana (Braga a Santiago) e iniciou em 2016 o Caminho Roma a Santiago de Compostela com passagens por Assis e Florença.

Most Popular Topics

Editor Picks