ARTE DÁ VIDA A ÁRVORE MORTA

O sobreiro, com cerca de meio século de vida, posicionado no ponto mais elevado do Parque da Devesa, morreu, no entanto, a sua presença vai continuar a marcar a paisagem, agora sustentado em peças de aço corten, fragmentos da memória do sobreiro com apoios ao chão. A intervenção foi do arquitecto paisagista Gonçalo Nunes de Andrade que transformou a árvore morta numa escultura repleta de memória e simbologia da vida.

A obra, “Memória Inscrita” , dá corpo à expressão “As árvores morrem de pé”, consolidando, também, a máxima do químico francês Lavoisier “na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Gonçalo Nunes de Andrade exerce funções de professor convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É também fundador da Xscapes, Sociedade de Arquitectura Paisagista, desde 2007 com projetos desenvolvidos e premiados em áreas de atuação que vão desde o planeamento urbano ao projeto de espaços verdes.

De acordo com a memória descritiva a peça proposta para o parque da Devesa «é a preservação de uma marca, um ponto focal, a memória de um Quercus Suber. A sustentação da memória frágil e incompleta. A distância e a perspetiva sobre a peça. O olhar sobre a memória do sobreiro com diferentes registos ao perto e ao longe».

Refira-se que esta não é a primeira vez que o Parque da Devesa transforma uma árvore morta em obra de arte. No ano passado, o artista plástico Isaque Pinheiro apresentou a peça “Rebater uma árvore”, que consistiu na transformação de um carvalho morto com cerca de 110 anos de idade.

Famalicão: Jovem atropelado em parque de estacionamento

Um jovem com cerca de 18 anos foi, na noite desta terça-feira, atropelado por um veículo ligeiro, no Parque de Estacionamento do E.Leclerc, nas proximidades do Mc Donald’s, em Famalicão.

A situação aconteceu cerca das 21h15 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

Fradelos: Valdossos vence concurso de Galheiros 2024

O galheiro de Valdossos foi o vencedor da edição 2024 do concurso de galheiros, na freguesia de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão.

O anuncio do vencedor foi feito pela Koklus, associação organizadora, esta terça-feira.

A concurso estavam ainda outros três galheiros.

Famalicão: Número de desempregados está a descer no concelho

O ano de 2024 iniciou com uma ligeira descida do número de desempregados inscritos no Centro de Emprego de Famalicão.

Segundo os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, Famalicão registou em janeiro 3 746 desempregados, sendo que a grande maioria são mulheres (2 214).

Em dezembro, o concelho registava 3 796 desempregados, mais 50 que agora.

 

 

Famalicão: Faleceu Sérgio Azevedo dos Bombeiros de Riba d’Ave aos 41 anos

Os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave encontra-se em luto pelo falecimento do colega Sérgio Azevedo. Aos 41 anos de idade, Sérgio morreu esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, no Hospital de Braga, onde estava internado vítima de doença prolongada.

Sérgio Azevedo, natural de Riba d’Ave, carregava consigo o legado familiar de serviço à comunidade. Influenciado pelo exemplo do seu pai, também ele bombeiro, vestiu a farda dos soldados da paz daquela vila famalicense desde tenra idade.

Para além de bombeiro, Sérgio destacou-se também como um homem de causas sociais. Desde a fundação da associação HumanitAVE, na freguesia de Pedome, colaborou ativamente, dedicando o seu tempo e esforço para ajudar os que mais precisavam.

As cerimónias fúnebres estão marcadas para esta quinta-feira. O corpo do bombeiro estará em câmara ardente, esta quarta-feira, no quartel de Riba d’Ave, onde colegas, amigos e familiares poderão prestar-lhe as últimas homenagens.

Famalicão: Sub-23 vencem Gil Vicente e mantêm o segundo lugar

Ao final da manhã desta terça-feira, os sub-23 do FC Famalicão visitaram o Gil Vicente na jornada sete da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. A equipa de Rui Tomé venceu por claros 2-4. Toki Yukutomo abriu o ativo aos 15 minutos, mas cinco minutos depois o Gil Vicente empatou. Quatro minutos volvidos, Gustavo Barros coloca, novamente, os famalicenses na frente do marcador. Na segunda parte, aos 85 e 87 minutos, João Santos e Hugo Oliveira colocam o resultado numa goleada que foi atenuada aos 89 minutos.

Com esta vitória, o Famalicão mantém o segundo lugar, com 14 pontos, dois pontos atrás do líder, o Sporting. Na próxima jornada, os comandados de Rui Tomé visitam o Estoril Praia.

Famalicão: Ana Marinho foi quinta classificada nos Nacionais de Pista Coberta

A atleta famalicense, do Clube Desportivo S. Salvador do Campo, foi quinta classificada, em termos absolutos, nos 1500 e 3000 metros, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, que decorreram em Pombal, no passado fim de semana.

A atleta, ainda sub-23, competiu com as melhores atletas nacionais e disputou até final os lugares do pódio.

O clube que representa endereça-lhe os parabéns por estas prestações na mais importante competição em pista coberta.