António Raminhos e Luís Filipe Borges no IPCA

Os humoristas António Raminhos e Luís Filipe Borges vão estar na Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA para fechar o programa das comemorações dos seus 25 anos de atividade.

O espetáculo de stand-up comedy realiza-se no dia 8 de outubro, no “Encontro 25 anos da ESG”, com início previsto para as 19h, no Campus do IPCA. Durante o evento será servido um soft dinner e haverá ainda animação musical.

Luís Filipe Borges e António Raminhos apresentam, assim, no IPCA, “O Teu Talk Show”, um espetáculo cujos convidados dos humoristas são os espetadores.

A inscrição no “Encontro 25 Anos da ESG” é aberta a toda a comunidade académica e tem o custo simbólico de 15,00€, valor que reverte na totalidade para o Fundo de Emergência do IPCA. As inscrições para o evento estão abertas até ao dia 3 de outubro, até à capacidade máxima do espaço, de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde.

Programa dos 25 Anos da ESG

As celebrações iniciam no dia 6 de outubro, com uma simbólica homenagem ao primeiro Diretor da ESG, o Professor João Carvalho, e com uma resenha dos 25 anos de atividade da escola. Segue-se a Sessão Solene, que conta com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. Ainda neste dia vão tomar posse e reunir os membros do 1º Conselho Consultivo da ESG.

O dia 7 de outubro é dedicado à investigação aplicada, nas áreas em que a ESG leciona, com o primeiro Symposium on Applied Research in Management School.

O dia 8 de outubro é dedicado aos novos estudantes de licenciatura, com a iniciativa “Conversas com…”. A primeira sessão está marcada para as 14h30 e a segunda para as 16 horas.

Famalicão: Escola Secundária D. Sancho I celebra os Santos Populares

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) desenvolveram a atividade agregadora “Viver os Santos Populares com os EFA”. A iniciativa surgiu no decorrer das festas e arraiais populares que marcam o mês de junho. As turmas criaram elementos alusivos aos Santos Populares, reutilizando materiais. Os alunos construíram ainda textos criativos. Os trabalhos foram expostos no átrio da Secundária D. Sancho I.

No dia 28 de junho, decorreu um arraial que reuniu os adultos dos cursos EFA. O encontro marcou o encerramento da atividade agregadora.

Câmara da Trofa organiza visita guiada ao património religioso do Coronado

O Município da Trofa organizada, a 3 de julho, entre as 9 e as 12h30, mais uma visita ao Património Religioso do Coronado, sob a orientação do especialista em história da arte, José Manuel Tedim, filho, neto e sobrinho de Santeiros.

Os interessados devem inscrever-se até esta quinta-feira, pelo e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou pelo telefone 252 409 290.

Esta caminhada começa no Largo do Divino Espírito Santo e terá um percurso de cerca de 3,6km com passagens pela Igreja de São Mamede do Coronado, seguido de visita à Capela de Santa Eulália, passando pela Igreja de São Romão do Coronado e terminando na Capela do Divino Espírito Santo.

A Freguesia de São Mamede do Coronado e a história do território trofense é marcada por oficinas de produção de arte sacra onde os santeiros esculpem e pintam imagens religiosas. Esta visita pretende divulgar o património cultural, material e imaterial, associado ao saber-fazer dos Santeiros do Vale do Coronado, dando ao conhecer os artistas, técnicas e histórias de vida associadas ao ofício, projetado internacionalmente por José Ferreira Thedim, autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, do Santuário de Fátima, criada em 1920.

De recordar que esta arte sacra foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e está em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

 

 

Viagens Porto – Vigo no comboio Celta a 5,25 euros

A partir de 1 de julho e até 30 de setembro deste ano, pode viajar no comboio Celta, para viagens Porto-Vigo, por apenas 5,25 euros.

Esta campanha da CP e da RENFE, decorre do sucesso das anteriores ações promocionais, particularmente a realizada entre março e maio de 2022, que permitiu registar, segundo a CP, um crescimento de procura da ordem dos 40%, face ao período homologo de 2019.

O comboio Celta liga o Porto à Galiza, com partidas diárias das cidades de Porto – Campanhã e de Vigo e paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.

A CP recomenda a consulta de informações mais detalhadas em cp.pt ou através da Linha de Atendimento – 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Em tempo de férias, PSP relembra o programa Estou Aqui Criança

Nesta altura de férias, a PSP relembra que está em curso programa Estou Aqui Criança que visa agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

As pulseiras Estou Aqui destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer pessoa que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

Famalicão: Alunos da D. Sancho I trabalham competências em Las Palmas

Vinte quatro alunos do primeiro ano dos diversos cursos profissionais da Escola D. Sancho I, acompanhados por 3 professores, estão, desde o dia 21 de junho, a realizar uma mobilidade, em Las palmas de Gran Canária (Espanha), no âmbito o programa Erasmus+. O grupo regressa no dia 1 de julho enriquecido com novas competências que serão certamente uma mais-valia para o seu percurso pessoal e profissional.

O objetivo desta deslocação passa por reforçar as competências transversais, linguísticas e interculturais, assim como desenvolver valores como a cidadania, a criatividade, a responsabilidade, a autonomia, a solidariedade e o respeito pela diferença.

A empresa de acolhimento preparou um programa recheado de atividades: debates interativos sobre a união europeia, dinâmicas de grupo para melhorar a conversação e compreensão da língua inglesa baseada em situações reais de comunicação e interações em grupo que visam o reforço da coesão, cooperação, comunicação e responsabilidade individual e coletiva.