A FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue lançou uma campanha de sensibilização para a dádiva de sangue com o mote “Neste Natal dê o seu melhor presente, dê sangue, dê vida!”.
Esta iniciativa pretende mobilizar a população para a importância de doar sangue, especialmente durante a época festiva, quando as necessidades se mantêm ou aumentam e a disponibilidade de dadores diminui.
Os níveis de reserva de sangue estão numa situação preocupante, em particular nos tipos de sangue O+, O-, B- e A-.
Como o país entrou em fase epidémica de gripe, um cenário que, previsivelmente, deverá piorar nos próximos dias, Alberto Mota presidente da FEPODABES reforçou o apelo à dádiva de sangue de todos os cidadãos que estejam saudáveis.
A dádiva de sangue é uma necessidade constante e é um gesto de solidariedade vital que pode salvar até três vidas por doação.
Requisitos para dar sangue: ter entre 18 (17 com consentimento parental) 65 anos (idade limite para a primeira dádiva são os 60 anos); pesar no mínimo 50 kg; estar de boa saúde e ter hábitos de vida saudáveis. O processo em si é rápido, levando cerca de 30 minutos e o material utilizado é estéril e de uso único.
Para mais informações sobre a campanha, locais de colheita ou critérios de elegibilidade para a dádiva, pode consultar www.fepodabes.pt ou www.dador.pt