Alunos de Famalicão pintam onde “O Mar começa…”

O Município de Vila Nova de Famalicão aliou-se à iniciativa organizada pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), no âmbito do programa Eco Escolas. No seguimento da iniciativa “O Mar começa Aqui”, doze instituições de ensino do município assinalaram o Dia Mundial dos Oceanos, no dia 8 de junho. A data foi assinalada com o desenvolvimento de pinturas relativas ao mar pelas diferentes escolas.

CIOR, Didáxis, Escola Básica de Oliveira S. Mateus, Escola Básica de Ribeirão, Escola Básica de Ruivães, Escola Básica 2,3 Júlio Brandão, Escola Básica Conde S. Cosme, Escola Básica 1 Carreira, EB1/JI Avenida- Riba de Ave, Escola Básica 1 de Gondifelos, Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Jardim de Infância de Seide S. Miguel foram as instituições educativas que comemoram a data, promovida pela iniciativa “O Mar começa Aqui”.

A iniciativa pretende perceber a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. “O Mar começa Aqui” visa ainda educar para uma cidadania ativa, incentivando os estudantes a transmitir a mensagem de que Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. Adicionalmente, o projeto tenciona estimular a criatividade dos alunos e instaurar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Famalicão: Câmara Municipal apoia forças de socorro com 777 mil euros/ano

O Município de Famalicão mantém o apoio às forças de socorro, segundo propostas aprovadas esta quinta-feira na reunião do executivo municipal.

A autarquia vai entregar mais de 777 mil euros para as três corporações de bombeiros – Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros Voluntários de Riba de Ave – e para delegação de Ribeirão da Cruz Vermelha Portuguesa.

As verbas destinam-se para assegurar uma resposta de socorro eficaz, permanente e célere junto da população, transporte de doentes, e socorro, e também para o funcionamento das nove Equipas de Intervenção Permanente (EIP) – três por cada corporação dos corpos de bombeiros. Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, fala «de um apoio para a atividade diária das corporações e a garantia do socorro, de uma prontidão na prevenção e combate a incêndios e outras calamidades, e que, como assistimos nos últimos dias, é tão relevante para as populações».

Famalicão: Com os olhos postos no leão

O plantel do FC Famalicão prossegue com a preparação para o jogo no Estádio José Alvalade, com o Sporting. Ainda sem Mathias de Amorim, a cumprir o castigo de dois jogos após a expulsão em Barcelos, importa saber se Hugo Oliveira vai manter Pedro Santos como a alternativa, dado que foi esta a escolha no jogo passado, com o AFS.

Também em dúvida para este jogo, Rodrigo Pinheiro (Gustavo Garcia tem sido a opção) e Roméo Beney, ambos com lesão muscular na coxa esquerda.

O jogo entre leões e famalicenses é na noite do próximo domingo, às 20h30. A equipa de Rui Borges é segunda da classificação, com 52 pontos, enquanto que os comandados de Hugo Oliveira ocupam a sexta posição, com 32 pontos, mais sete do que em igual número de jogos da época anterior.

O Sporting chega a este jogo após o empate, 1-1, no Dragão, com o FC Porto, enquanto o FC Famalicão venceu (3-1) o AFS.

Na primeira volta, o Sporting venceu, 2-1, no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão: Crianças abrem, esta sexta-feira, festejos de Carnaval

Na tarde desta sexta-feira, a partir das 14 horas, centenas de crianças abrem os festejos de Carnaval no concelho de Famalicão. No Pavilhão Municipal, os pequenos foliões das várias escolas do concelho vão mostrar a sua criatividade. Na segunda-feira, também no Pavilhão Municipal, é a vez dos seniores. A partir das 15 horas, os utentes das várias instituições famalicenses vão exibir-se para uma plateia que enche o espaço desportivo.

Depois vem a grande noite onde milhares de pessoas se concentram de forma espontânea nas ruas da cidade, num ambiente de festa que se prolonga pela madrugada dentro. A animação estará distribuída por quatro palcos – Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e Mercado Municipal — e inclui ainda o tradicional concurso de mascarados.

A autarquia disponibiliza transportes gratuitos de autocarro em todo o concelho durante a noite, mantendo também a parceria com a CP – Comboios de Portugal, que assegura bilhetes promocionais nos comboios urbanos, válidos apenas para compras antecipadas, até ao dia 14 de fevereiro.

Os festejos encerram oficialmente na terça-feira, dia 17 de fevereiro, com a Queima dos Galheiros, em Fradelos.

 

Famalicão: Seniores do Centro Social e Paroquial de S. Cosme visitam estúdios da Cidade Hoje

Utentes do Centro Social e Paroquial de S. Cosme estiveram, esta quinta-feira, nos estúdios da Cidade Hoje Rádio.
A visita decorreu no âmbito do Dia Mundial do Rádio, que se celebra amanhã, sexta-feira. Os seniores da instituição participaram nos “Discos Pedidos”, de Pedro Silva, programa que é um perfeito exemplo de proximidade com a comunidade, muito particularmente com quem está em casa ou até no trabalho.
Os convidados participaram na emissão em direto e a música que ouviram despertou memórias e trouxe alegria.

Famalicão: Carnaval de Ribeirão adiado para 22 de fevereiro

O Desfile de Carnaval de Ribeirão agendado para este domingo foi adiado uma semana devido à previsão de chuva, assim vai realizar-se no dia 22 de fevereiro.

A decisão foi tomada a pensar na segurança e no conforto de todos, afirma a organização na mais recente partilha nas redes sociais. O adiamento pretende manter viva a energia, criatividade e animação que caracterizam esta época festiva.

Famalicão: Auditório dos BV Famalicenses recebe sessão da Assembleia Municipal

Na manhã deste sábado, a partir das 9 horas, o auditório do quartel dos BV Famalicenses recebe a primeira sessão descentralizada deste mandato da Assembleia Municipal. Na reunião serão discutidas as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal para o ano de 2026.

O presidente da Assembleia vê nesta sessão descentralizada a «oportunidade ideal para iniciar aquilo que foi proposto e assumido com os famalicenses em sede de compromisso eleitoral, nomeadamente a realização de sessões descentralizadas», com o propósito de acentuar a proximidade entre o órgão deliberativo, os munícipes e instituições, «assegurando, simultaneamente, as melhores condições para o exercício das competências dos deputados municipais e mesmo do público».

João Nascimento agradece aos Bombeiros Voluntários Famalicenses pela disponibilização do auditório, frisando «o simbolismo na escolha de uma corporação de Bombeiros Voluntários que, por estes dias, têm sido, mais uma vez, o garante do auxílio e do socorro às populações por todo o País, devastado pelas tempestades e pelas cheias».

A possibilidade de começar o ciclo de sessões descentralizadas num quartel de uma corporação, «confere a este momento um simbolismo e uma relevância ainda maiores. Se reconhecemos e agradecemos às Associações Humanitárias o empenho e a dedicação diários na preservação do bem-estar e da segurança das nossas comunidades, estende-se ainda o reconhecimento, admiração e agradecimento quando, de forma pronta e disponível, se associam a esta colaboração institucional, acolhendo a Assembleia Municipal nas suas instalações e reforçando, assim, o espírito de serviço público que nos une».