Famalicão: Mulher ganha prémio máximo da “Raspadinha do Amor” (10 mil euros)

Uma famalicense, com cerca de 60 anos, ganhou esta quarta-feira 10 mil euros, numa raspadinha que comprou na Tabacaria Sampaio, na Avenida Narciso Ferreira, no centro de Vila Nova de Famalicão.

A sexagenária, cliente frequente deste estabelecimento comercial, teve a sorte do seu lado e conseguiu levar para casa o maior prémio daquelas raspadinhas.

O valor já foi reclamado junto dos Jogos Santa Casa e deverá ser transferido para a conta da felizarda nos próximos dias.

Fisco deteta erro em 10 mil declarações de IRS de 2015 e exige devolução de 3,5 milhões de euros

Em causa estão contribuintes que iniciaram em 2014 uma atividade empresarial ou profissional, que foram tributados em 2015 pelo regime simplificado e que em 2015 obtiveram rendimentos de prestações de serviços (Categoria B), sem terem registado, em simultâneo, rendimentos de trabalho dependente e/ou de pensões (categorias A e/ou H, respetivamente), segundo refere uma informação publicada no Portal das Finanças.

Na origem deste erro está uma alteração das regras à liquidação, que entrou em vigor em 01 janeiro de 2015, com a reforma do IRS, que trouxe uma redução do imposto a pagar nos dois primeiros anos do exercício de atividade relativamente a rendimentos empresariais e profissionais resultantes de prestações de serviços de pessoas singulares que estão no regime simplificado.

Esta redução do IRS, esclarece a AT, apenas poderia beneficiar os contribuintes que tivessem iniciado a sua atividade após a entrada em vigor da norma e não os que em 01 de janeiro de 2015 já a tinham iniciado.

“Ora, no primeiro ano em que foi aplicado aquele novo regime, aquando da liquidação das declarações de IRS relativas ao ano de 2015, a AT aplicou uma redução de 25% a prestações de serviços incluídas nas declarações de IRS”, refere a nota da AT, acrescentando que “nos termos da lei, aquela redução não deveria ter sido aplicada na medida em que os contribuintes tinham iniciado a atividade no ano de 2014”.

Esta situação implicou, assim, que fosse necessário fazer um novo apuramento do IRS relativo a cerca de 0,2% das declarações de IRS entregues.

Em resposta à agência Lusa, fonte oficial da AT adiantou que “no quadro da correção deste erro foram emitidas menos de 10.000 liquidações adicionais. Trata-se de menos de 0,2% do total de declarações”, tendo em conta “que o número total de declarações vigentes relativas a 2015, tal como consta das estatísticas publicadas no Portal das Finanças, ascende a 5.008.652”.

A mesma fonte oficial adianta ainda que o “montante total em causa é de cerca 3,5 milhões de euros, ou seja, apenas 0,03% do montante total de IRS liquidado relativamente a 2015”.

Neste momento, todas as declarações em causa já foram reliquidadas, tendo a AT enviado aos contribuintes visados uma comunicação em anexo a explicar o erro em causa, sendo que na liquidações que resultaram no apuramento de imposto em falta são indicadas as formas de pagamento, “incluindo a possibilidade de pagamento a prestações”.

Bairro: GNR trava cavalo perdido na estrada durante a madrugada

Os agentes da GNR de Riba d’Ave foram alertados, na madrugada desta quarta-feira, para a situação de um cavalo que andava a deambular por uma estrada, na freguesia de Bairro.

O caso aconteceu poucos minutos depois da meia-noite foi rapidamente resolvido graças à intervenção da guarda nacional republicana.

O animal foi conduzido ao terreno de onde fugiu e o proprietário já terá sido alertado.

De acordo com populares, este animal já tem invadido a via pública, uma situação que os deixa preocupados, uma vez que está ameaçada a segurança dos condutores e peões.

Famalicão no maior evento de futebol da América

A empresa tecnológica YouOn está, esta quinta e sexta-feira, nos Estados Unidos da América, no Soccerex Miami, um dos maiores eventos do mundo dedicado à indústria do futebol, para apresentar a sua plataforma Skoiy OTT. Trata-se de uma solução que permite a clubes e a ligas desportivas distribuir os seus conteúdos de vídeo em qualquer parte do mundo, através de vários dispositivos (iOS, Android, Apple TV, Android TV, Smart TVs, Chrome Cast e Web).

O crescimento do vídeo online tem sido exponencial nos últimos anos, existindo cada vez mais empresas, das mais variadas áreas, a disponibilizarem conteúdo de vídeo online através de plataformas próprias de subscrição, as OTT (over-the-top). Também no universo do desporto tem-se verificado esta tendência, sendo que a criação de Sports OTT será um dos grandes tópicos do debate promovido pela Soccerex.

A solução da YouOn permitiu ao FC Porto, através do recente lançamento da FC Porto TV, ser o primeiro clube nacional e um dos primeiros a nível europeu, a implementar a sua plataforma OTT – um canal multiplataforma com conteúdos exclusivos para ver em qualquer parte do mundo.

Além do FC Porto, outras entidades desportivas e as federações portuguesas de natação, voleibol e basquetebol escolheram a solução tecnológica famalicense para a criação da sua própria plataforma de streaming.

A conferência de Miami conta com a presença dos protagonistas mais relevantes da indústria global do futebol, representantes de clubes como o Manchester United, Borussia Dortmund, Bayern Munich, Real Madrid, Los Angeles FC, Paris Saint-Germain, e de organizações desportivas, como a FIFA, a La Liga, a Bundesliga, entre outras. No Soccerex, os líderes do setor de mais de 90 países vão discutir o presente e o futuro do desporto rei.

Most Popular Topics

Editor Picks