A mais importante prova do calendário da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, o Campeonato Distrital Individual Absoluto – vertente clássicas, terminou esta segunda-feira, com a vitória de Carlos Novais, do CX A2D, que alcançou uma performance invicta: 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos, assegurando também o prémio monetário de 100 euros. Carlos Novais conquista o seu terceiro título distrital absoluto (2008, 2022 e 2026).
A competição, que terminou na Didáxis – Riba de Ave, com a realização das 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões, começou no Colégio das Caldinhas, onde decorreram as três primeiras jornadas no fim de semana anterior, com um total de 55 atletas.
Sergey Demyanchuk (VSC) e José Monteiro fecharam o pódio absoluto, ambos a apenas meio ponto do vencedor, arrecadando respetivamente 75 e 50 euros.
No setor feminino, Raquel Duque ao alcançar o 4.º lugar absoluto, conquistou simultaneamente o título de campeã distrital. Oleksandra Smerteniuk (CXEJM), 37.º lugar absoluto, e Daniela Arruda (AXJC), 44.º lugar absoluto, completaram o pódio feminino.
A cerimónia de encerramento contou com a presença dos diretores da A2D, Francisco Carvalho e Carla Costa, bem como do presidente da AXDB, Fernando Azevedo.