ADRAVE DISCUTE INOVAÇÃO COM PARCEIROS EUROPEUS

Vila Nova de Famalicão e Guimarães acolheram um workshop integrado no programa de trabalho do ProjetoecoRIS3 – InterregEurope, que contou com a participação de todos os parceiros transnacionais, autoridades públicas e agências de desenvolvimento regional de Espanha, Irlanda, França, Finlândia, Letónia, Lituânia, Itália e a ADRAVE. No Vale do Ave, o Projeto ecoRIS3 inclui como parceiros associados os dois municípios, através do Famalicão MadeIN e do Guimarães Marca.

Neste workshop participaram, também, como stakeholders regionais, e em articulação com a Rede Famalicão Empreende, através do Grupo de Trabalho da Inovação e da Transferência de Tecnologia, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, o CCG – Centro de Computação Gráfica e a Universidade Lusíada Norte.

O encontro, organizado pela ADRAVE e pelos municípios famalicense e vimaranense, teve como objetivos apresentar e discutir boas práticas em matéria de cooperação entre o setor público e a academia, a indústria e a sociedade para a criação e dinamização de ecossistemas regionais de inovação. Identificar os principais constrangimentos e propor um conjunto de recomendações para a ligação entre os desafios e oportunidades da estratégia regional de inovação com as políticas locais de inovação e a ação prática dos stakeholders, foram outros propósitos da iniciativa.

Neste âmbito, decorreu um encontro de stakeholders com empresas locais, entre as quais a Continental, ITA, AMOB, TMG, a Celoplás e a ANI – Associação Nacional para a Inovação. Foram apresentados e discutidos os desafios e oportunidades da RIS3, bem como as práticas e os atores da inovação nos contextos local e regional.

Ao longo dos dois dias de trabalho foram ainda realizadas visitas de estudo de caso ao CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, e ao LabPAC – Laboratório da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

Famalicão: Wagner Castro (CCD Ribeirão) entre os melhores no Nacional Olímpico Jovem

Wagner Castro, atleta do Clube Cultura e Desporto Ribeirão, em representação da Associação de Atletismo de Braga, conseguiu um novo recorde pessoal, no salto em altura, com 1.80, no decurso do Nacional Olímpico Jovem, que decorreu no passado fim de semana, em Lagoa, Algarve. No cômputo geral, foi o sétimo melhor saltador da prova.

O jovem atleta tem já um historial de convocatórias no seu percurso, incluindo o Mundial de Desporto Escolar, realizado no ano passado no Rio de Janeiro, Brasil, no qual foi medalhado na prova de salto em comprimento.

Famalicão: Rafael Pereira (AD Pedome) vence prova de 10km em Esposende

Rafael Pereira, da AD Pedome, venceu a prova de 10km, integrada na Meia Maratona do Cávado, que decorreu no passado domingo.

O atleta correu a distância pelas ruas de Esposende em 32.01. Rafael «têm demonstrado, ao longo das últimas épocas, o seu potencial e paixão pela modalidade, bem como pela associação que representa», elogia a secção de atletismo da AD Pedome.

A prova foi uma organização dos Amigos da Montanha, sendo que a Meia Maratona uniu as duas cidades.

Famalicão: Nos dias 15 e 16 de junho, FAC joga a final four da Liga de Clubes de badminton

A equipa de badminton do FAC apurou-se, no passado fim de semana, para a final four da Liga de Clubes. A competição terá lugar nos dias 15 e 16 de junho, nas Caldas da Rainha.

O apuramento aconteceu, também, nas Caldas da Rainha, no decurso da terceira fase regular da Liga. O FAC foi representado por Tiago Carvalheira Araújo, Diogo Marques Barbosa, Simão Oliveira Ferreira, Adriana Gonçalves, Sónia Gonçalves, Catarina Mesquita Martins e Joana Miranda Oliveira. Na partida com o SIMPS, vitória, por 5-0, mas com CDRP da Madeira houve derrota, 1-4. No entanto, no final das três fases de apuramento, a equipa famalicense conseguiu um lugar na derradeira e decisiva fase da competição.

FC Famalicão joga primeira partida do play-off no sábado

No próximo sábado, a equipa feminina do FC Famalicão joga a primeira partida do play-off, tendo como adversário o Vitória SC. O jogo está marcado para as 11 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal.

Trata-se de um momento decisivo no percurso da equipa treinada por Rui Baptista que, esta época, viu-se relegada para esta decisão que vai determinar, ou não, a manutenção na Liga BPI, principal campeonato nacional de futebol feminino.

Este play-off é a duas mãos, com o segundo jogo já marcado para o dia 2 de junho, às 11 horas, em casa do Vitória SC.

Famalicão: Debate sobre “A infância e a felicidade”

“Infância e a felicidade” é tema para debate e reflexão esta quinta-feira, dia 23 de maio, em mais uma sessão do VI Ciclo de Conferências em Educação, com Raquel Corval, psicóloga coordenadora do Eixo Desenvolvimento e Educação. Está marcado para o auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, às 21h00.

A iniciativa tem como ponto de partida o ‘Brincar: criança feliz, adulto feliz’ e o debate é feito em torno da importância do desenvolvimento da criança nos primeiros anos e da valorização dos estímulos a que são expostas para o seu desenvolvimento. Estudos dizem que as crianças precisam de mais tempo livre, mais tempo para brincar, mais contacto com a natureza, uma escola interessante, espaços mais desafiantes, o envolvimento dos pais e a sensibilidade para este tema.

As inscrições podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt

Famalicão: Empresas famalicenses premiadas nos iTechStyle Awards

A iTechStyle Summit, que está a decorrer até esta quinta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, premiou três empresas famalicenses: a têxtil Pafil, a TMG Textiles e a Inovafil.

A edição do iTechStyle, organizada pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, com o apoio do Município de Famalicão, tem por objetivo distinguir os melhores tecidos, produtos e acessórios técnicos e inovadores apresentados nas edições do iTechStyle Showcase, promovidas pelo CITEVE. É também uma oportunidade para promover Famalicão Cidade Têxtil e Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024.

Assim sendo, o blusão de motociclismo desenvolvido pela TMG Textiles, no âmbito do projeto ImpacTEX recebeu a distinção de ‘Best Product’. Na categoria de tecidos, a referência Terramori da Inovafil, que inclui 90% de algodão orgânico e 10% de seda portuguesa usada já com os casulos destruídos, a chamada seda da paz, em que o animal sobrevive ao processo, recebeu a distinção de ‘Best Fabric’ e o exoesqueleto produzido pela Pafil, que apoia as costureiras nas tarefas repetitivas da confeção, recebeu o galardão ‘Smart Textiles’.

Este fórum foi, também, uma oportunidade para debater as questões da digitalização e sustentabilidade, com destaque para tendências atuais, estratégias, oportunidades e desafios.