Abertas inscrições para o 11.º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares

Decorre até 19 de novembro as inscrições para o 11º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, promovido pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala. A ficha de inscrição está dem https://bibliotecasdefamalicao.blogspot.com/. O encontro é acreditado como formação contínua (15 horas) com o registo CCPFC/ACC-101341/18.

A edição deste ano, que decorre nos dias 23 e 24 de novembro, subordinada ao tema “Os contributos da Biblioteca para a literacia medi@tica” pretende mostrar os contributos das bibliotecas para o desenvolvimento de competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos média e apresenta-se como um espaço de partilha de ideias, de práticas de literacia dos média que visam dotar os alunos de conhecimentos para o seu uso criativo e informado.

Durante os dois dias realizar-se-ão conferências sobre o tema, uma das quais com Margarida Toscano, da Rede de Biblioteca Escolares, e, ainda, um conjunto de oficinas formativas dedicadas às áreas da biblioteconomia que terão lugar em vários espaços culturais do concelho, como forma de dar a conhecer a cidade aos participantes do Encontro.

De salientar, ainda, a colaboração e articulação do programa da 11ª edição do Encontro de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, com a Fundação Cupertino de Miranda, local onde decorre o programa da tarde do dia 24 de novembro, com o painel “Literacia mediática: uma competência básica na sociedade atual” e os lançamentos do “Caderno 17”, do Centro Português do Surrealismo e do livro “POEMANIFESTO”, cujo espetáculo encerra o encontro.

Governo marca eleições autárquicas para 12 de outubro

O Governo marcou as eleições autárquicas para 12 de outubro. Era a última data legalmente possível para a realização deste ato eleitoral e a “preferida” do PSD, Chega, PCP e Livre.

A decisão foi tomada esta quinta-feira em reunião do Conselho de Ministros.

A data das eleições autárquicas é marcada por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência. De acordo com a lei eleitoral autárquica, devem realizar-se entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro e num domingo.

O ministro António Leitão Amaro justificou a escolha da data por ter sido a mais apontada pelos partidos ouvidos pelo Governo e deu conta que houve um diálogo prévio com o Presidente da República.

Conduziu embriagado durante 80 quilómetros em contramão na A3 e foi detido em Famalicão

A notícia é d´O Minho que dá conta que um homem, com excesso de álcool, conduziu cerca de 80 quilómetros em contramão na A3, na madrugada desta quinta-feira, e só foi detido em Famalicão.

A GNR de Viana do Castelo confirmou ao O Minho que o condutor, de nacionalidade espanhola, foi detido cerca das 04:15, com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,20 g/l.

Terá entrado na A3 em Valença, percorrendo os cerca de 80 quilómetros em contramão até ser apanhado. Será presente a tribunal esta quinta-feira para aplicação das medidas de coação.

Famalicão: Anunciado em junho… Paulo Machado já não é treinador do Fradelos

Anunciado nos primeiros dias de junho, Paulo Machado já não é treinador do GD Fradelos.
O clube, nas redes sociais, informa «que por motivos de ordem pessoal e profissional, foi acordada, de forma amigável, a rescisão do vínculo com o treinador Paulo Machado».
A direção «deseja-lhe os maiores sucessos, tanto a nível profissional como pessoal».

Paulo Machado, que na época passada treinou os juniores do Ninense, já serviu o Famalicão, Oliveirense, Ruivanense, Ribeirão (onde foi coordenador da formação) e a ADJ Mouquim, antes de ingressar no clube de Nine.

Famalicão: Já está a decorrer a renovação dos lugares anuais no Estádio Municipal

Já está a decorrer o processo de comercialização de lugares anuais no Estádio Municipal. Numa primeira fase – até ao dia 29 do presente mês – os sócios que dispunham de lugar anual na época passada podem garantir a manutenção do mesmo, devendo proceder à renovação na Loja Oficial ou através da plataforma online (https://bit.ly/3GusXSZ)

Depois, entre os dias 30 de julho e 1 de agosto, pode efetuar a troca de lugar anual, sendo necessário proceder, imperiosamente, à renovação do mesmo até 29 de julho.

Caso ainda haja disponibilidade, a partir de 4 de agosto, terá início a venda de novos lugares, num processo exclusivo a sócios do Futebol Clube de Famalicão.

O lugar anual terá um custo de 120 euros, com acesso a todos os jogos oficiais do Futebol Clube Famalicão no Estádio Municipal (exceto jogos da Taça de Portugal).

Todos os lugares anuais são para a Bancada Poente (bancada coberta). Os sócios detentores de lugar anual podem usufruir de 10% de desconto (não acumulável com outras promoções) em todos os produtos oficiais do Futebol Clube Famalicão.

 

Famalicão: Vale S. Cosme, Telhado e Portela presta homenagem a presidentes da Junta e da Assembleia

A União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela vai prestar um tributo público aos presidentes da Junta e da Assembleia que marcaram a história desta comunidade.

A homenagem terá lugar a 12 de julho, começando às 11 horas, na Junta da Portela; trinta minutos depois, em Telhado e, às 12 horas, tem lugar a sessão solene na Junta de Vale S. Cosme.

O executivo local fala «de um momento de gratidão, reconhecimento e memória», pelo que convida toda a comunidade a participar nesta homenagem.

Famalicão: Fundador de motoclube é a vítima mortal de acidente em Gondifelos

Frederico Correia é a vítima mortal do acidente ocorrido na manhã desta quinta feira, entre uma mota e um carro, na N206, em Gondifelos.

O jovem, de 28 anos, foi fundador do motoclube “Vale Sobre Rodas”, um grupo com cerca de dois anos de atividade que se destacou pela promoção do convívio e solidariedade entre os motards da região. Além disso, estava profundamente enraizado em Vale São Cosme, com um papel ativo no escutismo local, onde dedicava o seu tempo ao desenvolvimento pessoal dos jovens e à vida comunitária.