Abertas inscrições para o 11.º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares

Decorre até 19 de novembro as inscrições para o 11º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, promovido pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala. A ficha de inscrição está dem https://bibliotecasdefamalicao.blogspot.com/. O encontro é acreditado como formação contínua (15 horas) com o registo CCPFC/ACC-101341/18.

A edição deste ano, que decorre nos dias 23 e 24 de novembro, subordinada ao tema “Os contributos da Biblioteca para a literacia medi@tica” pretende mostrar os contributos das bibliotecas para o desenvolvimento de competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos média e apresenta-se como um espaço de partilha de ideias, de práticas de literacia dos média que visam dotar os alunos de conhecimentos para o seu uso criativo e informado.

Durante os dois dias realizar-se-ão conferências sobre o tema, uma das quais com Margarida Toscano, da Rede de Biblioteca Escolares, e, ainda, um conjunto de oficinas formativas dedicadas às áreas da biblioteconomia que terão lugar em vários espaços culturais do concelho, como forma de dar a conhecer a cidade aos participantes do Encontro.

De salientar, ainda, a colaboração e articulação do programa da 11ª edição do Encontro de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, com a Fundação Cupertino de Miranda, local onde decorre o programa da tarde do dia 24 de novembro, com o painel “Literacia mediática: uma competência básica na sociedade atual” e os lançamentos do “Caderno 17”, do Centro Português do Surrealismo e do livro “POEMANIFESTO”, cujo espetáculo encerra o encontro.

Famalicão: Idoso encontrado morto pela GNR

Um homem com cerca de 70 anos foi encontrado sem vida, ao início da noite, em Fradelos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, e de acordo com informações do Comando Sub Regional do Ave, a vítima estaria a ser procurada pelas autoridades quando foi localizada, cerca das 19h30 deste domingo, na Rua das Areias, nas proximidades de uma estação de tratamento de águas.

Fonte do socorro adiantou à nossa redação que a vítima foi localizada pelas autoridades sem sinais vitais, diagnóstico que se veio a confirmar aquando da intervenção dos B.V.Famalicão.

O cadáver foi recolhido pelos B.V.Famalicenses e encaminhado para a morgue do Hospital de Famalicão.

Famalicão: Novo presidente da ULS elogia espírito de missão dos profissionais

Luís Vales, o novo presidente do conselho de administração da ULS do Médio Ave, enaltece “a união e compromisso” que permitiram garantir que a Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão, inundado na madrugada deste sábado, possa estar em funcionamento já esta segunda-feira.

Numa publicação na página do Facebook da ULS do Médio Ave, relata a inundação, com a água a ultrapassar os 70 cm de altura, causando danos materiais e comprometendo o normal funcionamento da unidade de saúde.

Este contexto inesperado, fruto da depressão Cláudia, “gerou receios, dúvidas e incertezas” e mostrou “um exemplo notável de espírito de missão” de mais de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais da ULS, em articulação com elementos da Proteção Civil e da Câmara Municipal, que uniram esforços “para recuperar e reorganizar a unidade de saúde”.

“Todos agiram com determinação, solidariedade e um profundo sentido de serviço público, assegurando que nenhum utente fosse prejudicado”, elogia o presidente do conselho de administração. Deste modo, as consultas e a atividade programada é retomada esta segunda-feira.

Neste agradecimento público, Luís Vales também enaltece a ação da Proteção Civil do município, “na pessoa do sr. presidente da Câmara Municipal, cuja pronta intervenção e estreita colaboração foram essenciais”.

Famalicão: Centro de Saúde de Ribeirão reabre esta segunda-feira

A Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão reúne condições para reabrir já na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro, depois de ter ficado inundada no sábado devido à chuva intensa que caiu de madrugada e à subida do nível da água do rio. No interior do edifício, a água chegou a atingir cerca de meio metro.

Os trabalhos de limpeza e recuperação prolongaram-se durante todo o fim de semana, envolvendo equipas da Proteção Civil, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e ULS Médio Ave. Graças à intervenção rápida destas entidades, foi possível garantir a segurança e o normal funcionamento do espaço, permitindo desta forma a sua reabertura no dia e horário habitual.

Famalicão: Abertas inscrições para a Caminhada de Natal

No dia 14 de dezembro realiza-se a Caminhada de Natal de Castelões. A Junta de Freguesia promete celebrar o espírito natalício de forma ativa e saudável, numa manhã de convívio e boa disposição ao longo do percurso, de 4 km, acessível a todas as idades.

Durante o trajeto haverá momentos de animação e pequenas surpresas que ajudarão a tornar a caminhada mais especial.

A participação é aberta a todos – famílias, amigos, grupos e amantes das caminhadas – com inscrições na Junta de Freguesia, pelo email info-geral@jf-casteloes.com; telemóvel 967448991 ou através das redes sociais.

A caminhada começa às 9h15, do Largo da Igreja, terminando junto ao Café S. Tiago.

Famalicão: S. Silvestre com bifanas, cerveja e caldo verde

A sétima edição da S. Silvestre de Seide realiza-se ao final da tarde de 8 de dezembro, a partir do Parque da Freguesia, em Seide S. Miguel.

Para além de prémios monetários para os três primeiros masculinos e femininos, também está garantido o repasto no final dos 8 km. Para retemperar forças os participantes podem degustar bifanas, cerveja e caldo verde.

As inscrições decorrem até ao primeiro dia de dezembro em:
https://www.sinctime.com/evento/421

Famalicão: Troço da ciclovia encerrado este sábado começou a ceder

Começou a ceder o piso da ciclovia pertencente ao troço encerrado este sábado, entre as freguesias de Brufe e Louro, em Vila Nova de Famalicão.

O local foi isolado, uma vez que toda a estrutura que o sustentava foi levada pela água. Este domingo, tal como era expectável, o alcatrão começou a ceder.

Apesar dos repetidos avisos, alguns desportistas são avistados a ultrapassar as barreiras de segurança, colocando-se em risco. A população pede uma intervenção urgente, nomeadamente no que diz respeito à sustentação das terras, uma vez que elas continuam a ser levadas, com a força da água da chuva, para ruas adjacentes, já na freguesia do Louro, e a provocar estragos em habitações.