Abertas inscrições para o 11.º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares

Decorre até 19 de novembro as inscrições para o 11º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, promovido pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala. A ficha de inscrição está dem https://bibliotecasdefamalicao.blogspot.com/. O encontro é acreditado como formação contínua (15 horas) com o registo CCPFC/ACC-101341/18.

A edição deste ano, que decorre nos dias 23 e 24 de novembro, subordinada ao tema “Os contributos da Biblioteca para a literacia medi@tica” pretende mostrar os contributos das bibliotecas para o desenvolvimento de competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos média e apresenta-se como um espaço de partilha de ideias, de práticas de literacia dos média que visam dotar os alunos de conhecimentos para o seu uso criativo e informado.

Durante os dois dias realizar-se-ão conferências sobre o tema, uma das quais com Margarida Toscano, da Rede de Biblioteca Escolares, e, ainda, um conjunto de oficinas formativas dedicadas às áreas da biblioteconomia que terão lugar em vários espaços culturais do concelho, como forma de dar a conhecer a cidade aos participantes do Encontro.

De salientar, ainda, a colaboração e articulação do programa da 11ª edição do Encontro de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, com a Fundação Cupertino de Miranda, local onde decorre o programa da tarde do dia 24 de novembro, com o painel “Literacia mediática: uma competência básica na sociedade atual” e os lançamentos do “Caderno 17”, do Centro Português do Surrealismo e do livro “POEMANIFESTO”, cujo espetáculo encerra o encontro.

Famalicão: Equipa sub-23 empata na estreia de Nicola Popovic

Na décima jornada da Liga Revelação, na estreia de Nicola Popovic no comando técnico, o Famalicão empatou, a dois golos, em Vila do Conde.

Diante do Rio Ave, Sekou Diancoumba foi autor de um bis já perto do final do encontro. O Famalicão ocupa a quarta posição, com 14 pontos. Na próxima jornada, segunda-feira, recebe o Vizela, às 11 horas.

Famalicão: Requalificação da Escola de Seide arranca no início de 2026

Como já tinha sido anunciado, o Município de Famalicão vai avançar com a requalificação da Escola Básica de Seide e, na última reunião de Câmara, foi anunciado que as obras arrancam no início de 2026.

Com um orçamento de 1,3 milhões de euros, o projeto prevê a recuperação do edifício centenário existente, com ampliação, através da construção de um novo edifício com dois pisos, que se desenvolve como continuidade do espaço atual e com ligação ao edifício original pelo interior.

Estão previstas quatro salas de aula, salas de apoio, sala de professores, refeitório (com fabrico próprio de refeições), instalações sanitárias e sala de arrumos.

Já o espaço envolvente dos edifícios será reorganizado de forma a criar um recreio coberto, um recinto desportivo, uma horta pedagógica e espaços verdes.

Durante o decurso da obra, que está prevista arrancar no primeiro trimestre de 2026, as atividades letivas vão decorrer em instalações provisórias, localizadas num terreno contíguo à emblemática Casa de Camilo, atualmente utilizado como zona de estacionamento.

As instalações provisórias incluem quatro salas de aula, um espaço de refeitório polivalente, uma sala de professores, instalações sanitárias e área técnica.

Com um prazo de execução de 12 meses, a empreitada será assegurada pela empresa Fernando Silva & Cia, Lda.

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Famalicão tem em curso várias intervenções, nomeadamente, no novo Centro Escolar de Brufe, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Joane), a Escola Básica n.º 1 Senador Sousa Fernandes (Vila Nova de Famalicão), e a Escola Básica nº 1 de Loureiro (Delães).

Famalicão: Duas famalicenses vão correr por Portugal no Europeu de corta-mato

A cerca de três semanas dos Campeonatos Europeus de corta-mato, em Lagoa, Algarve, no dia 14 de dezembro, a direção da Federação Portuguesa de Atletismo anunciou, esta terça-feira, os atletas que vão representar Portugal na competição. Ana Marinho, que corre pelo São Salvador do Campo e que no passado fim de semana sagrou-se campeã nacional sub-23 de corta-mato longo, e Vanessa Carvalho, do SC Braga, constam da convocatória.

Após observação das competições internacionais e dos Campeonatos Nacionais de corta-mato, realizados no mesmo local dos Europeus (o Parque Urbano do Parchal), a equipa portuguesa tem como “cabeças de lista” os campeões nacionais José Carlos Pinto e Mariana Machado, incluindo ainda o campeão mundial dos 1500 metros, o algarvio Isaac Nader.

Famalicão: AML recebe equipamentos do INATEL para reforçar apoio na Casa Abrigo “Viver Melhor”

Como forma de assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o diretor do Inatel de Braga, Raúl Fernandes, ofereceu dois computadores e uma impressora à Casa Abrigo – Viver Melhor do Centro Social das Lameiras.

O material servirá para dotar a casa de ferramentas que auxiliarão as mulheres acolhidas, na otimização do seu projeto de vida e para desenvolverem competências para a vida pessoal e profissional.

Raúl Fernandes, que veio acompanhado por Armindo Vilas Boas, esteve à conversa com o presidente da AML, Jorge Faria. Foi também efetuada uma visita às instalações, cuja organização e limpeza foram elogiadas pela direção do Inatel.

Famalicão: Chega propõe estacionamento gratuito no centro da cidade durante a época natalícia

Chega Famalicão propõe estacionamento gratuito no centro da cidade durante o período natalício, nomeadamente entre 13 de dezembro e 6 de janeiro. Proposta que será entregue nos serviços para ser discutida na próxima reunião de Câmara.

Segundo o Chega, a medida visa apoiar diretamente o comércio local durante a época natalícia, «um período de grande importância económica, sobretudo após os prejuízos e condicionamentos causados pelas obras de requalificação urbana recentemente concluídas», refere o Chega, em comunicado à imprensa.

Além de considerar a medida positiva para o comércio, o Chega entende que é uma forma de promover o município como destino natalício atrativo.

A proposta incentiva, também, a utilização de transportes públicos por visitantes de fora do centro urbano, esperando «contribuir para uma transição gradual para hábitos de mobilidade mais sustentáveis, reduzindo o fluxo automóvel e promovendo alternativas menos poluentes».

«O município deve dar o exemplo e mostrar que está verdadeiramente ao lado do comércio tradicional e das famílias famalicenses. Esta medida não é apenas simbólica — é prática, útil e necessária para dinamizar o centro da cidade num dos períodos mais importantes do ano», afirma a Comissão Política Concelhia do Chega.

Famalicão: FC Famalicão defronta o FC Porto na Taça de Portugal

Nos oitavos de final da Taça de Portugal, o FC Famalicão visita o Estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto, entre os dias 16 e 18 de dezembro. Quem vencer esta eliminatória sabe que, em janeiro do próximo ano, nos quartos de final, vai receber o vencedor do encontro Farense x Benfica.

O sorteio realizou-se ao início da tarde desta terça-feira, na Cidade do Futebol.