A singularidade de Gil Heitor Cortesão na Ala da Frente

A partir do próximo dia 9 de junho, há nova exposição para ver na galeria de arte contemporânea Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão. O nome que se segue é o do pintor português Gil Heitor Cortesão, que até setembro expõe na galeria famalicense “Outside In”.

Dono de um “percurso muito singular”, Gil Heitor Cortesão tem marcado o panorama da pintura portuguesa pela técnica “pouco habitual” que apresenta nos seus trabalhos.

“A pintura é feita no verso de vidro ou acrílico e ficamos perante a visão da pintura numa superfície lisa e sem as texturas, o que nos dá uma visão e sensação muito particular da obra”, explica a propósito António Gonçalves, curador da Ala da Frente.

Um trabalho onde a arquitetura ocupa um lugar de especial atenção, definindo mesmo algumas estratégias de composição das obras.

“A pintura de Gil Heitor Cortesão assume-se como um corpo capaz de fazer rever e pensar a imagem. Demonstra-nos que a pintura mantém um mistério que vai para além do plano da imagem, aprofunda possibilidades e instiga o conhecimento”, acrescenta.

Gil Heitor Cortesão nasceu em Lisboa em 1967, onde vive e trabalha. A partir de 1996, o trabalho que tem vindo a apresentar consiste essencialmente em pinturas realizadas sob vidro acrílico, executadas na face oposta à que é mostrada ao público. A arquitetura modernista tem sido objeto de constante revisitação, sujeita a desvios e associações inesperadas.

Realizou várias exposições individuais, entre as quais se podem destacar Mnemopolis (Fundação Calouste Gulbenkian – Centro de Arte Moderna, 2004), Modelo para armar (Galeria Fortes Vilaça, S. Paulo, 2007), Wallpaper (Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2011), Reversos (Palexco, La Coruña, 2013), Second Nature (Galerie Suzanne Tarasiève, Paris, 2015) Late Night Shopping (Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2017), Umbra (Carbon 12, Dubai, 2018).

Está representado em diversas coleções públicas ou privadas, nomeadamente: Fundação ARCO, Madrid; CAM/JAP, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; EDP – Electricidade de Portugal; Colecção Fundação de Serralves, Porto; Colecção António Cachola, MACE, Elvas; Colecção Fundação Ilídio Pinho, Porto; Museu da Cidade, Lisboa; Colecção Associação Industrial Portuguesa, Lisboa; Fundación Barrié, A Coruña ; Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean- Mudam, Luxembourg ; Colecção de Arte Contemporânea Arquipélago, São Miguel, Açores.

Famalicão: Ribeirão empata em casa do Montalegre

Na tarde deste domingo, na visita a casa do Montalegre, terceiro da classificação, o Ribeirão trouxe um ponto.

No jogo da jornada 11 do Campeonato de Portugal, série A, não houve golos. Apesar da igualdade a equipa da casa mantém o terceiro lugar, e o Ribeirão está no décimo segundo posto, com 10 pontos.

Na próxima jornada, o Ribeirão recebe o Tirsense.

Famalicão: Joane vence Bairro e sobe ao topo da pró nacional

O Joane e o Maria da Fonte, ambos com 31 pontos, ocupam os dois primeiros lugares da pró nacional, após vitórias na jornada 15. A derrota do anterior, líder, a Oliveirense, em casa do Prado, por 3-2, provocou estas alterações. A equipa de Oliveira Santa Maria desceu ao terceiro lugar, com 29 pontos, mas menos um jogo.

No dérbi entre Joane e Bairro levou a melhor a equipa da casa, por 2-1. O Ninense recebeu o Merelinense e empatou a dois golos na jornada deste domingo.

Na classificação a equipa de Nine é décima terceira, com 17 pontos; o Bairro mantém o penúltimo lugar, com 11 pontos.

Fechada a jornada, o Grupo Desportivo de Joane continua sem perder e é, de forma destacada, a melhor defesa do campeonato. Sofreu apenas oito golos em 15 jogos.

Consumidores em alerta: Preço do azeite dispara mais de 90%

O azeite tornou-se protagonista nas preocupações dos consumidores portugueses, com um aumento de 92% no último ano, de acordo com a Deco Proteste.

O litro do azeite chega a custar cerca de 10 euros nos supermercados, quase o dobro em comparação ao mesmo período do ano passado.

A persistência desse aumento levanta preocupações sobre a acessibilidade deste produto essencial, impactando negativamente o orçamento mensal de muitas famílias.

O preço elevado do azeite tem sido o fator principal para a queda das vendas nas pequenas e grandes superfícies comerciais.

Urgência de Famalicão: Cirurgia Geral e Medicina Interna indisponíveis este domingo

Este domingo fica marcado por novos constrangimentos no serviço de urgência do Hospital de Famalicão, fruto da falta de profissionais para assegurar os turnos.

As especialidades de Cirurgia Geral e Medicina Interna estão, por isso, indisponíveis. A atividade na cirurgia geral será retomada esta segunda-feira a partir das 08h00, já na Medicina Interna prevê-se que o serviço regresse às 20h00 deste domingo .

Falcoeiro famalicense sagra-se Campeão de Alto Voo

Na 6ª edição da Prova de Falcoaria Real, em Salvaterra de Magos, o falcoeiro famalicense natural de Fradelos, Rui Lima, sagrou-se Campeão de Alto Voo.

Extremamente satisfeito com a conquista, Rui Lima expressou a sua gratidão ao amigo Pedro Regadas, que assumiu o voo do falcão com grande dedicação durante a ausência do campeão.

Dedico este prémio ao meu grande amigo Pedro Regadas, que também tem um grande mérito nesta vitória porque me voou o falcão com grande dedicação quando estive ausente.

A prova de falcoaria Nuno Sepúlveda Velloso decorreu no contexto do 7º aniversário do Reconhecimento pela UNESCO da prática da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Participaram falcoeiros nacionais e internacionais, enaltecendo a importância da preservação e celebração desta tradição que se tornou parte integrante do património cultural de Portugal.