“O marketing na afirmação dos novos Descobrimentos do Séc. XXI” é o tema do encontro/desafio que decorre no dia 4 de abril, a partir das 14h30, no auditório do CITEVE. A iniciativa é da responsabilidade do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e Do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, no âmbito de um projeto que tem por objetivo afirmar internacionalmente a nanotecnologia “made in” Norte de Portugal.
Portugal tem estado na vanguarda da investigação e na transferência de inovação para o tecido empresarial, sendo na região Norte onde se encontram grande parte das empresas e dos centros de investigação e inovação mais relevantes nesta área, e que têm contribuído para o reconhecimento internacional da capacidade do País para mudar e melhorar o mundo.
De acordo com estudos, estima-se que a nanotecnologia seja responsável, a nível mundial, por mais de 100 milhões de postos de trabalho diretos ou indiretos nos próximos 15 anos. O potencial de aplicação da nanotecnologia é muito amplo e com forte impacto no dia a dia dos cidadãos.
Por essa razão, o CeNTI e o INL, entidades com um elevado número de projetos de investigação e inovação reconhecidos internacionalmente, querem passar à fase da mobilização do tecido empresarial, das entidades, dos poderes central e local e da sociedade para criar um movimento forte e afirmativo deste desígnio. “A nanotecnologia vai ser cada vez mais fundamental para o mundo e nós, portugueses, somos especialistas com provas dadas”, afirma João Gomes, investigador e diretor de operações do CeNTI. “A nanotecnologia é já um aspeto que nos distingue, só falta agora afirmá-la como uma marca do nosso país”.
Por isso mesmo, o CeNTI e o INL promovem esta primeira iniciativa pública para investigadores, especialistas, empresários, representantes de entidades e outros públicos estratégicos. “O marketing na afirmação dos novos Descobrimentos do Séc.XXI” terá a presença, entre outros, de dois dos maiores nomes do marketing e marcas em Portugal, Carlos Brito e Carlos Coelho, que vão partilhar a sua experiência e lançar as bases para o projeto de construção e promoção da marca “Nanotechnology from North of Portugal”.
O papel do marketing na ciência e na tecnologia, a complexidade da inovação, a simplicidade da comunicação, do benefício da inovação e importância da marca portuguesa serão os temas abordados por Carlos Melo Brito, especialista em Marketing, diretor da UPTEC e pró-reitor da Universidade do Porto, e Carlos Coelho, especialista na criação e gestão de marcas a nível internacional. Paralelamente serão apresentados casos de sucesso, como é o caso do Restaurante Ferrugem, que irá abordar a importância do marketing e comunicação para a afirmação da marca no território. Ao longo da tarde haverá ainda espaço para uma nanoTALK sobre o que os mercados procuram e como se deve construir uma estratégia de marketing envolvendo os investigadores, empreendedoras e as empresas.
A iniciativa acontece no âmbito do Projeto Nanotech@NortePT que pretende afirmar o Norte de Portugal como região pioneira na utilização da Nanotecnologia e reúne um alargado conjunto de entidades, empresas, especialistas, investigadores e instituições científicas com o objetivo comum de sensibilizar e apoiar as empresas para investir na nanotecnologia, acrescentar valor, criar produtos inovadores, antecipando o futuro e respondendo aos novos desafios dos mercados.