País

A partir de agora é provável que encontre carros com o dístico “TVDE”

Já deve ter reparado que começaram a aparecer nas cidades alguns destes carros com um dístico colado no vidro traseiro a dizer TVDE. Mas afinal, o que é que eles são? Viaturas de serviço de um canal televisivo? Não, são apenas os carros dos serviços de partilha de automóvel que pode alugar através da internet. A sigla tem apenas quatro letras, mas o seu nome completo é “transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica”.

De acordo com a legislação publicada em agosto do ano passado, todos os veículos de transporte com motorista alugados através de aplicativos de telemóvel das marcas Bolt, Cabify, Kapten, Uber e It’s My Ride devem ter o dístico TVDE. Este dístico deve estar colado no vidro ou portão traseiro, e deve ter as dimensões de 145 por 68 milímetros. O autocolante TVDE indica que o condutor do veículo foi certificado por uma entidade responsável pela formação dos novos condutores de transportes pessoais.

O IMT também tem uma lista completa de todas as empresas autorizadas a operar através daqueles cinco serviços de partilha, divididas por distrito e ocupando um documento de 107 páginas, pelo que assim poderá saber sempre quais são as pessoas autorizadas a transportá-lo na sua cidade, de forma legal e com toda a segurança.

Texto e Foto: Razão Automóvel
Previous post

Recolha de lixo orgânico pode baixar a fatura mensal

Next post

Incêndio florestal em Delães

Cidade Hoje