“A Arte e a Mente” é o tema da Fundação Cupertino de Miranda para a comemoração do Dia Internacional dos Museus

A comemoração decorre entre os dias 15 e 18 de maio, com atividades online e presenciais, desde conversas com convidados, workshops e visitas orientadas ao novo “Espaço Mário Cesariny”. O tema “Arte” e a “Mente” aborda os sonhos, a memória, as emoções e a criatividade.

Sábado, dia 15, é dedicado aos sonhos. Entre as 14h30 e as 15h30, conversa online (inscrição obrigatória em: [email protected]) com a psicóloga Sandra Gonçalves e o tema “À volta do sonho”. Entre as 17 e as 19 horas, workshop “O símbolo vivo: introdução à exploração vivencial dos símbolos no sonho e na arte”, com Sandra Gonçalves. Inscrição obrigatória. O domingo é dedicado à memória. Entre as 17 e as 18 horas, numa conversa online sobre “Museu & Memória”, com Rafaela Ganga.

A segunda-feira, dia 17, é dedicada às “Emoções”. Entre as 17 e as 18h30, uma conversa com duas formadoras da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia sobre “A importância da arte na saúde mental”. Para 18 de maio está programado o tema da criatividade. Às 10 horas com abertura da exposição permanente “Espaço Mário Cesariny”. Estreia também online do vídeo “Da casa de Cesariny às nossas casas”.

Estão previstas visitas orientadas à exposição, para as 10, 11, 14h30 e 16 horas. A exposição fica no piso 2. A inscrição é obrigatória.

Ainda para o dia 18 de maio, entre as 17 e as 18 horas, conversa via zoom sobre “A criatividade e o cérebro”, com a neurocientista Patrícia Correia. Inscrição gratuita e obrigatória.