Concelho

UMinho abre as portas a jovens, familiares e orientadores

A Universidade do Minho abre as suas portas de 19 a 21 de abril num “Open Weekend” que pretende mostrar a academia nas suas dinâmicas naturais. Esta segunda edição prevê mais de 1600 participantes de várias idades e regiões do país em cerca de 80 atividades, como experiências, demonstrações científicas, workshops, palestras, visitas e desafios.

As iniciativas realizam-se de quinta-feira de tarde a sábado de manhã, nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). As 11 Escolas e Institutos e os serviços da UMinho estarão envolvidos nesta interação com os futuros estudantes, mostrando-lhes como funciona a instituição nas suas dinâmicas naturais, que vão desde os diversos níveis de ensino até à ciência desenvolvida nos vários espaços.

Os participantes terão a possibilidade de conhecer ao pormenor a oferta formativa, os serviços e as instalações da academia, partilhar ideias com docentes e cientistas e envolver-se em atividades ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes. Em termos práticos, será possível, por exemplo, desenhar e imprimir uma capa de telemóvel em 3D, aprender caligrafia árabe, medir a tensão arterial dos colegas, assumir o papel de juiz e advogado, auscultar a atividade cerebral, analisar tecido hepático ao microscópio, pilotar drones para captar imagens geológicas, conhecer o mundo da bolsa portuguesa, produzir iogurte natural para perceber os mecanismos de fermentação, construir uma torre de esparguete e avaliar a sua resistência a sismos, identificar o maior número de árvores no campus e conceber reportagens multimédia e campanhas publicitárias.

Previous post

“Territórios Dramáticos” inaugura novo espaço artístico em Famalicão

Next post

LUÍS SILVA ALCANÇA BRONZE EM MELGAÇO

Cidade Hoje