5.ª Meia Maratona de Famalicão com inscrições abertas

Já abriram as inscrições para a quinta edição da Meia e Mini Maratona de Vila Nova de Famalicão.

Organizada pelo quinto ano consecutivo pela Runporto com o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Atletismo de Braga, a prova vai ter lugar na manhã do dia 25 de novembro, domingo, e contará com a realização de uma corrida cronometrada de 21 quilómetros e de uma caminhada de 6 quilómetros sem fins competitivos, ambas com partida da Avenida do Brasil e chegada no Parque de Estacionamento da Casa do Território, no Parque da Devesa.

As inscrições já decorrem online, no site da Runporto, em www.runporto.com, e nas lojas Sport Zone do grande Porto. Até ao dia 31 de outubro têm o custo de 10 euros, de 12 euros para as inscrições efetuadas entre os dias 1 e 20 de novembro, e de 15 euros para as inscrições de última hora, no dia 24 de novembro, na Casa do Território. Já para a Mini Maratona, até dia 31 de outubro a inscrição tem o custo de 3 euros, de 1 a 20 de novembro tem o custo de 5 euros, valor que aumenta para 8 euros para as inscrições de última hora, no dia 24 de novembro, na Casa do Território.

Refira-se ainda que o regulamento da prova já se encontra disponível para consulta no site da Runporto.

Meia Maratona

Partida: Av. Brasil, retorno, Av. Brasil, Rotunda Moutados (acesso variante), Av. Carlos Bacelar, Rotunda Bernardino Machado, Av. Narciso Ferreira, Rua São João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto, Av. 25 de Abril, retorno, Av. 25 de Abril, Av. Narciso Ferreira, Av. Marechal Humberto Delgado, retorno, Av. Marechal Humberto Delgado, Rotunda Bernardino Machado, Av. Brasil, EN 206 Famalicão/Guimarães, Av. Tomás Pereira, EN 309 Famalicão/Braga, Av. Pe. Manuel Costa Rego (Vale S. Martinho), Av. Tibães e Av. Central (Vale S. Cosme), Av. Principal (Telhado), retorno, Av. Principal (Telhado), Av. Tibães e Av. Central (Vale S. Cosme), Av. Pe. Manuel Costa Rego (Vale S. Martinho), Av. Tomás Pereira, EN 309 Famalicão/Braga, Av. Brasil, Rua Fernando Mesquita, Parque de Estacionamento Casa do Território: Meta

Mini Maratona

Partida: Av. Brasil, retorno, Av. Brasil, Rotunda Moutados (acesso variante), Av. Carlos Bacelar, Rotunda Bernardino Machado, Av. Narciso Ferreira, Rua São João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto, Av. 25 de Abril, retorno, Av. 25 de Abril, Av. Narciso Ferreira, Av. Marechal Humberto Delgado, retorno, Av. Marechal Humberto Delgado, Rotunda Bernardino Machado, Av. Brasil, Rua Fernando Mesquita, Parque de Estacionamento Casa do Território: Meta

Famalicão: Alunos do 12.º ano da Didáxis tiveram o seu baile de finalistas

No dia 4 de julho, os finalistas do 12º ano da Didáxis tiveram o seu baile de despedida. O momento, com a presença dos encarregados de educação e dos professores, reforçou o espírito de união e amizade, numa noite animada e emotiva.

Apesar de marcar o fim de uma etapa importante na vida dos alunos, este não foi um adeus, mas sim um “até já”, dado que a escola está sempre disponível para os seus alunos de sempre, pronta a acompanhar e apoiar em todas as fases futuras.

Os alunos celebraram mais uma fase das suas vidas, repleta de sonhos e expectativas e os responsáveis do estabelecimento de ensino desejam-lhes «felicidades nesta nova etapa, que trará desafios, mas também muitas oportunidades. Que o futuro seja brilhante e cheio de realizações!».

Famalicão: «Agora sim, a nossa família está toda reunida»

Gustavo Sá e Mathias de Amorim juntaram-se, esta quinta-feira, aos restantes companheiros do plantel do FC Famalicão que, desde a passada semana, já preparam a nova época desportiva.

Os dois jogadores, que estiveram ao serviço da seleção nacional no europeu sub-23, tal como Rodrigo Pinheiro, que chegou esta quarta-feira, são os mais recentes reforços de Hugo Oliveira

Nas redes sociais, o clube assinala o momento desta forma: «Agora sim, a nossa família está toda reunida… Gustavo Sá e Mathias de Amorim estão de regresso».

No sábado, o plantel tem o primeiro jogo de treino, com a equipa de sub-23, e no dia 15 joga em Espanha, com Celta de Vigo.

Famalicão: Get The Blessing, Clã, Ana Lua Caiano e himalion atuam juntam ao lago do Parque da Devesa

Clã, Get The Blessing, Ana Lua Caiano e Himalion vão atuar ao pôr-do-sol, junto ao lago, no Parque da Devesa. Trata-se de mais uma edição Devesa Sunset – nos dias 1, 8, 15 e 22 de agosto -, sempre de entrada gratuita e às 19 horas.

A edição deste ano começa a 1 de agosto com a atuação dos britânicos Get The Blessing, de Clive Deamer, Jim Barr, Pete Judge e Jake McMurchie, nomes reconhecidos do jazz-rock mundial, que integraram bandas de renome, como Radiohead, Portishead e Massive Attack. Criada em 1999, a banda já arrecadou vários prémios, entre os quais o BBC Jazz Awards, com o álbum “All is Yes” (2008). Em Famalicão, vão apresentar o seu sétimo álbum: “Pallett” (2023).

No dia 8 de agosto, sobe ao palco um grupo bem conhecido – os Clã – que vão celebrar ao vivo as suas canções. Desta vez, num registo mais acústico.

Uma semana depois, a 15 de agosto, é a vez de Ana Lua Caiano, uma das revelações da música portuguesa. A jovem artista tem corrido o mundo com o seu álbum de estreia “Vou ficar neste quadrado” (2024), considerado um dos melhores do ano passado. Conta já com vários prémios e nomeações, entre os quais o “Prémio da Crítica” nos Prémios Play – Prémios da Música Portuguesa 2025 e o prémio de “Melhor Artista Solo”, por votação do público, na 1ª Gala “Futurawards” (2025), na qual também esteve nomeada nas categorias “Melhor Disco Nacional”, “Melhor Atuação ao Vivo” e “Melhor Teledisco”.

O Devesa Sunset encerra no dia 22 de agosto, com o concerto de himalion, projeto de Diogo Sarabando. Inspirado pela montanha do Pico, o músico aveirense lançou as sementes do álbum “WYSIATI” (2025), produzido com o apoio de Robin Pecknold (Fleet Foxes). O trabalho cruza os territórios do género chamber pop com os do indie folk.

O Devesa Sunset é promovido desde 2015 pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Mecanismo de solidariedade da UEFA dá mais de meio milhão

O FC Famalicão é um de 13 clubes da I Liga que vai receber 578.384,62 euros (de um total de 7.519 M€), verba resultante do mecanismo de solidariedade da UEFA.

Cabe à Federação Portuguesa de Futebol distribuir este montante que «é a maior verba de sempre».

Esta distribuição abrange o Boavista, Farense, Estoril, Casa Pia, Moreirense, Rio Ave, Arouca, Gil Vicente, Nacional, Estrela da Amadora, AVS, Farense e Boavista.

.

Famalicão: Festas a S. Marçal são este fim de semana

Rebeca e Liliana Oliveira são cabeças de cartaz das festas a S. Marçal, na freguesia de Esmeriz. As festividades começam este sábado, com a alvorada festiva, seguida da arruada e venda de bilhetes para o sorteio do touro. À noite, às 21h30, espetáculo musical com o grupo AM Show, seguido do concerto de Rebeca, a partir das 23 horas.

Na manhã de domingo, às 10h30, celebra-se eucaristia, cantada pelo grupo coral e escola de música; às 16 horas, sai a procissão, acompanhada pela fanfarra dos BV Famalicão; às 17h30, atuação de Liliana Oliveira com Coração Minhoto e, por fim, às 19 horas, decorrem os sorteios e entrega dos prémios.

D.A.M.A. Dillaz e Quim Barreios na Feira de Artesanato de Famalicão

A Praça Mouzinho de Albuquerque, em Vila Nova de Famalicão, volta a ser palco de mais uma edição da Feira de Artesanato e Gastronomia, que se realiza entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro.

O evento, já emblemático no concelho, promete atrair milhares de visitantes com uma mostra variada de produtos regionais, artesanato tradicional e sabores autênticos da gastronomia local.

A animação musical será um dos grandes atrativos, com D.A.M.A a subir ao palco no dia 2 de setembro, Dillaz no dia 5 e o Quim Barreiros a animar a noite de 6 de setembro. A entrada é livre.