
E, talvez, levar a sua empresa para um novo nível!
Ter uma empresa não é tarefa fácil. Existe sempre trabalho para fazer, tanto em empresas recentes como em empresas já estabilizadas no seu mercado. E, se tem uma empresa, acreditamos que entenda o que queremos dizer.
No meio de toda a correria, valorizar a empresa é importante e nunca se deve esquecer de ter esta valorização em mente. Pensando na mesma, deixamos 4 dicas de empreendedorismo que, certamente, farão toda a diferença no seu negócio.
4 dicas para valorizar a sua empresa
1. Ter em mente as tendências atuais
Se quer que a sua empresa sobressaia, deve ter em conta as tendências que se encontram em alta na atualidade. Sempre que fizer sentido, a empresa deve incorporar as tendências e reinventar-se.
Uma das tendências atuais e que, inclusivamente, afeta a escolha dos consumidores é o ser amigo do ambiente. Muitas empresas estão, por exemplo, a reduzir o uso de plástico e a deixar de lado os documentos físicos, usando opções digitais.
Na Jerónimo Martins, por exemplo, a maioria dos produtos de marca própria usam plástico reciclável, mas o grupo está à procura de soluções para diminuir esse plástico e substituí-lo por papel. Atualmente, o papel e cartão já representam 60% do material usado pela empresa.
O Lidl também está a reduzir o uso de plástico nos seus produtos de marca própria. As embalagens de frutos secos e têxteis já viram o seu plástico substituído por papel.
Mas não fica por aí. Dezenas de lojas decidiram diminuir os gastos em papel, usando folhetos online. O catálogo Ikea é um excelente exemplo dessa mudança, e, nesse catálogo, o consumidor tem acesso a todos os folhetos repletos de promoções, sem que seja gasto papel para tal. Após 7 anos, a empresa anunciou que vai parar de imprimir e distribuir catálogos, em resposta à mudança de comportamento do cliente e tendências no consumo de mídia e assim sinalizando um declínio da demanda por marketing baseado em impressão. Ao aceder aos folhetos online, o consumidor está a poupar 288 páginas com o catálogo “IKEA – Catálogo 2021” e 68 páginas com o catálogo “IKEA – Catálogo Cozinhas”. É muito papel poupado por consumidor!
Ter atenção às tendências atuais irá valorizar a sua empresa e destacá-la das restantes existentes no seu mercado de atuação.
2. Investir em tecnologia
O uso de novas tendências tecnológicas irá facilitar – e muito! – a otimização de processos dentro da empresa e a relação com os consumidores.
Mas de que tecnologias estamos a falar? Algumas das que merecem destaque são:
- Internet das coisas (IoT);
- Realidade aumentada;
- Impressão 3D;
- Blockchain;
- Uso de drones;
- E muito mais!
Pode saber mais sobre estas tecnologias e o porquê de serem excelentes investimentos para o seu negócio, neste conteúdo.
3. Não faça tudo sozinho
Esta é uma dica de empreendedorismo que muitos demoram a colocar em prática, por diversas razões. Mas colocando essas razões de lado, não fazer sozinho irá levar a um crescimento mais rápido das empresas portuguesas.
Isso pode significar contratar um profissional, candidatar-se a apoios para empreendedores, fazer parcerias com outras empresas ou profissionais e muito mais.
A nível de apoios financeiros, informe-se junto da Câmara Municipal da sua região, pois pode encontrar o que precisa. Outros apoios ao empreendedorismo são o Ninhos de empresas, a ANJE, o IEFP ou o Portugal 2020.
Claro que, com os apoios, conseguirá investir na sua empresa, fazendo-a crescer mais depressa.
4. Abraçar o digital
Lá se foram os tempos em que era possível manter um negócio – e destacar-se – usando, apenas, métodos tradicionais. O digital chegou para ficar, portanto o melhor que as empresas podem fazer é abraçar este método e reinventar o negócio.
Ter um website na internet, manter as redes sociais atualizadas ou valorizar os consumidores – respondendo a comentários – são apenas alguns dos passos essenciais. Lembrando que, atualmente, a presença online pode determinar o sucesso de um negócio.
Mas a dica número 1 é abraçar as adversidades!
É certo que as dicas acima vão valorizar o seu negócio, mas não ficamos por aí!
Além de estarem atentos às tendências, investirem em tecnologia e abraçarem o digital, os empresários também devem estudar e ler com frequência, criar uma rede de contactos ou investir em novas skills que, indiretamente, vão valorizar a empresa a longo prazo.
No entanto, a dica de empreendedorismo número 1 e que vai influenciar a empresa de forma positiva é abraçar as adversidades, ao invés de remar contra elas. As adversidades podem – e devem – ser vistas como oportunidades de melhoria.
Não precisamos de ir muito longe, a pandemia tem afetado as empresas portuguesas, o que constituiu uma enorme adversidade para muitos negócios. Os pequenos e novos negócios tiveram de usar o digital para manterem as portas abertas, com entregas ao domicílio.
Embora seja um momento de maior stress, abraçar as adversidades pode levar as empresas portuguesas a um novo nível!
Use as dicas acima e valorize a sua empresa para se destacar das restantes que se encontram no mercado português.