12.906 pedidos de voto antecipado de pessoas em confinamento e idosos

O Ministério da Administração Interna informa que recebeu 12.906 pedidos de voto antecipado por parte de pessoas em confinamento (que não podem sair de casa) e de idosos residentes em lares.

Esta terça e quarta-feira, equipas de cada concelho, devidamente equipadas e com regras sanitárias estritas, irão recolher os votos, porta a porta, a casa de quem está confinado e aos lares de idosos.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

Concorrem às eleições sete candidatos: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Famalicão: Associação Pediátrica do Minho assinala aniversário com conferência

Para assinalar o 25.º aniversário da Associação Pediátrica do Minho, a direção promoveu a conferência “Brincar – sob prescrição médica”, proferida por Cláudia Melo, Pediatra e Neuropediatra do Hospital Universitário de S. João.

A iniciativa decorreu na noite desta quinta-feira, no auditório da Escola Superior do Vale do Ave (CESPU) de V. N. de Famalicão.

Ao longo de mais de uma hora, a palestrante prendeu a atenção da plateia, composta por médicos, enfermeiros, professores, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais.

No final, cantaram-se os parabéns à Associação Pediátrica do Minho pelo seu 25.º aniversário.

Famalicão: Primeira ação de Paulo Cunha rumo ao Parlamento Europeu

Paulo Cunha, segundo da lista da Aliança Democrática, nas eleições para o Parlamento Europeu, iniciou, esta quarta-feira, as ações no distrito de Braga.

O famalicense esteve reunido com autarcas do concelho de Famalicão e com dirigentes do PSD e do CDS.

No encontro, que decorreu na sede do PSD, foram partilhadas as preocupações, as perspetivas e os objetivos «na definição de políticas europeias que contribuam para melhorar as condições de vida das pessoas». O candidato, agradado «com o apoio, com as opiniões e preocupações manifestadas» pelos presentes, considerou que «a União Europeia é uma construção diária e permanente, cada vez mais decisiva na vida de cada um de nós e das nossas terras». Neste sentido, assumiu, «os nossos autarcas são interlocutores privilegiados nesta caminhada que queremos fazer juntos».

Recorde-se que as eleições para o Parlamento Europeu decorrem a 9 de junho deste ano.

Famalicão: Comemoração dos 50 anos do PSD com tertúlia e homenagem

A secção de Famalicão do Partido Social Democrata vai assinalar os 50 anos do partido no próximo dia 6 de maio. O programa de comemorações inicia-se na segunda-feira com a realização de uma Tertúlia de Militantes no café-concerto da Casa das Artes, pelas 21h00. Estão convidados Armindo Costa, Lídia Bacelar e Albino Rebelo, militantes que viveram o momento fundador e que partilharão na primeira pessoa a criação e implantação do PSD em Vila Nova de Famalicão.

Armindo Costa, que residia na zona de Lisboa na data de fundação do PSD, foi posteriormente presidente da Comissão Política do PSD de Vila Nova de Famalicão e o autarca eleito pelo PSD com o mandato mais longo enquanto presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo ganho a autarquia em 2001.

Lídia Bacelar partilhará a visão de uma jovem que viveu intimamente a fundação do PSD em Vila Nova de Famalicão enquanto filha de Carlos Bacelar, já desaparecido, fundador e primeiro presidente da Comissão Política do PSD de Vila Nova de Famalicão.

Albino Rebelo, um dos militantes mais antigos e interventivos à data, partilhará com os presentes a implantação do PSD nas freguesias do concelho e as várias lutas eleitorais que se seguiram, com particular destaque para o “Verão Quente” de 1975.

De seguida, será efetuada uma homenagem aos militantes ativos mais antigos da secção de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: USF Alto da Vila assinala quinto aniversário com concurso e sessão de esclarecimento

A Unidade de Saúde Familiar Alto da Vila, a funcionar no Centro de Saúde, na Avenida 25 de Abril, prepara-se para celebrar o quinto aniversário. No dia 13 de maio, entre as 10 e as 12 horas, no auditório, decorre uma ação de informação sobre como prevenir quedas de idosos e como avaliar a pressão arterial em casa.

Está, ainda, a decorrer um concurso de poemas, desenhos/pinturas e trabalhos manuais que devem fazer alusão ao aniversário da unidade de saúde. Os interessados devem entregar na secretaria, até ao dia 10 de maio, os trabalhos a concurso. O vencedor será conhecido no dia 13 de maio.

Famalicão: Nuno Melo, reeleito presidente do CDS, tem a companhia cinco famalicenses

Nuno Melo foi reeleito, este fim de semana, líder do CDS/PP, no congresso que decorreu em Viseu. Na reunião magna do partido, foram eleitos os demais órgãos, dos quais fazem parte vários militantes famalicenses.

Na Comissão Política Nacional, Durval Tiago Ferreira é um dos novos porta-vozes do partido, Hélder Pereira (presidente da Concelhia) e Isaque Pinto foram eleitos vogais.

O também famalicense Ricardo Mendes, presidente da Distrital de Braga, é o novo secretário da Mesa do Conselho Nacional, enquanto que Carolina Louro é vogal do Conselho de Jurisdição.

Nuno Melo foi reeleito, com a sua Comissão Política Nacional a obter 89,3% dos votos dos delegados ao 31.º congresso do partido que terminou este domingo.

Famalicão: João Nascimento será o sucessor de Nuno Melo na Assembleia Municipal

Na próxima Assembleia Municipal, que terá lugar na noite do dia 26 de abril, será eleita uma nova Mesa. A situação decorre da renúncia do mandato de Nuno Melo, com efeitos reportados à data da sua tomada de posse como Ministro da Defesa Nacional. Deste modo, é necessária uma nova eleição.

Neste sentido, o CDS/PP vai propor como candidato à presidência do órgão deliberativo João Nascimento, que é deputado na Assembleia. Ao PSD caberá a nomeação de dois secretários.

Luís Ângelo Oliveira, presidente em exercício, escreveu aos deputados e presidentes de Junta com assento neste órgão, para esclarecer a situação. Face à renúncia de Nuno Melo é obrigatória a eleição de uma nova Mesa, o que não aconteceria caso o anterior presidente tivesse solicitado a suspensão. Neste caso, Melo continuaria presidente, embora com mandato suspenso, e os atuais secretários ascenderiam, colocando Luís Ângelo a presidente em exercício.

Com a saída de Nuno Melo é necessária, assim, uma nova eleição. Luís Ângelo informa, ainda, que como assumiu funções com Nuno Melo, opta por não se recandidatar, passando para a bancada do PSD na Assembleia Municipal.

Ao longo de 11 anos, Luís Ângelo Oliveira representou, por inúmeras vezes, o órgão deliberativo, quer em reuniões, quer em atividades do Município. «Muitos foram os ensinamentos aos longos destes últimos onze anos, enquanto membro da mesa; sou e serei eternamente grato a cada um de vós e continuo totalmente ao dispor em tudo que possa ajudar», escreve o deputado do PSD.