Camisola do FC Famalicão criada e tecida nas empresas locais

Famalicão: Gouveia e Melo reuniu com empresários

A Casa do Empresário da Associação Comercial e Industrial de VN Famalicão recebeu, esta quinta-feira, Gouveia e Melo. O candidato à Presidência da República trocou ideias com empresários famalicenses, ouviu as dificuldades e as perspetivas futuras.
Esta ação resulta de uma solicitação desta candidatura presidencial, com o objetivo de estabelecer contacto com os empresários famalicenses.
Recorde-se que David Vieira de Castro é o mandatário concelhio de Gouveia e Melo, enquanto que Simão Costa é o mandatário jovem desta candidatura.
Foto: Reprodução Facebook ACIF
Gabor vendida a grupo da Suiça mas medo de novos despedimentos continua

A fábrica da Gabor em Silveiros, Barcelos, mudou de mãos. A multinacional alemã foi adquirida pelo grupo suíço Arklyz, operação foi anunciada poucos meses depois de terem sido despedidos 222 trabalhadores naquela unidade.
A Arklyz, criada em 2018, controla marcas como The Athlete’s Foot e distribui produtos como Crocs e Salomon. O CEO, Param Singh, descreve a Gabor como “uma marca de grande reputação” e considera esta compra um passo decisivo para ganhar força no segmento do calçado premium.
Também a liderança da Gabor, pela voz de Stefan Blöchinger, vê a integração como “uma oportunidade para crescer”, assegurando que a aposta na qualidade e conforto se mantém.
No entanto, os trabalhadores em Barcelos mostram preocupação e vivem dias de incerteza, temendo novo corte de postos de trabalho e a eventual transferência dos setores de corte e costura para países com custos mais baixos.
Fonte: O Minho
Festival do Vinho em Famalicão: Dona Maria Wine Fest acontece de 7 a 9 de novembro

Famalicão recebe de 7 a 9 de novembro a primeira edição do Dona Maria Famalicão Wine Fest, organizado pelo Círculo de Cultura Famalicense, proprietário da Cidade Hoje e responsável pelo “Dona Maria Famalicão Beer Fest”. O evento decorre numa tenda instalada na Praça D. Maria II, no centro da cidade.
A Festa do Vinho reúne alguns dos melhores produtores do país, com destaque para os de Famalicão e da Região dos Vinhos Verdes. Ao todo, participam 22 produtores distribuídos por 18 stands. O espaço conta ainda com quatro food trucks e zonas dedicadas a produtos regionais como enchidos, marisco e doces.
A entrada é gratuita, sendo necessário adquirir o copo oficial, sem devolução, para as provas. Há também a possibilidade de compra direta de garrafas e caixas de vinho.
O programa inclui showcookings às 19h: Vítor Almeida na sexta-feira, Álvaro Costa no sábado e Renato Cunha no domingo. Estão ainda agendadas conferências na Fundação Cupertino de Miranda, às 16h30, com especialistas do setor vitivinícola.
O festival oferece animação com música, DJs em formato sunset e noites temáticas, além de momentos culturais ligados aos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco.
O evento associa-se igualmente a uma causa social, em colaboração com o Centro Social de S. Pedro de Bairro.
Famalicão: COINDU avança com segundo despedimento coletivo em 5 meses

A Coindu, indústria de componentes têxteis para o setor automóvel, sediada em Joane, vai avançar com o segundo despedimento coletivo este ano, depois de já ter dispensado 123 pessoas em maio.
Em comunicado, a empresa informa que “após uma análise aprofundada da situação económica e operacional da empresa, terá de proceder a uma reestruturação do seu quadro de colaboradores, devido ao declínio acentuado e prolongado das encomendas no setor automóvel, que tem impactado a sua atividade nos últimos anos”.
A Coindu, que conta atualmente com 1 050 trabalhadores, realçou que fez “todos os esforços para evitar esta medida”, mas este despedimento vai permitir “alinhar a sua capacidade de produção com a carteira de encomendas existente”.
Recorde-se que em 2022 a empresa empregava cerca de 2 100 trabalhadores, número que foi diminuindo com o encerramento da unidade de produção em Arcos de Valdevez que deixou 350 pessoas sem emprego e o despedimento coletivo em maio deste ano que afetou 123 trabalhadores da unidade de produção de Joane. Ainda em maio, 237 pessoas foram colocadas em regime de lay-off.
Até ao momento ainda não é conhecido o número de trabalhadores abrangidos pelo segundo despedimento coletivo deste ano, no entanto, a imprensa nacional avança com cerca de 250 trabalhadores.
Famalicão: Desvio temporário de trânsito na Avenida Central, em Vale S. Cosme

O trânsito na Avenida Central (N309), na freguesia de Vale S. Cosme, vai sofrer um desvio temporário até ao dia 7 de novembro, devido à intervenção a realizar pela entidade Águas do Norte para a construção da rede de abastecimento de água na freguesia de Vale São Cosme.
Os condutores deverão seguir a sinalização instalada na via e circular pelo seguinte percurso alternativo: Avenida Central (N309), CM1490, Avenida Azinheiro, Avenida Principal e Avenida Central.









